x

Post de Drone no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Muita conversinha fiada nos motivos.

A real é que o Corinthians é historicamente administrado por bicheiros, corruptos, incompetentes, sics e ditadores. Corinthians sempre foi SAF.

SAF - Vicente Matheus, SAF Dualib, SAF Andrés Sanchez, SAF Wadi Helu, só mané abraça essas ideias de ' Corinthians é do povo ' Corinthians nunca foi do povo, Corinthians sempre teve Donos, e eles fizeram negociatas da pior espécie, afundaram o clube, sempre pensaram pequeno, Corinthians sempre atrás em estrutura.

Msi, arena superfaturada e a torcida nunca apitou nada. Porque não pode. O Corinthians tem seus donos. O que é do povo é o amor pelo clube, apenas isso. Corinthians estrangulado por dívidas e ninguém tem plano real pra pagar nada. E continua nas mãos de amadores, só blá blá blá. É por isso que tem que virar Saf, Corinthians nunca teve pessoas competentes lá dentro e nem tem hoje.

em Bate-Papo da Torcida > O Corinthians é o time do Brasil que mais faz sentido ser SAF, explico

Em resposta ao tópico:

Entre os grandes clubes brasileiros, o Corinthians é, possivelmente, o que mais teria a ganhar ao se transformar em uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Há um estigma no Brasil de que SAF significa vender o clube para uma grande empresa ou um bilionário qualquer, mas essa visão é equivocada. Tornar-se uma SAF não é sinônimo de perda de identidade ou controle – é, na verdade, uma oportunidade de modernização e sustentabilidade financeira.

- Antes de tudo, vamos entender o que seria uma SAF:
A SAF é um modelo jurídico que permite converter um clube de futebol – tradicionalmente uma associação sem fins lucrativos – em uma empresa, mais especificamente uma sociedade anônima (SA). Como qualquer empresa, uma SAF precisa gerar resultados financeiros positivos, ter uma gestão transparente e prestar contas aos seus acionistas. Caso contrário, corre o risco de falir, assim como acontece no mundo corporativo. Isso impõe uma disciplina financeira que muitos clubes brasileiros, incluindo o Corinthians, historicamente não têm.

Diferente do que muitos pensam, virar SAF não significa necessariamente abrir mão do controle do clube. O Corinthians poderia, por exemplo, estruturar sua SAF de forma que o clube social (a associação original) mantivesse 51% das ações, garantindo o domínio sobre as decisões do futebol. Ou até mesmo com uma participação menor, como 20%, desde que o contrato estabeleça mecanismos claros de governança para proteger sua influência. O modelo é flexível e pode ser adaptado à realidade e aos valores do clube.

- Por que o Corinthians seria um caso perfeito?
O Corinthians tem uma combinação única de fatores que o torna ideal para esse modelo: uma torcida apaixonada e numerosa, uma marca globalmente reconhecida e um potencial de receita que, se bem gerido, poderia rivalizar com gigantes europeus. Transformar-se em SAF abriria portas para um passo ousado: o lançamento de um IPO (Oferta Pública Inicial) na bolsa de valores. Clubes como Manchester United, Juventus e Borussia Dortmund já operam assim, com ações negociadas publicamente, o que lhes garante acesso a capital de investidores e uma gestão mais profissionalizada.

Imagine o seguinte: com um IPO, qualquer corintiano – eu, você, ou até mesmo um torcedor do outro lado do mundo – poderia comprar ações do clube. Seríamos, de fato, donos de um pedacinho do Corinthians. Além disso, como acionistas, teríamos direito a uma parte dos lucros (quando houver) e participação nas decisões estratégicas, proporcional às nossas quotas. Pequenos investidores, como a maioria dos torcedores, geralmente são representados em conselhos ou assembleias por grupos organizados – algo semelhante a uma torcida organizada, como a Gaviões da Fiel, que poderia até adquirir uma participação significativa e ter voz ativa na gestão.

Na prática, forçaria uma sustentabilidade financeira, gestão profissional e aumentaria nossa competitivade global.

É verdade que o processo não é simples. Virar SAF e entrar na bolsa exige planejamento, uma reestruturação profunda e, principalmente, uma mudança cultural na gestão do clube. Tudo precisa ser certificado, fiscalizado e reportado com rigor – algo que contrasta com o amadorismo que ainda marca muitos departamentos do Corinthians. Esse é o preço da modernização.

E quem perde com isso? A meia dúzia de conselheiros e dirigentes que, hoje, usam o clube como trampolim político ou fonte de benefícios pessoais. A transformação em SAF os obrigaria a ceder espaço para uma administração profissional e a prestar contas de verdade – algo que, convenhamos, nem todos estão dispostos a aceitar.

- O papel da torcida – e da Gaviões
Se o Corinthians é mesmo 'o time do povo', como canta sua torcida, a Gaviões da Fiel deveria liderar esse movimento. Pressionar por uma SAF não é apenas uma questão de finanças, mas de resgatar o clube das mãos de poucos e devolvê-lo aos milhões que o sustentam. Não basta publicar notas em redes sociais ou fazer pressão pessoalmente – a verdadeira demonstração de poder viria ao abraçar esse modelo e garantir que o Corinthians seja, de fato, dos corintianos.

Responder ao post do Drone

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Haniel Sousa

    Dembelé e Vini Jr

    Última resposta há 19 segundos por Jack Luiz

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Corinthians minha vida

    Corinthians não pode atrasar salários nessa etapa

    Última resposta há 20 segundos por ROSANA RSN

    54respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de ROGERIO CAMPOS DE OLIVEIRA

    Essa França de 26...

    Última resposta há 39 segundos por Kimbo Badd

    16respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Kaua

    França é imparável

    Última resposta há 44 segundos por Maltkvski Pietrovski

    11respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Marcelo Naka

    🚨Qual é o medo do Stabille? Assina a proposta não vinculante! 🚨

    Última resposta há 58 segundos por TONINHO .

    19respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Luque WF5

    Com todo respeito mas eu estou do lado do Iker Casillas

    Última resposta há 1 minuto por Maltkvski Pietrovski

    16respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Fernando Zemetek

    Recordistas da história do Corinthians - Clean Sheets

    Última resposta há 1 minuto por Paulo Aquino

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Ezequiel Wailer

    ENQUETE: Quem vence Noruega x França?

    Última resposta há 2 minutos por Thiago Augusto

    25votos

    acessar o tópico
  • Avatar de Gumercindo Aguiar

    Halland no banco é um absurdo e esse tipo de atitude mostrou o tamanho da Noruega

    Última resposta há 3 minutos por Jack Luiz

    11respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Rodrigo Reis

    Corinthians na frente apenas do Vasco

    Última resposta há 3 minutos por Coringão Timão

    10respostas

    acessar o tópico