x

Post de Felipe no fórum "Análise dos jogos" do Meu Timão

Tem que o sylvinho puxa ele fazer ter confiança e outra entender que ele e jogador de aproximação não de 1x1 igual gustavo

em Análise dos jogos > Sobre o Mateus Vital...

Em resposta ao tópico:

Antes de tudo, quero fazer algumas ponderações: não é uma defesa ao Vital, não acho que ele seja craque, não acho que ele esteja jogando muito, nem acho que ele não possa ser criticado. Mesmo falando isso, sei que vão vir me xingar dizendo que eu estou falando uma dessas coisas... Mas enfim...

Nós vimos com o Mancini que o Vital pode ser um jogador útil e importante. Porém, com o Sylvinho, ele não vem demonstrando o mesmo futebol. Por que isso acontece?

Com o Mancini, o Vital tinha o apoio dos laterais, especialmente do Lucas Piton (que é um jogador mais ofensivo que o F. Santos). O Piton abria pela lateral, gerava amplitude, que fazia com que o time adversário se preocupasse e deixasse 1 jogador cuidando apenas do Piton. Dessa forma, o Vital conseguia dominar com certa liberdade na entrada da área pra bater para o gol (como fez alguns muito bonitos) ou tomar outra decisão.

Porém, isso deixava o time exposto defensivamente, especialmente contra equipes com um ataque veloz pelo lado direito do ataque (esquerdo da nossa defesa).

Sylvinho viu a necessidade de fortalecer a defesa. É uma questão de opção (que, pelo atual momento, acho correta). Por isso, colocou F. Santos preso por aquele setor e Gabriel na 'armação' por aquele lado... Sendo assim, todo lance de ataque do Vital, ele fica contra 2 ou 3 adversários. Repito, não acho que ele esteja jogando seu melhor, mas essa situação complica pra qualquer jogador, ainda mais se for um jogador que está longe de ser craque. Ou que não tem como principal característica o 1x1 (que é o caso do Mosquito, que além de ser excelente no 1x1, tem o apoio do Fagner e hoje do Vitinho, jogadores mais capazes ofensivamente).

E como contornar isso? Na minha opinião, valeria analisar cada jogo individualmente. Um jogo em casa contra o Sport não precisaria de F. Santos preso e de Gabriel 'armando' por ali. Já um jogo no Maracanã contra o Flamengo, precisa.

Mas a conclusão é que acho um pouco injusto esse exagero contra o Vital. Ele mostrou que é capaz de render bem mais, mas está sendo prejudicado pelo esquema. Se colocar Araos, vai dar na mesma. Se colocar Adson ou GP, eles vão buscar menos o meio e mais a linha de fundo, mas continuarão tendo dificuldades sem apoio de pelo menos mais 1 jogador, seja um lateral que abre ou um volante com capacidade de criação.

Espero que nosso time se consolide a ponto do Sylvinho ir soltando, aos poucos, esses jogadores. Com um time maduro dá pra explorar mais a parte ofensiva. E que ele explique isso para o torcedor entender porque o lado esquerdo não rende tanto...

E vai Corinthians!

Responder ao post do Felipe

Réplicas desse post

Foto do perfil de Vinicius

Vinicius 1.784 posts

@vinizl17 em 24/06/2021 às 21:36

Sim, mas isso passa também por dar alternativas pra se aproximarem dele. Com Gabriel e com F. Santos preso, fica difícil, ele fica isolado

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Épico
    Avatar de Álex

    Assistindo o Sub-17 do Corinthians. Mano, o Moscardo já pode subir!

    Última resposta há 2 minutos por Chato do Forum

    31respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Feenando de Oliveira

    Messi imitou Ricardinho em 2001 kkkkk

    Última resposta há 2 minutos por Morales Sprocatto

    51respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Érik Januário da Silva

    Marcelo paz falou uma bobagem gigantesca que mostra porque a gente não vai sair do buraco financeiro

    Última resposta há 3 minutos por Luan Rodrigues

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Rogerio Antunes avila

    Tudo manipulado!

    Última resposta há 3 minutos por Jordan Marques

    14respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de VIÚVA VP

    E essa criatividade nas bolas paradas de Portugal

    Última resposta há 3 minutos por Jefferson Monteiro

    7respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Jota Sampaio

    Cristiano Ronaldo é muito maior do que o Messi

    Última resposta há 3 minutos por Carlos Timão

    19respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Maria Luiza Carvalho Verificado

    ENQUETE: Entre os sete reforços de 2026, qual foi a melhor contratação do Corinthians até agora?

    Última resposta há 5 minutos por Marcelo Silva

    330votos

    acessar o tópico
  • Avatar de Ghost Corinthiano

    A polícia mandou arquivar e o Stabile disse que não tinha causado danos ao Corinthians

    Criado há 53 minutos por Ghost Corinthiano

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Roblox Neto

    Parabéns ao gordao TV 👍

    Última resposta há 9 minutos por Rafael Oliveira Alves

    24respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Bruno Vinicius

    Meu top10 jogadores da história

    Criado há 9 minutos por Bruno Vinicius

    0respostas

    acessar o tópico