x

Post de Jonatan Lincoln Pereira de Oli no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Eu não comento muito aqui no Fórum, só não posso deixar passar. Parabéns por esse belo texto. Um dos melhores tópicos que vi por aqui.

em Bate-Papo da Torcida > Nena Goiaba

Em resposta ao tópico:

Nena Goiaba nasceu em Palmeira dos Índios em Alagoas. Ele e o irmão mais novo Jal eram os melhores jogadores da tribo Xucuru-Kariri.

Na tribo, ele ajudava na plantação e ia vender a colheita na feira.

Mas um primo queria plantar maconha dentro da reserva e seu pai, cacique na época, não permitiu e acabou levando um tiro no olho. Sobreviveu, mas acabou por levar a tribo para a Bahia por conta do ocorrido.

O Vitória da Bahia foi fazer uma peneira na cidade de Paulo Afonso, próximo de onde a tribo havia se instalado, e o Nena Goiaba passou. Lateral direito, muito dedicado e brigador.

Ele foi pra Salvador e logo em seguida foi contratado pelo Corinthians para as categorias de base.

Enquanto isso, sua tribo teve que novamente mudar para outro local. Seu outro irmão, Jânio, matou um grileiro que invadiu as terras da tribo.

Eles foram para Caldas, em MG, após um acordo com a FUNAI e o governo de MG.

Já o Nena Goiaba, que chama José Sátiro virou o Índio, lateral direito dos títulos brasileiros de 98 e 99. E campeão mundial em 2000.

O Índio era muito ingênuo nas coisas do homem branco, e perdeu grande parte do dinheiro que ganhou. Só não perdeu mais por causa do Vampeta e do Luxemburgo na época. Ele fala que o Vampeta é seu irmão mais velho.

Certa vez ele comprou um carro bem caro. O Luxemburgo fez ele devolver e comprar uma casa, já que ele morava de aluguel.

Mas mesmo sendo enganado e roubado diversas vezes, o Nena Goiaba ajudou financeiramente a tribo a construir posto de saúde, escola, casas.

E mesmo sem querer sair do Corinthians, o Dualib vendeu ele para o Goiás. Um ano após recusar uma proposta do Roma-ITA por ele.

Ele rodou por aí, chegou a jogar no Pohang Steelers e no Daegu da Coreia do Sul, no PAOK da Grécia e no Aliança Lima do Peru.

O Índio voltou para sua tribo. Hoje é professor lá.

Ele não gosta mais de ser chamado de Nena Goiaba, apelido que sua mãe lhe deu. Mas ela insiste, afinal quem manda é ela.

Seu pai, o cacique, faleceu em 2015 e a mãe ficou como pajé da tribo. Seu irmão Jal, virou o cacique no lugar do pai. Ele chegou a passar em algumas peneiras, mas seu pai não deixou ele virar jogador como o irmão. Deu uma missão tão importante quanto, que era a de assumir seu lugar como cacique após sua morte.


Na foto acima o Índio com o seu irmão Jal, o cacique e com sua mãe, a pajé.

Eles jogam juntos no time da tribo, o Nena Goiaba ensina futebol na tribo e na cidade.

O Nena Goiaba veio para o aniversário de 113 anos, jogar contra o Real Madrid. Jogou alguns minutos no primeiro e no segundo tempo.

E falou isso do atual momento do profissional do Corinthians:

Eu não sei o que vocês entendem como um ídolo.

Fora o Cássio e o Renato Augusto, eu não vejo nenhum jogador do elenco atual como um futuro ídolo.

Ídolo é um índio que saiu direto da tribo Xucuru-Kariri e virou camisa 2 do Corinthians. Camisa que vestiu o Zé Maria, na posição que jogou Idário, o Deus da raça.

Ídolo é um índio Xucuru-Kariri que veste a camisa do Corinthians durante o toré da tribo.

O toré é o ritual de dança e canto que eles usam pra tudo. Pra abençoar quem visita a tribo, pra festejar a colheita, pra agradecer a Deus.

O Nena Goiaba usa a camisa do Corinthians no toré. Acho que para abençoar e agradecer o clube que ele aprendeu a amar. Um clube que deu muita coisa para ele e que indiretamente ajudou a salvar a sua tribo.

O Nena Goiaba é o orgulho da sua tribo, e um orgulho para nós.

Responder ao post do Jonatan Lincoln Pereira de Oli

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de CLAUDIO L

    Mtst

    Criado há 11 minutos por CLAUDIO L

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Lauro D'Ávila

    Dívidas do Corinthians com bancos têm juros de mais de 32% ao ano

    Última resposta há 51 segundos por Eduardo Sarri

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Diniz

    CBF kkkkkkkkk

    Última resposta há 1 minuto por Filipe Silva

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de marselo

    Não sei se e sou eu que tenho isso

    Última resposta há 2 minutos por Edwin Duval

    14respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Mago da fiel

    E a Globo em? Tomando um pau pra Cazé!

    Última resposta há 2 minutos por Eri Do Carmo

    29respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de João Carlos Correia

    ENQUETE: Brasil x Corinthians. Para quem vocês torceriam?

    Criado há 2 minutos por João Carlos Correia

    3votos

    acessar o tópico
  • Avatar de Kimbo Badd

    Preferia a Suécia mas vamos de Japão mesmo

    Última resposta há 3 minutos por Hilton Lima germano

    9respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de B R C

    E o Senador Romário segue papocando o nosso dinheiro

    Última resposta há 4 minutos por Rafael Oliveira Alves

    27respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Rafael Ferreira

    Seria sensacional ver o Diniz ganhando títulos no Corinthians

    Última resposta há 4 minutos por Eri Do Carmo

    30respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de MRMUSIC

    Vivi pra ver isso

    Última resposta há 4 minutos por Reginaldo Guedes

    44respostas

    acessar o tópico