x

Post de Eder no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Menina Flavinha, de volta com suas histórias fantásticas sobre o nosso Timão. Sentimos falta de suas narrativas.

em Bate-Papo da Torcida > Corinthians e a camisa grená

Em resposta ao tópico:

Corinthians e a camisa Grená

Você sabe a história por trás dessa camisa criada em 2011 pela Nike?

Em 21 de julho de 1948, o Corinthians enfrentou o Torino, da Itália, em um amistoso no Pacaembú. O jogo marcou a despedida entre os dois clubes que haviam construído um forte laço de amizade. Isso porque, em 1914, as equipes já haviam feito duas partidas bem disputadas em São Paulo, ambas com vitória dos italianos.

Em 1948, o resultado foi diferente. Já com alguns nomes que formariam a base do nosso super timaço, o mais forte no cenário estadual da década de 1950, como Baltazar e Cláudio, o Corinthians derrotou os italianos por 2x1, com gols de Baltazar e Colombo. Na ocasião, o Timão foi um dos poucos times a derrotar o ‘Gran Torino’, era assim que a equipe italiana era conhecida na época. Em 1948 o time de Torino era a sensação da Europa e formava a base da seleção italiana para a Copa de 1950, que viria ser realizada no Brasil. Entre 1942 e 1949, eles venceram todos os Campeonatos Italianos, além da Copa da Itália. Um ano após a visita ao Brasil. No dia 4 de maio de 1949, após deixar a cidade de Lisboa rumo a Turim, o avião que levava os jogadores e a comissão técnica, chocou-se contra a Basília de Superga, já na cidade italiana, protagonizando a 'Tragédia de Superga', o acidente tirou a vida de todos os jogadores do time, além de membros da comissão técnica, tripulantes e jornalistas.

Corinthians 2×1 Torino
21 de julho de 1948
Estádio do Pacaembu
Amistoso Internacional
Corinthians: Bino, Rubens, Belacosa, Palmer, Hélio, Newton, Cláudio, Baltazar, Severo (Edélcio), Ruy e Colombo. Técnicos: Cláudio/Hélio/Servílio.

Torino: Bacigalupo (Bani), Ballarin, Tomá, Grezar, Rigamonti, Martelli, Menti, Castigliano, Gabetto, Mazzola e Ferraris. Técnico: Leslie Lievesley.
Gols: Baltazar (43′), Colombo (70′) e Gabetto (81′)

No dia 8 de maio, quatro dias após o acidente, o Corinthians entrou em campo contra a Portuguesa com uma camisa grená, em homenagem às cores do Torino. Em 2011 o Corinthians relembrou às cores da Equipe italiana e criou a III camisa na cor grená. Essa camisa venceu o título de ‘mais bonita do mundo’. Legal, né?

Vai, Corinthians! (:

Responder ao post do Eder

Réplicas desse post

Foto do perfil de Flávia

Flávia 37.557 posts

@flavia.sccp em 08/10/2022 às 15:15

Voltei um pouquinho, amigo Eder kkk

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Luque WF5

    A culpa desse chaveamento desequilibrado é toda da FIFA que não soube organizar essa copa do mundo

    Última resposta há 32 segundos por Manoel Corinthians

    14respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Elnatã Nascimento

    Gente uma opinião sincera de vocês (é off Topic)

    Última resposta há 44 segundos por RC Timão

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Aldrei Silva

    Hipócritas - Conversa Hipocrita de meia duzia

    Última resposta há 47 segundos por Manoel Corinthians

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Testomaster da Fiel

    Clubes patrocinados pelo Grupo Fatal

    Última resposta há 48 segundos por Louco do Bando

    11respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Thalyson Moura

    Próximos patrocínios: PCC e CV

    Última resposta há 48 segundos por Joseph Schwalk Dias

    24respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Marcelo Naka

    Assina, Stabille!

    Última resposta há 53 segundos por Joseph Schwalk Dias

    13respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Gilberto Junior

    Safiel

    Última resposta há 2 minutos por Joseph Schwalk Dias

    10respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Gert Richter

    FATAL - galera tá se equivocando

    Criado há 3 minutos por Gert Richter

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de TONINHO .

    Todo sucesso não cai do céu

    Criado há 3 minutos por TONINHO .

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Carlos Augusto

    Corinthians fecha com a Fatal Fans, vergonhoso

    Última resposta há 4 minutos por Gilberto Junior

    44respostas

    acessar o tópico