Luan Monteiro
Salve fiel,
Devido aos últimos acordos de patrocínio fechados, vemos uma questão que me preocupa um pouco: a exposição de marcas em troca de bens e serviços (ou mais simplesmente, permuta).
Muitos podem defender que essa pratica pode ser uma solução a curto prazo para resolver deficiencias estruturais no clube. Porém, para além dessa questão, vejo dois pontos que me preocupam:
- Conforme já dito por alguns neste mesmo fórum, e defendido na empresa de marketing onde trabalhei, permuta desvaloriza o espaço de divulgação. Por este ponto já ter sido explorado algumas vezes aqui, e em outros lugares (podemos lembrar que isso foi bastante discutido no caso do luva de pedreiro há uns anos atrás), quero passar para o ponto que mais me preocupa.
- acordos em permuta podem, muitas vezes, facilitar um esquema de corrupção e lavagem de dinheiro (atenção para o alerta de possibilidade, não estou acusando ninguém aqui). Isso se dá pelo fato de que é muito mais fácil hiper faturar o valor do produto dado em troca da exposição. Por exemplo, posso falar que vou receber 120 colchões, cada um custando 1000 reais. O problema é que pode acontecer de esse colchão custar, na verdade 400 reais para um consumidor final. Ou seja, teríamos 600 reais por colchão que não seriam justificáveis, mas que facilmente poderiam acabar no bolso de algum cartola ou simplesmente ser utilizado para tornar licito um dinheiro obtido de forma ilícita.
Obviamente podemos dizer também que o conselho deliberativo poderia questionar essa discrepância, ou até mesmo o acordo, mas isso dependeria de alguém que fosse atrás de descobrir se o valor recebido em forma de produto realmente bate com o que é ofertado no mercado, o que pode não acontecer.
Enfim, me gera muita preocupação esse tipo de acordo e, ao meu ver, foi mais um deslize dessa gestão, que mesmo assim faz um trabalho melhor que a gestão Duílio. Precisamos ficar atentos a essas coisas e agirmos de forma critica, sem sermos rebanho de ovelhas que fala amém para tudo que essa nova gestão diz só porque a outra era pior.
Sigamos atentos e fortes, vai Corinthians
