x

Post de Daniel no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Certo!
Sócrates acompanhei um pouco, craque nível mundial.
Rivellino nem se fala. Lenda! Ídolo somente de Maradona.
você não quer colocar os 10 títulos do Marcelinho na mesa como efeito de comparação, ok.
Coloque então o número de jogos, gols e assistências.
Adendo. 90, Neto protagonista, fato. Mas teve muito de Ronaldo Giovanelli, Tupã, Fabinho, Wilson Mano...
95 Marcelinho não foi protagonista? Viola teve relevância sim, mas considero o que o Marcelinho fez em 94/95 com o que o Neto fez em 90, mas aí é opinião minha, assim como você deu a sua.
Agora, com números não tem como discutir.
Para você Marcelinho é menos que Cássio entre outros e eu penso o contrário. Isso é individual de cada um.

em Bate-Papo da Torcida > Desculpa mas pra mim o maior ídolo e jogador é esse...

Em citação ao post:

Vamos lá:
'Sério mesmo? ! Quem assistiu o Corinthians na década de 1990 é menos Corinthians? '

Não disse isso. Disse que achar que Marcelinho é maior que Sócrates ou Rivelino é algo típico de quem supervaloriza essa década, o que é mais comum com a galera que teve infância nos anos 90.

'Marcelinho campeão da Copa do Brasil 95 sendo decisivo'
Marcelinho foi decisivo muitas outras vezes. Mas em 95 acho que Viola foi tão importante quanto. Em 98-2000 tinha aquele que talvez tenha sido nosso time mais completo. Quando digo 'na conta dele' e dou os exemplos que dei quero dizer isso: ser o protagonista isolado do título.

Mas meu argumento sequer é só esse. É que acho que também antes dele teve gente que foi mais importante, para o Corinthians e para o futebol. Não acho que Marcelinho foi maior que Cássio. Mas meu problema principalmente é que não vejo nenhum argumento pra dizer que Marcelinho é maior que Rivelino ou Sócrates.

Responder ao post do Daniel

Réplicas desse post

Foto do perfil de Páme

Páme 6.047 posts

@oi.korinthioi em 20/05/2024 às 00:10

Se ficar na conta dessa avaliação individual, concordo é individual.

Mas vamos desfazer os mal entendidos para começar:

Um: a questão não é ignorar os títulos do Marcelinho. É que se for comparar títulos apenas, Cássio tem mais, sendo 3 internacionais. Então essa métrica já não é favorável a Marcelinho na comparação.

Resta protagonismo ou qualidade técnica.

Eu porém não considero nem de longe que dá pra fazer uma equivalência a importância do Neto em 90 pra importância do Marcelinho em 95. Futebol, logicamente, é um esporte coletivo. Mas o brasileiro de 90 pra mim tem um protagonista nítido, a Copa do Brasil de 95 bem menos.

Vou dar um exemplo do que quero dizer: você menciona o Mundial de 2000 na sua resposta anterior. Marcelinho não ficou nem entre os 3 melhores jogadores na eleição da FIFA.

Na Copa do Brasil, concordo que foi o melhor jogador do Corinthians, mas não acho que o protagonismo dele foi tão nítido quanto de Neto em 90.

Mas ok, essa métrica é a menos objetiva das três. No mínimo, porém, isso ficaria aberto.

Finalmente, se a gente vai no critério técnica, acho que não tem nenhum argumento para dizer que ele foi maior que Rivelino ou Sócrates, como disse.

Se é maior ídolo pessoal, entendo e respeito. Só não acho que faça sentido vir em cima de quem aplica outros critérios para elencar o Cássio quando eles são, a meu ver, muito mais fáceis de defender objetivamente.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de San George

    Retratação do Blog do Paulinho com o Caca Catalao

    Última resposta há 58 segundos por Marco Antônio

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Cristiano Oliveira

    Alguém ouviu falar isso do CT Joaquim Grava?

    Última resposta há 2 minutos por Joseph Schwalk Dias

    13respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Lauro D'Ávila

    Baixar os juros das dívidas ajudaria muito o Corinthians (como ocorreu em outro clube)

    Última resposta há 2 minutos por Marco Antônio

    5respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de SCCP FIEL

    A França é muito favorita nessa copa

    Última resposta há 2 minutos por Lucas Bueno

    28respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de marselo

    Dembélé irá ser bola de ouro

    Última resposta há 2 minutos por Marco Antônio

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Gumercindo Aguiar

    Halland no banco é um absurdo e esse tipo de atitude mostrou o tamanho da Noruega

    Última resposta há 3 minutos por Jack Luiz

    24respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Silva Aparecido

    Com resultados de hoje Noruega

    Última resposta há 3 minutos por Azazel Zel

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Gus Ortiz

    Informação urgente!

    Última resposta há 3 minutos por Joseph Schwalk Dias

    58respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Renato Arbusto

    Torço pra todas seleções sul-americanas/latinas

    Última resposta há 4 minutos por Marco Antônio

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de ROSANA RSN

    Que França é essa?

    Última resposta há 4 minutos por RC Timão

    13respostas

    acessar o tópico