x

Post de Guel no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Boa Explicação! É por isso que falo o seguinte:

Para chegarmos nos 700 milhões, precisamos de 1 milhão de Corinthianos. 1 milhão com uma situação boa de vida, que tope doar 700 reais nesses 6 meses de vaquinha. Não precisa nem doar TD de uma vez. É óbvio que dos mais de 30 milhões de Corinthianos, a maioria não doe, ou por não querer, mas principalmente não poder.

Mas quem pode tem que doar um valor mensalmente nesses 6 meses. E quem pode mais, tem que doar um pouquinho mais. Quem puder doe 100 reais todos os meses até o fim da vaquinha. Tenho certeza que dessa forma quitamos a Arena.

em Bate-Papo da Torcida > Explicando a dívida da Arena e os juros atuais (tópico longo)

Em resposta ao tópico:

Segundo o GE (link no fim do post) o contrato da Arena Corinthians possui como correção de juros uma taxa de 100% CDI + 2% ao ano.

O que é o CDI?

Sabe a famosa taxa Selic (taxa básica de juros) que toda hora sai na mídia sobre subir ou descer para conter inflação? Pois então, ela é o 'prêmio' que o governo te paga pra você emprestar dinheiro pra ele (tesouro direto). Como isso funciona?

Hoje a selic está em 11.25%

Isso significa que se eu emprestar dinheiro para governo, no final do ano, ele me paga o que eu emprestei + 11.25% (isso em resumo pq a taxa sempre está variando). Quanto mais arriscado fica emprestar dinheiro para o governo, mais ele tem que 'recompensar' para atrair novos investidores. Afinal, porque eu emprestaria dinheiro para o governo Brasileiro se outros países mais seguros oferecem o mesmo 'prêmio'?

E o CDI?

O CDI é a mesma coisa só que para instituições PRIVADAS. Historicamente ela fica 0.10% abaixo da selic (hoje o CDI estaria em 11.15% p.ex).

Dito isso, em uma conta bem simplificada, o Corinthians atualmente paga 11.15 + 2% = 13.15% de Juros ao ano. Aproximadamente 1.07% ao mês.

Considerando uma divida de 710 milhões daria aprox 7 milhões e meio SOMENTE de juros mensal na atualidade. Isso significa que se o Corinthians pagar esse valor mensalmente, a dívida se mantém em 710 milhões. No ano, pagamos aprox 93 milhões somente de JUROS (sem descer 1 real da divida). Dito isso, se pagarmos 94 milhões, no balanço final, a dívida teria diminuído 1 milhão e cairia para 709 milhões (emputecendo a maioria)

Pra vocês terem ideia, 2023, o Corinthians bateu aprox 90 milhões de renda bruta c/ o estádio. Em um cenário otimista c/ 20% de custo por jogo, isso daria aprox 70milhoes líquido. Isso não paga nem os juros do financiamento no ano e ainda faltariam 20 milhões (subiria a dívida). Uma forma de tentar fazer o estádio se pagar na atual situação dos juros é aumentar a arrecadação do próprio estádio (NFL, aluguel para outros times, shows etc.).

Vale ressaltar que estamos num ciclo de selic alta (muito alta por sinal). Já tivemos aberrações no período com a selic a 3% (isso daria 21 milhões de juros ao ano).

Dito isso, o buraco é bem embaixo e dá pra entender o tamanho da importância e o valor histórico que essa vaquinha terá. O efeito de amortizar (quem já financiou casa sabe) é disparado a melhor forma de quitar uma dívida. Se a fiel arrecadar 170 milhões e abater da dívida total sobrariam 540 milhões que gerariam aprox 70 milhões de juros anuais (rquivalente a renda do estádio anual menos os custos) e aí sim, a arena começaria a se pagar.

#VaiCorinthians

Fontes

https://ge.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2024/03/16/divida-do-corinthians-com-a-caixa-bate-r-706-milhoes-veja-quanto-o-clube-preve-pagar-em-2024.ghtml Dívida do Corinthians com a Caixa bate R$ 706 milhões; veja quanto o clube prevê pagar em 2024 |... Dívida do Corinthians com a Caixa bate R$ 706 milhões; veja quanto o clube prevê pagar em 2024 |... Timão arca apenas com juros do financiamento da Arena e começará a quitar principal só no ano que vem ge.globo.com

https://www.meutimao.com.br/noticias-do-corinthians/493155/corinthians-chega-a-quase-r-90-milhoes-de-bilheteria-e-ultrapassa-arrecadacao-de-2023-na-arena Corinthians chega a quase R$ 90 milhões de bilheteria e ultrapassa arrecadação de 2023 na Arena Corinthians chega a quase R$ 90 milhões de bilheteria e ultrapassa arrecadação de 2023 na Arena O Corinthians ultrapassou a arrecadação de 2023 ao superar a marca de R$ 89,5 milhões em bilheteria em jogos na Neo Química Arena em 2024. meutimao.com.br meutimao.com.br

Responder ao post do Guel

Réplicas desse post

Foto do perfil de Joseph

Joseph 2.575 posts

@pagani29 Apoiador em 03/12/2024 às 09:05

O melhor de tudo é que a dívida é de 700 milhões hoje. Amortizando, ela vai cair. Se chegarmos a 100 milhões em um mês, que hoje parece bem possível, ela não será de 600 milhões. Isso pode incentivar as pessoas continuarem doando num ritmo sustentável.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de marselo

    Petição pra sacrificarem o Roblox neto

    Última resposta há 33 segundos por JOKER 1jz

    16respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Matheus Assumpção

    Postura invejável do Atlético de Madrid

    Última resposta há 37 segundos por rodrigo fava

    51respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de João Carlos Correia

    Mané, definitivamente, não é um "parça do Neymar"

    Última resposta há 1 minuto por Malles_Tagno

    51respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de LEANdrO D OlivEirA

    OFF:Urgente:intervenção judicial no Vasco e Pedrinho afastado!

    Última resposta há 1 minuto por Marco Antônio

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Fernando Zemetek

    Recordistas da história do Corinthians em gols marcados (03/03)

    Última resposta há 2 minutos por Oilson Amorim dos Reis

    12respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Paulo Nunes

    Saudades

    Última resposta há 2 minutos por Marco Antônio

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Álex

    Assistindo o Sub-17 do Corinthians. Mano, o Moscardo já pode subir!

    Última resposta há 3 minutos por Paulo Aquino

    34respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Ghost Corinthiano

    A polícia mandou arquivar e o Stabile disse que não tinha causado danos ao Corinthians

    Última resposta há 4 minutos por Oilson Amorim dos Reis

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Luis Flavio Moraes

    LED Zeppelin é f.oda

    Última resposta há 4 minutos por Rocker

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roblox Neto

    Só raiz assistindo Colômbia x congo

    Última resposta há 4 minutos por Oilson Amorim dos Reis

    10respostas

    acessar o tópico