x

Post de Andrey no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Excelente tópico. Só tenho uma dúvida nisso. A parcela está atrasada em alguns dias mas a dívida é do ano passado. Nesse caso, será que não se considera do início? Afinal de contas, não o pagaram desde setembro

em Bate-Papo da Torcida > Lei Pelé, RTSP da FIFA e a rescisão do Rojas

Em resposta ao tópico:

Como se sabe, os contratos esportivos no Brasil são regulamentados pela Lei Pelé (Lei n. 9.615/98), na qual consta em seu art. 31 e incisos, a possibilidade de rescisão do contrato por atraso, em todo ou em parte, dos salários ou direitos de imagem por período de ao menos 03 meses, transcrevo:

Art. 31. A entidade de prática desportiva empregadora que estiver com pagamento de salário ou de contrato de direito de imagem de atleta profissional em atraso, no todo ou em parte, por período igual ou superior a três meses, terá o contrato especial de trabalho desportivo daquele atleta rescindido, ficando o atleta livre para transferir-se para qualquer outra entidade de prática desportiva de mesma modalidade, nacional ou internacional, e exigir a cláusula compensatória desportiva e os haveres devidos.

Por outro lado, a legislação da FIFA é um pouco mais rígida e conforme o dispositivo 14-bis do Regulamento, a rescisão por justa causa só será possível em caso de atraso de ao menos 2 meses e desde que o Clube seja comunicado por escrito e não pague no prazo de 15 dias, transcrevo:

In the case of a club unlawfully failing to pay a player at least two monthly salaries on their due dates, the player will be deemed to have a just cause to terminate his contract, provided that he has put the debtor club in default in writing and has granted a deadline of at least 15 days for the debtor club to fully comply with its financial obligation(s). Alternative provisions in contracts existing at the time of this provision coming into force may be considered.

Sendo assim, se confirmada a informação do GE de que um acordo foi firmado e que somente a parcela de fevereiro (o mês ainda não se encerrou) não foi pago, não há de se falar de rescisão indireta. Isto porque, ao anuir com o parcelamento, o Rojas se tornou credor de uma nova dívida, a qual está atrasada em MENOS DE UM MÊS.

Espero que essa breve pesquisa ajude para esclarecer o tema.

Responder ao post do Andrey

Réplicas desse post

Foto do perfil de Claudio

Claudio 28.218 posts

@migo.pr em 01/03/2024 às 23:22

Mas, Mariana, tem algumas questões.

A) Há dúvidas se a renegociação tira o direito dele. Um aditivo de parcelamento, por exemplo.

B) E se a renegociação foi verbal?

C) O acordo de renegociação foi descumprido, então volta a valer o contrato original.

Foto do perfil de Mariana Fernandes

Mariana 3 posts

@mariana-fernandes em 01/03/2024 às 00:20

Nesse caso como ele mencionou aí em cima, como o Rojas aceitou o acordo de parcelamento fica válido a data do novo acordo não a original.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Wildem Oliveira

    Tio, o que é fatal fans?

    Última resposta há 10 segundos por Manoel Corinthians

    10respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Manoel Corinthians

    Penaldo vai tremer hoje pra não pegar o messi

    Última resposta há 1 minuto por Vitor Ramos

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Celso Ricardo Cortenove

    Bellingham

    Última resposta há 3 minutos por Manoel Corinthians

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de RC Timão

    Dr Cássio Conserino vai por gente na cadeia. Já estão se borrando por lá

    Última resposta há 5 minutos por Luan Rodrigues

    20respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de AMIN IBN CHAHRUR

    O dilema pós copa do mundo

    Última resposta há 5 minutos por Manoel Corinthians

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Carlos Augusto

    Corinthians fecha com a Fatal Fans, vergonhoso

    Última resposta há 5 minutos por Gilberto Junior

    27respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de JOTAR

    Live safiel neste momento

    Última resposta há 5 minutos por Tony Dd

    15respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Carlos Luis Filho

    O Corinthians precisa de intervenção antes que seja tarde demais

    Última resposta há 6 minutos por Revolta Geral

    7respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Diniz

    CBF kkkkkkkkk

    Última resposta há 6 minutos por Leandro Valentim

    29respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Murilo Madruga

    Era melhor terem levado o lingard jkkk

    Última resposta há 6 minutos por Manoel Corinthians

    1resposta

    acessar o tópico