Olha.o.romarinhooooo
Não tenho pais Corinthianos, não tenho família corinthiana. Virei corinthiano eu nem sei porque, acho que nasci Corinthians. Me lembro de me identificar como corinthiano aos 6 anos, em 98 vendo aquele time campeão, especialmente com o Marcelinho e depois com o Dida, meus dois ídolos de infância.
Sou fanático no Corinthians desde então, mas esse sentimento se multiplicou em 2007, quando o Corinthians caiu eu era adolescente e o sentimento era de que eu tinha perdido um membro da família de tamanha tristeza. Mas o amor pelo Corinthians só aumentou, desde então comecei s fazer loucuras pelo Corinthians. Como viajar 1000 km para sp aos 15/16 anos escondido dos paissó para ver o Corinthians, nada mudou desde então.
Olhando hoje, acho que o que mais me encantou nessa época foi esse sentimento de que o Corinthians era maior que tudo e que todos, em 2008 o canto de “eu nunca vou te abandonar porque eu te amo” ecoava nas arquibancadas e era comum ver marmanjo emocionado soltando a voz. Eu lembro de ter uma camisa escrito: eu não vivo de títulos eu vivo de Corinthians. Apesar do momento ruim do time foram anos incríveis para mim como corinthiano.
Hoje o mundo mudou, para melhor, o Corinthians começou a se envolver com pautas sociais, que eu apoio inclusive, como direito das mulheres, negros, lgbts e por aí vai.
Só que com isso veio uma nova leva de torcedores onde que por ver um clube que apoia essas causas, importantes, se identificaram com o Corinthians. A sensação que eu tenho é que é uma torcida que não tem essa idolatria pelo Corinthians, elas curtem o Corinthians por ser um instrumento para levantar pautas que elas apoiam. Logo se algo foge desse contexto não é o Corinthians em primeiro plano para elas.
Hoje vi diversos torcedores dizendo que queria ver o Corinthians perdendo, torcedores dizendo que não assistiam mais o Corinthians, só o feminino.
Além disso a torcida no geral também mudou, antes eu me orgulhava de dizer: eu não idolatro jogadores eu idolatro o Corinthians. Hoje não se pode criticar jogador A ou jogador B, mesmo após o apito final, você tem que assistir essa palhaçada que virou o time e ficar calado.
As organizadas demoraram um parto para enfim criticar o fraco técnico que tínhamos. E convenhamos, o cara era ruim, mas o problema não era só ele. Que dia que esses jogadores atuais ficariam impunes, sem ouvir críticas, cobranças, se fosse no passado. Criticaram o técnico, o técnico caiu e ficou tudo bem? E todo o resto.
O que eu mais amava no Corinthians que era sua torcida, a idolatria que nutríamos pelo clube, o amor incondicional, eu vejo se esvaziando. Não me parece ser mais assim. O Corinthians aos poucos vem tornando um time com uma torcida como todas as outras.
Enfim, ano após ano o meu corinthianismo vem se apagando. Nunca vou deixar de ser, mas não me sinto mais tão fanático como em 2007,2008… as coisas mudaram na torcida do Corinthians e pra pior :(
em Bate-Papo da Torcida > Hoje caiu a minha ficha, o Corinthians que eu aprendi a amar está...




