x

Post de Assis no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Mas cadê o Xavier o varanda o que aconteceu com esses jogadores?

em Bate-Papo da Torcida > Hora de aproveitar a base do Corinthians e mudar a filosofia do clube

Em resposta ao tópico:

O Corinthians, nas últimas décadas, é um dos principais exemplos do maior problema do futebol brasileiro: o péssimo aproveitamento das divisões de base.

Quais foram as últimas revelações do nosso famoso Terrão? Marquinhos? Malcom? Willian? Pedrinho? Eles são os diferenciados, as exceções. E ainda assim, nenhum teve uma venda de grande destaque financeiro.

Porque a regra no Corinthians é queimar a molecada, principalmente as grandes promessas da base que poderiam dar retorno, no campo e nos cofres. Eles são descartados em favor de “apostas” de talento discutível. Uns são perdidos por culpa do clube, outros da torcida e alguns por problemas do atleta, mas o fato é que o Corinthians é um verdadeiro moedor de talentos.

E como solucionar isso?

Hoje, com a situação financeira desesperadora do clube, a diretoria está sendo obrigada a apostar na base. E já temos um retorno quase imediato de alguns nomes: João Victor, Raul, Piton e outros se mostram capazes de fazer parte do elenco.

Mas esse ainda não é o melhor modo de aproveitar a base em um time gigante como o Corinthians. A base não pode ser a salvação, ela precisa ser o estoque.

Cauê é o melhor exemplo do problema de ter que “apostar tudo” na base. É óbvio que ele ainda mostra algumas falhas no seu jogo, por ter 18 anos, não ter o físico ideal e ser seu primeiro ano como profissional. Com um atacante titular, ele só precisaria entrar em jogos menores, no segundo tempo e tanto a torcida quanto o treinador teriam muito mais paciência com o garoto.

Mas se alguns desses nomes forem vendidos e a situação financeira do time melhorar, chegaremos no balanço ideal que é: os jovens precisam jogar? Sim, mas eles também precisam de estrutura . De outros nomes que tirem a pressão. E o reinvestimento precisa ser feito em nomes absolutos.

No elenco atual temos alguns exemplos disso. Fagner é um lateral-direito absoluto pros padrões brasileiros. Pra que investir em um reserva como o Michel Macedo, com um salário altíssimo? A vaga de reserva já deveria ser de um jovem desde sempre.

A única coisa que Cafu, Natel, Ederson, Sidcley, Otero e Cazares fizeram em 2020 foi tirar minutos de jovens da base que, mesmo que fossem mal, seriam mais baratos e promissores. Porque esses atletas também não jogaram bem e ainda custaram dinheiro que o clube não tinha.

Não podemos e nem precisamos contratar “apostas” todos os anos. Nomes como Camacho, Matheus Jesus, Marllon, Michel, Everaldo e etc, os jogadores pra “fazer elenco”. Um time sustentável mantém uma base de jogadores titulares, a maioria dos reservas são oriundos da base e são maturados sem pressão. Os jovens que se mostram diferenciados pulam a fila, aparecem como titulares e são vendidos. O dinheiro é reinvestido então em jogadores pontuais e de alto nível.

Quem melhor fez isso nos últimos anos foi o Flamengo.

Vendeu bem suas grandes promessas e reinvestiu o dinheiro em jogadores que dominam a nível Brasil: Pedro, de Arrascaeta, Gerson e cia. Enquanto o Corinthians, em 2016, investiu R$28 milhões em Giovanni Augusto, Marlone e Guilherme, o Flamengo investiu R$22 milhões em Everton Ribeiro. Pagamos R$19 milhões pelo Ramiro. O Flamengo pagou R$23 milhões pelo Bruno Henrique.

O caminho pra sustentabilidade e bons elencos no Corinthians está traçado. Já vimos que a base não é pior do que os jogadores comuns que contratamos todos os anos. Que se transformem em grandes vendas e o fim dos “pacotões”. O dinheiro que entrar precisa ser direcionado para as dívidas e depois com contratações pontuais e absolutas. Essa é a oportunidade perfeita para mudar uma vez por todas.

Responder ao post do Assis

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Antonio Silva

    O Corinthians fechando patrocínio por 1,2 milhão por mês e ainda acham grande negócio

    Última resposta há 26 segundos por Alan Bastos

    15respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Crazy Gavião

    O patrocínio da Fatal Fans é o principal problema do Corinthians?

    Última resposta há 43 segundos por Filipe Lima

    27respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Anão Ramalho

    Portugal, Alemanha e Espanã

    Última resposta há 52 segundos por Daniel Soares

    15respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Juriscleison Abdala Cardoso

    Com o clube jogado na lama da corrupção e com zero credibilidade no mercado, o que vai surgir são...

    Última resposta há 3 minutos por Kimbo Badd

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Renato Arbusto

    Linda partida da Colômbia

    Última resposta há 3 minutos por Manoel Corinthians

    14respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Cr7 Corinthiano

    O homem que não gosta do Harry Kane já está morto por dentro

    Última resposta há 4 minutos por Luke Skywalker

    12respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de João V.

    Essa Espanha e a Inglaterra..

    Última resposta há 5 minutos por Daniel Soares

    16respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Felipe RX

    Não existi comparar Cristiano com Messi

    Última resposta há 5 minutos por Pedro Gomes Martinez

    16respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Thalyson Moura

    Próximos patrocínios: PCC e CV

    Última resposta há 5 minutos por Kimbo Badd

    17respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de marselo

    Decisão difícil entre Portugal e Colômbia

    Última resposta há 6 minutos por Manoel Corinthians

    13respostas

    acessar o tópico