x

Post de Rubens no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Na verdade esses 30% vão ser só de juros e multas. Então quem aceitar o 'desconto', no fundo vai estar embolsando o valor original da dívida

em Bate-Papo da Torcida > Mais detalhes: Corinthians apresenta proposta à Justiça para pagar...

Em resposta ao tópico:

Sobre o Pagamento das Dívidas do Corinthians

Vou explicar de forma objetiva como o Corinthians está planejando o pagamento de suas dívidas, detalhando a estratégia de destinação de receitas e os leilões reversos.

1. O Valor das Dívidas

Atualmente, o Corinthians possui R$926 milhões de dívidas com credores. Desses, 40% estão no RCE (Regime Centralizado de Execuções), o que representa R$367 milhões. Também existem dívidas tributárias e débitos da Arena, mas esses não são o foco deste artigo.

2. O Plano de Pagamento

Embora o plano de pagamento ainda precise ser analisado pelo juízo responsável (uma das Varas de Falências e Recuperação Judicial de São Paulo), o Corinthians propõe destinar 4% de sua receita para o pagamento das dívidas. A receita incluída aqui são direitos de TV, patrocínios e outros valores recebidos, exceto a venda de jogadores.

Exemplo prático:

Se o Corinthians receber R$100 milhões de direitos de TV, 4% desse valor será R$4 milhões. Esse valor será utilizado para quitar as dívidas conforme a seguinte ordem de prioridade:

Credores prioritários: Idosos, portadores de doenças, gestantes, vítimas de acidentes de trabalho e aqueles com créditos de até 60 salários mínimos.

Credores parceiros: Haverá uma divisão do valor para esses credores, com 50% do total sendo destinado a uma distribuição igualitária entre eles. O restante será dividido igualmente entre todos os outros credores.

3. Pagamento Adicional com Transferências de Atletas

Além dos 4% da receita comentada acima, 5% das receitas provenientes da venda de jogadores também serão direcionadas para o pagamento das dívidas através de leilões reversos.

Como funcionam os leilões reversos de dívidas?

Os leilões reversos servem para negociar o pagamento das dívidas de forma mais ágil. O Corinthians destinará 5% da receita das transferências de atletas para realizar esses leilões, nos quais os credores podem oferecer um deságio mínimo de 30% sobre o valor original da dívida. A ideia é reduzir o valor a ser pago ao máximo, beneficiando tanto o Corinthians quanto os credores que aceitarem os menores lances.

Exemplo de leilão reverso:

Se o Corinthians vender um jogador por R$50 milhões, R$2,5 milhões serão destinados para os leilões reversos.
Suponhamos que você seja um credor e tenha R$1 milhão a receber. Para começar o leilão, você deve oferecer um desconto de 30%, ou seja, o valor passa a ser R$700 mil.

Outros credores podem oferecer descontos ainda maiores, como 40%, e quem aceitar o maior desconto dentro do limite de 30% será priorizado no pagamento.

O objetivo é que os credores aceitem abrir mão de parte da dívida para garantir o pagamento mais rápido e o Corinthians consiga reduzir o valor pago.

4. Prazo para Pagamento

O prazo para quitação da dívida de R$367 milhões é de 10 anos. Isso significa que o Corinthians terá até 2035 para quitar toda a dívida com os esses credores, utilizando essas estratégias de pagamento.

Vamos à prática do 'Desconto Forçado':

Na prática, se eu, como credor, quero receber o pagamento o mais rápido possível e já estou cansado de esperar, posso optar por participar dos leilões para garantir prioridade no recebimento, mesmo que isso signifique abrir mão de, pelo menos, 30% do valor devido. No entanto, é importante lembrar que nem todos os credores estarão dispostos a fazer essa concessão. Será interessante ver, na prática, quem realmente aceitará reduzir esse valor para garantir o pagamento com prioridade.

Ah, claro, obrigado, RT! Vocês são os exemplos perfeitos do que NÃO fazer!

Responder ao post do Rubens

Réplicas desse post

Foto do perfil de Igor

Igor 4 posts

@igor.vasconcelos em 04/02/2025 às 19:04

Bom ponto, não achei nada que menciona isso. Você tem alguma fonte?

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de DULIO IMBROXÁVEL

    Alguém tem uma informação oficial?

    Última resposta há 0 segundos por Joseph Schwalk Dias

    10respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Ezequiel Wailer

    ENQUETE: Quem vence Noruega x França?

    Última resposta há 6 segundos por Manoel Corinthians

    16votos

    acessar o tópico
  • Avatar de RC Timão

    Fechou por 22,5 mi

    Última resposta há 14 segundos por Joseph Schwalk Dias

    12respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Narciso Manoel Martins

    Time reserva contra a frança é muito respeito!

    Criado há 23 segundos por Narciso Manoel Martins

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de SCCP FIEL

    A França é muito favorita nessa copa

    Criado há 33 segundos por SCCP FIEL

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Marcelo Naka

    🚨Qual é o medo do Stabille? Assina a proposta não vinculante! 🚨

    Última resposta há 38 segundos por Marcello Figueiredo

    13respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Ezequiel Wailer

    🚨 Uma Grande Inovação no Corinthians!

    Última resposta há 44 segundos por Robson Gualda

    13respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Henrique Vieira Grandisoli

    O Brasil só tem uma obrigação nessa copa...

    Criado há 59 segundos por Henrique Vieira Grandisoli

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de AMIN IBN CHAHRUR

    Atletas com contrato até dezembro de 2026

    Última resposta há 1 minuto por Luke Skywalker

    11respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Kaua

    França é imparável

    Última resposta há 2 minutos por Manoel Corinthians

    5respostas

    acessar o tópico