x

Post de Douglas no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

LEI, repito.

Lei n 7.716/1989). O artigo 20 da lei em questão prevê pena de um a três anos de reclusão e multa para quem incorrer nessa conduta. Há, ainda, a possibilidade de enquadrar uma ofensa homofóbica como injúria, segundo o artigo 140, §3º do CP.

Não entendo essa dificuldade brasileiro tem de respeitar e cumprir a lei, tudo é da jeitinho, se não é esperando prescrever crime, e bebendo e dirigindo enquanto reclama que os políticos são corruptos.

em Bate-Papo da Torcida > Sobre a torcida entoar cantos homofóbicos

Em resposta ao tópico:

Lembro-me bem que lá nos anos 2000, e até o começo da década passada, o jeito mais fácil de irritar um são paulino era dizendo que a torcida deles era “afeminada”, bambi, etc… O tempo passou e rapidamente o que era aceito pela maioria como “brincadeira” ou uma provocação normal (apesar do óbvio teor preconceituoso) tornou-se algo muito mais relevante, sendo atualmente considerado crime, inclusive, segundo interpretação do stf.

Não à toa, os clubes passaram a fazer campanhas de conscientização e a mídia resolveu finalmente abraçar a causa.

Um movimento coordenado, por várias frentes, em busca de uma maior compreensão, por parte da sociedade, acerca da homofobia. Como já acontece, desde um bom tempo, em relação ao racismo e que vemos a falta que campanhas como essa fazem em outros países da América do Sul e Europa, onde jogadores e torcedores brasileiros são chamados de macacos, dentre outras coisas.

O Corinthians é o time do povo, tendo protagonismo na democratização do futebol desde os primórdios de sua história. Foi lutando pela inclusão de pobres operários, numa época em que o esporte era praticado apenas pela elite. Foi incluindo pessoas de todas as cores e origens em seus esquadrões, numa época em que muitos clubes proibiam pessoas pretas de jogarem. Foi se posicionando contra a ditadura e estimulando seus torcedores a votar na primeira eleição por voto popular desde o golpe militar. E mais recentemente, promovendo campanhas de conscientização em prol das mulheres no esporte, contra o racismo e contra a homofobia também.

O esporte tem um enorme poder de influência sobre a sociedade, por isso, deve servir como plataforma para a disseminação de ideias e debates. Mas, infelizmente, aquilo que é óbvio também precisa ser dito e reafirmado sempre que possível. Até porque, todos sabemos que respeitar o coleguinha é preceito básico para o convívio em sociedade. Se ninguém aqui compactua com o racismo, machismo, ou mesmo com insultos à fé alheia, por que deveria ser diferente em relação à homofobia? Não me parece crível que nossa torcida cante músicas dizendo que determinada raça é inferior… Ou que o time adversário x é pior por ser um time de mulher ou de praticante de religião y. Por que então insistir com os cantos homofóbicos? No que vai ajudar o time se você chamar os são paulinos de bich@? Tá querendo xingar os caras? Xingue. Tá querendo provocar o adversário? Temos várias músicas que fazem isso muito melhor do que “Vamos, Corinthians, dessas b1chas teremos que ganhar”. Não é possível que você que está lendo sinta a necessidade de gritar isso no estádio. Se for, procure tratamento.

Enfim, já passou da hora dessa variação tosca de uma música que era pra servir de incentivo ao Corinthians ser extinta.

O Corinthians, como um time de todos, deve sim se posicionar e defender seus torcedores lgbt, garantindo que eles encontrem um ambiente de liberdade e segurança na Arena.

O torcedor, como ser pensante dotado de mais de dois neurônios, deve entender que para além de prejudicar o time (financeiramente e até na pontuação do campeonato), ao entoar cânticos homofóbicos se está prestando um papel ridículo e reprovável, que não condiz mais com o que é aceito pela sociedade.

E se não aprendeu em casa, talvez, no estádio você seja obrigado a aprender. Porque eu duvido que o Corinthians vai aceitar passivamente que seus torcedores o prejudiquem dentro de sua própria casa. É questão de tempo para que a própria torcida se mobilize para impedir que novos episódios como esse ocorram.

No mais, o progresso é inevitável. Se quiser optar por viver um vida retrograda estará fadado ao fracasso (acompanhado de muita frustração).

Responder ao post do Douglas

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Corneta .

    Qual o nome do filme?

    Última resposta há 21 segundos por Zebedeus .

    18respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Marcos

    Qual a sua promessa para a renovação do Memphis?

    Última resposta há 1 minuto por Testomaster da Fiel

    8respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de João V.

    OFF: Neymar

    Última resposta há 3 minutos por Nightmare

    8respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Ezequiel Wailer

    ENQUETE: Quem vence Noruega x França?

    Última resposta há 3 minutos por Testomaster da Fiel

    12votos

    acessar o tópico
  • Avatar de RC Timão

    Fechou por 22,5 mi

    Última resposta há 3 minutos por JR JR

    8respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Diniz

    CBF kkkkkkkkk

    Última resposta há 3 minutos por Zebedeus .

    24respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Leandro Silva

    Regulamento da copa

    Última resposta há 3 minutos por Lauro D'Ávila

    25respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Daniel Santos Fernandes

    Até a base está sem receber

    Última resposta há 3 minutos por Yakov Grs

    22respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Marcelo Naka

    🚨Qual é o medo do Stabille? Assina a proposta não vinculante! 🚨

    Última resposta há 4 minutos por Lucas Cren

    8respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Jorge Neto

    Os antis falaram que Hugo Souza não foi pra Copa porque falhou contra o Japão

    Última resposta há 4 minutos por Henrique José Vicente

    6respostas

    acessar o tópico