x

Post de Rafael no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Legal, mas qual é a estratégia que você propõe?
O que deve ser feito na prática?

em Bate-Papo da Torcida > Para onde vai o Corinthians? E nós, o que faremos contra a desgraça?

Em resposta ao tópico:

Nos últimos anos, para além da seca de títulos e de assistirmos nosso rival tomar os postos mais altos do futebol brasileiro, vemos uma sequência de diretorias incompetentes e com diversas denúncias e indícios de corrupção destruindo nosso clube em uma velocidade que assusta. Seja economicamente, com dívidas que não acabam mais, seja com a “farra”, que a atual diretoria prometeu acabar, e está na verdade de braços dados. E enquanto isso, o torcedor comum, e o torcedor fanático, fica impotente frente a destruição do maior clube do mundo.

Foram 16 anos de uma gestão autoritária e que afundou o Corinthians em dívidas e no pior momento da história depois de 2007. A mesma diretoria de Andrés Sanchez, que pulou do barco de Dualib antes de afundar. Ou seja, foram mais de 30 anos com as mesmas caras comandando o clube. Agora, trocamos a máfia da Renovação e Transparência pela máfia de Augusto Melo e companhia. Um grupo de empresários playboys, que em nada representam o desejo do torcedor corinthiano. Permutas mal explicadas, denúncias de corrupção, machismo, racismo, privilégios até na compra dos ingressos para os sócios do Parque São Jorge. Enquanto nós, a voz das arquibancadas, não temos direito a nada, a não ser pagar ingresso e tentar apoiar nosso time em campo. Chegou a hora de fazermos mais do que isso.

E pra onde vai o Corinthians? Ou melhor: vamos deixar o Corinthians ir para o buraco que cada dia parece mais fundo?

Há quase 10 anos se discute no Corinthians o voto do Fiel Torcedor. Mas apenas como demagogia de campanha. Foi assim com Andrés, com Duílio, e foi também com Augusto Melo. Nenhum presidente quer que o torcedor comum possa ter direito ao voto. Porque o nosso voto responderia aos interesses do Corinthians, enquanto os deles, respondem somente ao interesse do bolso de empresários e sanguessugas. O Conselho Deliberativo do Corinthians nada mais é do que a reunião de um bando de cartolas, empresários e mercenários com direitos vitalícios, mas nenhuma responsabilidade real com nosso clube e nosso amor.

E onde está a Gaviões nessa história? Bom, aqui é o momento difícil desse texto. Porque criticar a Gaviões é abrir um alvo no próprio peito. Mas a atual direção da nossa principal torcida está nos deixando na mão, e sendo uma vergonha para a história do nosso time, e da própria Gaviões. Como diz o hino, “contra todo o ditador que no Timão quiser mandar, os Gaviões nasceram pra poder reivindicar, o direito da fiel que paga ingresso sem parar”. Mas é de fato isso que a atual direção da Gaviões, do presidente Padinho faz? Ou é apenas a defesa dos próprios interesses? O silêncio da diretoria contra cuca em 2023, quanto todas as outras organizadas se pronunciaram foi um sinal de alerta enorme. A direção fez com que a Gaviões fosse a única a não respeitar nossa história de luta com a presença de um estuprador em nosso time. E quando foi a última vez em que a Gaviões cobrou o direito ao voto das dezenas de milhares de Sócios Torcedores que ocupam as arquibancadas e fazem dos cantos do Mar Alvinegro o som do estádio? Afinal, a Gaviões já tem seu direito ao voto. E ignora todo o resto da torcida que não tem. Que é deixada em silêncio. E a Gaviões deveria representar cada corinthiano que vê nela um espelho, e uma força contra as injustiças no Corinthians e fora dele. Essa é a nossa história. Essa é a história que a atual direção da nossa principal torcida organizada ignora.

Mas se a Gaviões nos deixa na mão, e não luta pelo direito ao voto do Fiel Torcedor, nós não podemos desistir. Que a gente faça então o nosso movimento, totalmente independente de qualquer diretoria ou dirigente. Um movimento de Corinthianos pelo Corinthians. Para exigir que nós tenhamos participação na vida política do clube. Pra mudar os rumos que as diretorias e empresários estão levando o Corinthians.

Essa é uma carta aberta ao torcedor de arquibancada não organizado, e ao organizado e inconformado também. Está na hora de lutarmos pra que o Corinthians tenha democracia interna. Para que a voz do torcedor tenha poder de decisão boa rumos do clube. Para que nós, que vivemos, sofremos, sangramos e suamos Corinthians tenhamos o direito de ter nosso clube nas nossas mãos. Só assim podemos voltar a ser uma torcida que tem um clube.

Pelo Direito ao voto do Fiel Torcedor!

Por um novo estatuto no Corinthians!

Pelo Fim dos cargos vitalícios!

Responder ao post do Rafael

Réplicas desse post

Foto do perfil de Rafael

Rafael 9 posts

@rafael-barros2 em 26/05/2024 às 14:16

Eu acho que a gente deveria tentar organizar um coletivo, um movimento pelo direito ao voto do Fiel Torcedor. Pra mim é um começo...

Foto do perfil de Rafael

Rafael 9 posts

@rafael-barros2 em 26/05/2024 às 14:11

Rafa, acho que precisamos começar a pautar isso na entrada dos jogos, mobilizar o torcedor comum pra cobrar direito ao voto do FT em todas as mídias. Pressionar de alguma forma. Mas também acho que de outros torcedores podem surgir ideias de como fazer isso...

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Bi Libertadores

    Legado do Veio do Golpe fechou o patrocínio com uma empresa de prostituição

    Criado há 4 segundos por Bi Libertadores

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Gilberto Junior

    Safiel

    Última resposta há 47 segundos por L Moises

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Carlos Augusto

    Corinthians fecha com a Fatal Fans, vergonhoso

    Última resposta há 49 segundos por Gilberto Junior

    44respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de marselo

    Como vai funcionar as divulgações do Corinthians em relação a fatal model?

    Última resposta há 1 minuto por Joseph Schwalk Dias

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Evandro Salvatore

    Nesse ritmo, até o fim do ano atingimos a meta

    Última resposta há 2 minutos por Corinthians minha vida

    9respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Crazy Gavião

    O patrocínio da Fatal Fans é o principal problema do Corinthians?

    Última resposta há 4 minutos por Emir Gamarra

    72respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Aldrei Silva

    Hipócritas - Conversa Hipocrita de meia duzia

    Criado há 5 minutos por Aldrei Silva

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de B R C

    Memphis conta a história do Corinthians para os jogadores da Holanda

    Última resposta há 5 minutos por Wanderson Rodrigues

    42respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Conde de Montecristo

    "Corinthians, Fatal Fans e as Bets"

    Criado há 6 minutos por Conde de Montecristo

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Ana Paula Araújo Verificado

    Corinthians calou a Bombonera há 14 anos com gol histórico de Romarinho

    Última resposta há 7 minutos por Wanderson Rodrigues

    33respostas

    acessar o tópico