x

Post de Vinicius no fórum "Análise dos jogos" do Meu Timão

Antes de tudo, quero fazer algumas ponderações: não é uma defesa ao Vital, não acho que ele seja craque, não acho que ele esteja jogando muito, nem acho que ele não possa ser criticado. Mesmo falando isso, sei que vão vir me xingar dizendo que eu estou falando uma dessas coisas... Mas enfim...

Nós vimos com o Mancini que o Vital pode ser um jogador útil e importante. Porém, com o Sylvinho, ele não vem demonstrando o mesmo futebol. Por que isso acontece?

Com o Mancini, o Vital tinha o apoio dos laterais, especialmente do Lucas Piton (que é um jogador mais ofensivo que o F. Santos). O Piton abria pela lateral, gerava amplitude, que fazia com que o time adversário se preocupasse e deixasse 1 jogador cuidando apenas do Piton. Dessa forma, o Vital conseguia dominar com certa liberdade na entrada da área pra bater para o gol (como fez alguns muito bonitos) ou tomar outra decisão.

Porém, isso deixava o time exposto defensivamente, especialmente contra equipes com um ataque veloz pelo lado direito do ataque (esquerdo da nossa defesa).

Sylvinho viu a necessidade de fortalecer a defesa. É uma questão de opção (que, pelo atual momento, acho correta). Por isso, colocou F. Santos preso por aquele setor e Gabriel na 'armação' por aquele lado... Sendo assim, todo lance de ataque do Vital, ele fica contra 2 ou 3 adversários. Repito, não acho que ele esteja jogando seu melhor, mas essa situação complica pra qualquer jogador, ainda mais se for um jogador que está longe de ser craque. Ou que não tem como principal característica o 1x1 (que é o caso do Mosquito, que além de ser excelente no 1x1, tem o apoio do Fagner e hoje do Vitinho, jogadores mais capazes ofensivamente).

E como contornar isso? Na minha opinião, valeria analisar cada jogo individualmente. Um jogo em casa contra o Sport não precisaria de F. Santos preso e de Gabriel 'armando' por ali. Já um jogo no Maracanã contra o Flamengo, precisa.

Mas a conclusão é que acho um pouco injusto esse exagero contra o Vital. Ele mostrou que é capaz de render bem mais, mas está sendo prejudicado pelo esquema. Se colocar Araos, vai dar na mesma. Se colocar Adson ou GP, eles vão buscar menos o meio e mais a linha de fundo, mas continuarão tendo dificuldades sem apoio de pelo menos mais 1 jogador, seja um lateral que abre ou um volante com capacidade de criação.

Espero que nosso time se consolide a ponto do Sylvinho ir soltando, aos poucos, esses jogadores. Com um time maduro dá pra explorar mais a parte ofensiva. E que ele explique isso para o torcedor entender porque o lado esquerdo não rende tanto...

E vai Corinthians!

em Análise dos jogos > Sobre o Mateus Vital...

Responder ao post do Vinicius

Réplicas desse post

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de marselo

    Dembélé irá ser bola de ouro

    Última resposta há 1 minuto por marselo

    20respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Marcelo Naka

    Acorda, Marcelo Paz!

    Última resposta há 1 minuto por Thiago Sccp

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Lincoln Padre

    Off topic: Romero maior artilheiro de sua seleção

    Última resposta há 2 minutos por Joseph Schwalk Dias

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de B R C

    Incrível! Homenagem Democracia corinthiana em Atlanta EUA

    Última resposta há 4 minutos por Daniel Soares

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de B R C

    Memphis conta a história do Corinthians para os jogadores da Holanda

    Última resposta há 5 minutos por Hilton Lima germano

    35respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Gladston Meneses

    Invasão Corinthiana

    Última resposta há 6 minutos por Joseph Schwalk Dias

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Igor Alves

    Falta pouco

    Última resposta há 6 minutos por Joseph Schwalk Dias

    12respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Augusto Sousa Silva

    Arrascaeta hahahahah

    Última resposta há 6 minutos por Daniel Soares

    14respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de ROSANA RSN

    Que França é essa?

    Última resposta há 7 minutos por Ricardo Calheiros da Silva

    27respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Gean Carlos

    O chaveamento do Brasil

    Última resposta há 8 minutos por Eduardo Sarri

    2respostas

    acessar o tópico