Jean Ps
Esclarecendo para os menos avisados. O imposto por transação internacional foi um loby dos varejistas brasileiros. Lembram do véio da Havan? Pois bem, foi ele um dos que mais pressionou o governo para que os produtos chineses tivessem alguma cobrança de impostos, pois até então não havia nenhum.
Na lógica capitalista isto se chama paridade competitiva. Não poderia haver um privilégio para os produtos chineses. Vocês sabiam que a Shein nunca pagou um real de imposto para o Brasil nesses todos anos que nada de braçadas no e-commerce de vestuário feminino? Pois é! O Brasil deixa de ganhar milhões ou até bilhões de reais pois não havia nenhuma regulamentação para tudo o que vinha da China. Agora tem!
E para não gerar chilique de uns e outros. Quem pressionou e fez com que isto fosse uma realidade foi o próprio setor de varejo brasileiro (Havan, Magalu, Casas Bahia, Ponto Frio e etc). Que ao final se tornou uma narrativa que iria prejudicar o consumidor (isso é uma consequência direta), mas não o motivo principal.
Os motivos então são: 1) Fazer os chineses pagarem alguma coisa. A festa estava muito grande para eles. 2) Fazer o mercado interno brasileiro ser mais competitivo e fazer com que os consumidores comprem daqui.
Dito isso, quer queira ou não, isso é o capitalismo. O resto é mimimi.
em Bate-Papo da Torcida > Off - fim das compras na china



