x

Post de Sergio no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Na semana passada fiz um post pontuando a paixão e imediatismo da torcida vis a vis o trabalho de reconstrução do time e, principalmente do clube.

Tive inúmeros positivos e também bastante negativos.

Hoje, dando continuidade, gostaria de falar um pouco sobre as criticas que tenho visto aqui, de nossa torcida a respeito do sistema tático de jogo adotado. Não sou nenhum expert em táticas no futebol, mas leio muito, o que me ajuda a formar minha opinião.

Nas últimas semanas tenho visto posts e opiniões sobre a utilização dos reforços no time. Quase todos criticando o treinador pela forma com que ele vem utilizando os reforços.

Ressaltando que não entendemos que esses ficaram de 4 a 9 meses sem jogar e ainda não estão completamente adaptados, não só tecnicamente mas principalmente fisicamente.

Roger Guedes não pode marcar lateral, utilizar o Willian aberto pela direita e ele acompanhar o lateral e um desperdício de talento. O Giuliano e nem o Renato Augusto podem jogar de segundo Volante, eles têm que colar nos atacantes e criar oportunidades e massacrar o adversário.

Acompanhando jogos do Premier League e da Champions vejo todos os jogadores fazendo funções especificas sem a bola e com liberdade quando se tem a posse dela.

O Guardiola teve um ataque de nervos com seus atacantes por não fazerem essa função. Abaixo artigo do UOL.

https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2021/09/16/guardiola-explica-por-que-perdeu-a-linha-com-atacantes-em-goleada-do-city.htm Guardiola explica por que discutiu com atacantes em goleada do City Guardiola explica por que discutiu com atacantes em goleada do City O técnico espanhol disse que nem Grealish nem Mahrez obedeceram as instruções sobre marcação, por isso, acabou brigando com os dois na beira do campo. uol.com.br uol.com.br

O Pochetino ontem tirou o Messi de campo pelo campeonato francês em função da fragilidade do sistema defensivo e de marcação não efetuado, pasmem do lateral. Artigo do UOL abaixo.

https://www.uol.com.br/esporte/futebol/colunas/rafael-reis/2021/09/21/por-que-trio-de-ouro-e-a-armadilha-que-pode-derrubar-pochettino-e-o-psg.htm PSG: 'Trio de ouro' é a armadilha que pode derrubar Pochettino PSG: 'Trio de ouro' é a armadilha que pode derrubar Pochettino Blog do Rafael Reis explica por que o PSG tem deixado a desejada quando usa trio de ataque formado por Messi, Neymar e Mbappé. uol.com.br uol.com.br

O que existe em comum entre o Sylvinho, o Guardiola e o Pochetino, fora os três treinarem times grandes?

A preocupação com o sistema de jogo e preservação de uma engrenagem, que se houver uma falha o time fica exposto e sofre com esses erros individuais.

Mas aqui o Sylvinho e o Burrynho, o estagiário.

O exemplo mais claro do gol que sofremos contra o América Mineiro domingo foi a falha individual do willian de não ter acompanhado o latera esquerdo deles e evitado a conclusão da jogada.

Claro, ocorreram duas falhas, o baile que o Gabriel estava levando do argentino que permitiu a enfiada da bola e o Willian não estar ali.

Sem a posse da bola, sim o meio campista aberto, Roger Guedes ou Willian tem que estar ali.

O Sylvinho, acredito, tem o pleno conhecimento de sistemas táticos e de como uma engrenagem deve funcionar, por isso estamos 7/8 jogos sem perder.

E o ideal? Claro que não, mas e uma evolução dentro de nossas possibilidades e limitações dos reforços citada acima.

Alguém colocou, quando foi divulgada a escalação que o treinador estava acabando com o futebol do Giuliano, fazendo o mesmo jogar mais recuado. Oras, foi a melhor apresentação dele, vindo de traz, revivendo os melhores tempos de Elias, Paulinho e Maycon.

Precisamos de um jogador “box to box”, como falam lá fora, talvez o Giuliano seja essa cara, enquanto o Paulinho não voltar.

Claramente, observo uma critica exagerada com o trabalho do Sylvinho, acho que faltam pequenos ajustes, a mudança de um ou outro jogador, tipo Gabriel por Xavier e o Fabio Santos pelo Piton, de resto ele tem que agregar esses reforços e não perder competitividade como o que esta acontecendo no PSG.

O futebol e movido a resultado e eles virão quando as pecas funcionarem com mais eficiência.

Por enquanto, me contento com os 8 jogos de invencibilidade e que o time continue trabalhando para não só enfrentar, mas principalmente competir com os melhores times do Brasil hoje.

em Bate-Papo da Torcida > Guardiola, Pochetino, Sylvinho e a torcida do Corinthians

Responder ao post do Sergio

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Fernando diniz

    Hoje o Neymar estreia na copa do mundo

    Última resposta há 35 segundos por Carbone Artilheiro

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Pedro Henrique Amaral Gonçalves

    Era para a Libertadores de 2015 ter sido nossa

    Última resposta há 54 segundos por Corneta .

    34respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Ghost Corinthiano

    Fiquei olhando para essa foto do Stabile e me perguntando POR QUE?

    Criado há 57 segundos por Ghost Corinthiano

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Érik Januário da Silva

    Marcelo paz falou uma bobagem gigantesca que mostra porque a gente não vai sair do buraco financeiro

    Última resposta há 1 minuto por Daniel F L

    20respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Bruno

    Vai esperar ser rebaixado?

    Última resposta há 1 minuto por Oilson Amorim dos Reis

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de marselo

    O desespero da globo por audiência tá com constrangedor

    Última resposta há 2 minutos por Daniel F L

    15respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Chato do Forum

    Vocês viram isso?

    Última resposta há 2 minutos por Augustos Prittori

    16respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Rodrigo Reis

    Vasco e Corinthians no mesmo caminho

    Última resposta há 2 minutos por Fernando Oliveira

    10respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Luis Flavio Moraes

    LED Zeppelin é f.oda

    Última resposta há 3 minutos por Carbone Artilheiro

    20respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Flávio meu timão

    Clube prevê mais um mês sem salários e não tem mais de onde antecipar

    Última resposta há 4 minutos por Daniel F L

    3respostas

    acessar o tópico