x

Post de Hemerson no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Melhor tópico que já vi até hoje!

Parabéns!

Estive pensando se o escudo sempre evoluiu, parou no tempo porquê?

em Bate-Papo da Torcida > Andamento do redesign do escudo do Corinthians

Em resposta ao tópico:

Olá, Fiel. Meu nome é Fábio e sou Designer de Marcas.

Ontem vi um tópico relacionado ao redesign do escudo do Corinthians e por acaso eu estou há quatro meses trabalhando nisso. Vou postar aqui o andamento do projeto, mas antes disso vou explicar o porquê eu decidi fazer.

Mas por que os clubes estão fazendo tantos redesigns? Simples, muitos clubes estão virando marcas, não apenas escudos de futebol. E uma marca PRECISA ser versátil e de fácil aplicação.

Bom, uns anos atrás, o Flamengo passou por um redesign (link no final), mas foi tão preciso e sucinto que passa batido por 80% das pessoas que olham o escudo. Nele, foram feitos alguns ajustes ópticos e várias correções técnicas. Já que são escudos que foram feitos em uma época com poucos ou quase nenhum equipamento vetorial preciso.

Então, decidi olhar nosso lindo escudo e me deparei com DIVERSOS erros técnicos: falta de acabamento, falta de consistência visual (que é de suma importância para qualquer trabalho gráfico) e muitos pontos de divergência estrutural. Esses erros técnicos nem sempre são do profissional em si. Nosso último redesign foi em 88/89 e, na época, nos anos 2000 foram adicionadas as bordas e creio que quando foi passado para o digital ele foi redesenhado. E nessa época, os softwares vetoriais eram extremamente precários e imprecisos. Então, retiro total a culpa dos profissionais devido a este fato. Nos dias atuais, não há desculpa para veicular um escudo tão mal acabado.

Entrei em contato com a Agência Corinthians para obter o logo vetorizado oficial do clube e nem responderam meu e-mail. Um amigo programador, através do index do site, conseguiu para mim o escudo oficial do clube.

Abaixo todos os erros que encontrei:

O mapa com uma perspectiva bem esquisita e com um acabamento bisonho.

Essa curvatura desalinhada sempre me incomodou na bandeira.

Com muito trabalho separei os elementos do escudo para começar os ajustes.

Aqui foi o começo do projeto. Redesenhei todos os elementos. Nesse momento estou redesenhando a bandeira Paulista.

Aqui o grid dos remos e do brilho dos objetos.

Nesse momento, o escudo está dessa forma. Ainda preciso redesenhar a bandeira e encontrar pontos de junção entre a âncora, os remos e a corda.

A fonte eu mantive a Helvética. Até então, ela é uma fonte atemporal e tem uma imposição e uma força quando usada sua versão maiúscula.

É isso, como é um projeto sem fins lucrativos não tenho prazo para terminar, mas assim que estiver pronto eu mostro a apresentação aqui pra vocês.

*Não pretendo alterar cores e formas, até então.
**Posso criar uma versão sem a cor vermelha.

Link do projeto do redesign do Flamengo: https://www.behance.net/gallery/61276561/redesign-da-idvisual-do-Clube-de-Regatas-do-Flamengo redesign da id.visual do Clube de Regatas do Flamengo on Behance redesign da id.visual do Clube de Regatas do Flamengo on Behance projeto de redesign da identidade visual do Clube de Regatas do Flamengo behance.net

Meu portfólio: https://www.behance.net/fabionasci Fabio Nasci on Behance Fabio Nasci on Behance Meu nome é Fábio e sou designer gráfico, trabalho há mais de 8 anos na área. Atualmente trabalho em uma grande importadora no país e meu trabalho com a... behance.net / www.haldesign.com.br Hal Design | Home haldesign.com.br

Lembrando que esse redesign do Flamengo teve todo apoio do marketing do clube. Então, o autor teve o que eu não tenho, que é contexto histórico, fotos oficiais, materiais de apoio e verba.

Obrigado, Fiel!

Responder ao post do Hemerson

Réplicas desse post

Foto do perfil de Murilo Augusto

Murilo 5.847 posts

@murilo.augusto9 em 26/05/2022 às 12:33

Minha suposição, existem mais pessoas conservadoras e tradicionalistas hoje do que nos anos 50-80, estamos regredindo, medo do moderno e da evolução

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Feenando de Oliveira

    Messi imitou Ricardinho em 2001 kkkkk

    Última resposta há 39 segundos por Ricardo Fumio Ohsaka

    10respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Memphis Depão

    ENQUETE: Quem será o artilheiro dessa Copa do Mundo?

    Última resposta há 51 segundos por ROSANA RSN

    18votos

    acessar o tópico
  • Avatar de Adilson Amaral

    Primeira fase fraca

    Última resposta há 56 segundos por Thiago Augusto

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Kimbo Badd

    E essa dos Enzos apagando a história kkkkkkkkk

    Última resposta há 1 minuto por vinelsu

    69respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Flávio meu timão

    Diretor informou aos jogadores que salários de maio serão divididos em 6 parcelas

    Última resposta há 1 minuto por Giro Kataguire

    12respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Paulo Aquino

    TransferBan - Feminino - Masculino - DÍVIDAS

    Última resposta há 2 minutos por Alexandro Costa

    20respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Mosqueteiro

    França é o Brasil de 98-02-06

    Última resposta há 2 minutos por Queiroz 10

    10respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Dounpe x

    Se o Messi fizer uma assistência nesta copa (off)

    Última resposta há 2 minutos por Douglas Nunes

    20respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Leandro Florentino

    Arena - Ampliação

    Última resposta há 2 minutos por Felipe Felipe Felipe

    29respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Anão Ramalho

    (off) cazé TV

    Última resposta há 2 minutos por Charles Alphonse Baker

    53respostas

    acessar o tópico