Diego Morais
O jogo de ontem deixou ainda mais claro, mas é importante reforçar: porque o atual Corinthians deve jogar no 3-5-2 ou 4-4-2?
1. Os zagueiros são fracos e lentos (ou joga com 3 zagueiros ou um meio de campo fortalecido);
2. Os laterais até apoiam bem, mas defendem mal demais (reforça o ponto um);
3. Os primeiros volantes não sabem construir (Martinez e Raniele e Ryan até desarmam bem, mas não sabem construir e erram muitos passes);
4. Os segundo-volantes caem MUITO de rendimento quando ocupam a cabeça de área (a mudança tática de ontem matou Carrillo e Charles);
4. NÃO temos ponta (o único ponta do elenco é Pedro Henrique, que apanha da bola. Os atacantes que ainda jogam bola, caem de produção nas pontas);
5. NÃO temos centro-avante (os melhores atacantes são Memphis, Tales e Yuri. Até Romero, quando rende, é perto da área);
6. Nossos melhores meias (Garro e Coronado) rendem melhor com um (ou dois) segundo volante que ajuda na criação e povoa o meio de campo.
Achei que isso havia ficado muito claro para Ramon Díaz quando ele meteu um 3-4-2 contra o São Paulo com um jogador a menos. Leitura perfeita.
Mas aí, contra o Flamengo e Racing, o cara conseguiu errar tudo. TUDO. Matou o ataque e o meio com apenas uma troca.
Enfim, considerando o elenco e a quantidade de jogadores (posição por posição) acho que o Corinthians devia consolidar o 4-4-2:
1. Só temos 4 zagueiros;
2. Com a lesão de Martinez e Ryan, só sobra Raniele, em má fase, para primeiro volante;
3. Revezariam Bidon, Carrillo, Charles e Alex Santana
4. Revezariam Garro e Coronado
5. Revezariam Yuri, Memphis e Tales (e Romero, pelo amor do técnico por ele)
O 3-5-2, Coronado e Garro juntos, entre outras variações, caberiam em situações específicas durante os jogos
O que acham?
em Bate-Papo da Torcida > Ramon Díaz e o elenco desbalanceado
