x

Post de Marco no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

O caso do Cruzeiro é emblemático para entender o que acontece com o Corinthians.

Conforme apurado pelas investigações da Polícia Civil de Minas Gerais ( https://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/cruzeiro/2020/08/11/noticia_cruzeiro,3858301/policia-civil-detalha-irregularidades-de-dirigentes-no-cruzeiro.shtml Polícia Civil aponta 'rombo' de R$ 10 milhões no Cruzeiro e detalha irregularidades de dirigentes... Polícia Civil aponta 'rombo' de R$ 10 milhões no Cruzeiro e detalha irregularidades de dirigentes... Ex-dirigentes e quatro empresários foram indiciados pelos crimes de apropriação indébita, falsidade ideológica, associação criminosa e lavagem de dinheiro mg.superesportes.com.br mg.superesportes.com.br ) os dirigentes do Cruzeiro se apropriavam do dinheiro do clube das seguintes formas:

1) Pedia dinheiro emprestado para empresários e, posteriormente, para pagar a dívida cedia porcentuais de jogadores promissores da base. Com a venda desses jogadores, os empresários ganhavam um dinheiro absurdo e, posteriormente, passavam a pagar contas pessoais altíssimas dos dirigentes (no caso da investigação, o empresário pagou 3,7 milhões de reais para quitar parte da compra de um apartamento feita pelo dirigente do Cruzeiro).

No Corinthians quantas são as notícias de que empresários receberam parte dos jogadores da base para pagamento de dívidas?

Exemplo: Em 2012, Fernando Garcia tinha direito a 15% de Ralf. Para não perder o volante para a Fiorentina-ITA, o Corinthians cobriu uma oferta de 4,5 milhões de euros (R$ 15 milhões na ocasião), ou seja, em tese o Corinthians devia ao Fernando Garcia, em 2012, o valor de 675 mil Euros (aproximadamente 1,85 milhões de reais à época).

Para quitar esta dívida, em 2014, o Corinthians cedeu 40% do Malcom.

Malcom foi vendido por 5 milhões de Euros em janeiro de 2016, ou seja, Garcia recebeu 2 milhões de Euros, ou seja, lucrou 196%.

Gostaria de ver o Meu Timão fazendo uma análise de quantos empréstimos empresários fizeram ao Corinthians e tiveram seus empréstimos quitados com porcentagem de jogadores e, posteriormente, quanto receberam na venda dos jogadores.

2) Empresários são colocados como intermediários em negociações que não precisa de intermediário (no caso da investigação o Cruzeiro tinha emprestado o Mayke ao Palmeiras com preço de compra definido. O Cruzeiro inseriu um agente na negociação (Carlinhos Sabiá) em outubro de 2018, dois meses antes de o contrato de empréstimo com o Palmeiras se encerrar. O intermediário, então, recebeu R$ 800 mil em comissão quando o clube paulista optou por comprar os direitos econômicos de Mayke.).

3) Pagamentos de comissões acima da média do mercado.

4) Pagamentos de comissões a empresários que não representavam atletas.

Corinthians é famoso por ser o clube que mais paga comissões a empresários:

https://oglobo.globo.com/esportes/corinthians-gasta-mais-que-dobro-de-fla-palmeiras-juntos-com-agentes-de-atletas-em-2018-23785065 Corinthians gasta mais que o dobro de Fla e Palmeiras juntos com agentes de atletas em 2018 -... Corinthians gasta mais que o dobro de Fla e Palmeiras juntos com agentes de atletas em 2018 -... Segundo BDO, clube pagou R$ 33 milhões a empresários de jogadores em 2018. Rubro-Negro e alviverde, juntos, gastaram R$ 13,32 milhões oglobo.globo.com oglobo.globo.com

Será que todas essas intermediações eram de fato necessárias? Houve inclusão de intermediários sem necessidade? O pagamento dessas comissões está de acordo com a média do mercado? Os pagamentos das comissões foram feitos a quem de fato representava os atletas?

Perguntas que gostaria de ver o Meu Timão respondendo e fazendo uma análise minuciosa das comissões pagas.

Por fim, seria interessante o Meu Timão avaliar quem são os empresários e qual a relação deles com os dirigentes do Corinthians.

Acho que uma série de matérias bem feitas e elaboradas pode ser o ponta pé para que se encontre indícios de materialidade de crimes cometidos contra a instituição Corinthians, possibilitando que a Polícia Civil e o Ministério Público investiguem de fato todas as negociações suspeitos e sem sentido feitas pelos dirigentes em detrimentos dos interesses da instituição Corinthians.

em Bate-Papo da Torcida > Meu Timão, por favor, salve o Corinthians. Jornalismo...

Responder ao post do Marco

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Mosqueteiro

    França é o Brasil de 98-02-06

    Última resposta há 22 segundos por Julio Cesar rosa Galdino

    17respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Jota Sampaio

    Cristiano Ronaldo é muito maior do que o Messi

    Última resposta há 24 segundos por Francisco Nascimento Junior

    27respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de VIÚVA VP

    E essa criatividade nas bolas paradas de Portugal

    Última resposta há 42 segundos por Celso Macedo

    9respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Carlos Luis Filho

    Você conseguiria trabalhar bem sabendo que seu salário está atrasado e sem saber quando vai receber?

    Última resposta há 2 minutos por Corneta .

    36respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Álex

    Assistindo o Sub-17 do Corinthians. Mano, o Moscardo já pode subir!

    Última resposta há 2 minutos por Peterson Martins

    41respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Haniel Sousa

    Matemática é fácil?

    Última resposta há 3 minutos por Zuin João

    17respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de SCCP FIEL

    Off Topic - Esse tipo de pessoa que a sociedade deveria admirar

    Última resposta há 3 minutos por Corneta .

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Fernando Zemetek

    Recordistas da história do Corinthians em gols marcados (03/03)

    Última resposta há 3 minutos por Narciso Manoel Martins

    20respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Maria Luiza Carvalho Verificado

    ENQUETE: Entre os sete reforços de 2026, qual foi a melhor contratação do Corinthians até agora?

    Última resposta há 4 minutos por Adenilton Nunes

    353votos

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Feenando de Oliveira

    Messi imitou Ricardinho em 2001 kkkkk

    Última resposta há 5 minutos por Antonio Giannini Junior

    58respostas

    acessar o tópico