x

Post de Paulo no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

A primeira coisa a se destacar é o quanto o futebol retranqueiro, posicional (popular cerca frango), reativo e atrasado que se pratica no Brasil contaminou o torcedor com teorias que não se sustentam fora do papel.

Hoje vemos grande parte dos torcedores apavorados com a possibilidade de jogar o Cantillo na vaga do suspenso Gabriel, como se o Gabriel fosse um baita marcador e não o jogador que mais tomou dribles em campo na partida contra o América MG.

Com a entrada do Cantillo, apenas na teoria o Corinthians perde um marcador, na prática ganha alguém que sabe tratar a bola no lugar de um que nem marca e nem acerta um passe pra frente.

Dito isso, vamos falar de marcação.

Diante das partidas ruins que o Gabriel vem fazendo e do contraste em campo quando o Xavier entra nos minutos finais para fechar o time e consegue uma roubada de bola ou duas, no imaginário do torcedor o Xavier pinta como o Ralf no auge, mas na realidade é um jogador ainda pouco testado com as instabilidades naturais de quem acaba de subir de uma base que pouco lapida os atletas.

Na cabeça do torcedor surge uma dúvida legítima: 'se o Gabriel tem tantas chances atuando desse jeito, por que não testar o Xavier? '.

É uma dúvida justa, que só pode ser resolvida com uma sequência para o jogador especulado na vaga (coisa que nenhum treinador até agora fez), mas de todo modo estamos tratando de uma expectativa, não de uma certeza.

Então onde está o grande perigo nessa escalação em tese sem ladrões de bola cogitada para o Derby?

Bom, aí problema está na incoerência do treinador.

Seria absolutamente normal os times brasileiros atuarem todos dessa forma, sem a necessidade de um brucutu em campo, desde que a estratégia adotada por essas bandas seguisse não só a prática do que se entende por futebol atualmente na Europa, como basicamente no resto do mundo inteiro.

Não é por acaso que os times brasileiros tem feito jogos de igual pra igual e sofrendo reveses no Mundial de Clubes contra equipes de continentes menos tradicionais, por aqui os treineiros pararam no tempo e mesmo os clubes tendo mais condições financeiras e melhores peças que os concorrentes sul-americanos, não há uma sobra técnica considerável em campo, pois a parte tática é muito defasada.

Sylvinho com seu certificado UEFA parece tentar preparar o time em um limbo entre a ideia Mano Menezes e o futebol europeu, o resultado em campo é um desempenho de várzea.

O time não tem a desenvoltura e movimentação ofensiva dos times de fora, o time não marca na saída de bola do adversário, o time não ocupa o campo de ataque, joga um futebol recuado, estático e sem proteção na entrada da própria área.

É como juntar todos os pontos fracos dos dois universos táticos e não colocar em prática nada dos pontos fortes.

Resumindo: o problema não está exatamente na escalação, mas sim em não ter um esquema que faça jus a ela.

Marcação forte hoje em dia se faz na entrada da área do oponente, dali pra trás todo mundo é sobra e quem tem melhor qualidade técnica do meio pra frente tem obrigação de criar mais e se impor no jogo, não ficar no próprio campo esperando pra reagir a movimentos do adversário.

em Bate-Papo da Torcida > Precisamos conversar sobre esse lance de Gabriel - Xavier - Cantillo

Responder ao post do Paulo

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Luis Flavio Moraes

    LED Zeppelin é f.oda

    Última resposta há 41 segundos por Oilson Amorim dos Reis

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Matheus Assumpção

    Postura invejável do Atlético de Madrid

    Última resposta há 41 segundos por Filipe Silva

    50respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de marselo

    O desespero da globo por audiência tá com constrangedor

    Última resposta há 1 minuto por Oilson Amorim dos Reis

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Cássio mandrake

    Apenas apreciem

    Última resposta há 1 minuto por All Black Corinthians

    14respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Chato do Forum

    Acho que o Neymar não vai jogar um jogo Mata a Mata pela Seleção Brasileira

    Última resposta há 2 minutos por ROSANA RSN

    9respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Fernando

    'A BATALHA DE ITAQUERA: a expulsão dos 300 conselheiros virou o 'grito de guerra'

    Última resposta há 3 minutos por Fernandez

    38respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Joe Doe

    Corinthians faliu em todos os sentidos

    Última resposta há 4 minutos por William Fernandes

    50respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Feenando de Oliveira

    Messi imitou Ricardinho em 2001 kkkkk

    Última resposta há 4 minutos por José Carlos Silva

    53respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Pedro Henrique Amaral Gonçalves

    Era pra Libertadores de 2015 ter sido nossa

    Última resposta há 9 minutos por ROSANA RSN

    25respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de homensnochamado

    Eleições 2026

    Última resposta há 10 minutos por ROSANA RSN

    1resposta

    acessar o tópico