Fernando Reis
Cara, tivemos dois times muito legais de assistir sem centroavante, 2012 campeão da Liberta, e 2018 campeão Paulista. O centroavante é importante pra desafogar, mas eu também pensaria num cara mais móvel.
Se ficarmos no 4-2-4 ou 3-5-2 não tem essa necessidade. Um ataque com mosquito e Vital no segundo esquema, e o outro com Mosquito, Varanda, Vital e Luan pode funcionar bem
em Bate-Papo da Torcida > Precisamos de um esquema sem um centroavante fixo
Em resposta ao tópico:
Jô vem jogando mal, e não é de hoje. Porém, a má fase dos centroavantes do nosso time é bem mais antiga. Boselli nunca conseguiu emplacar aqui. Vagner Love muito menos. A última vez que um esquema montado para um centroavante funcionou bem foi em 2017, justamente com o Jô. Mas lá se vão 4 anos, e é preciso repensar.
Cauê não vem fazendo boas partidas. É jovem e tem muito potencial, claro. Acho até que ele joga melhor do que o Jô. O problema dele não conseguir deslanchar é que, no momento, o time não consegue encaixar um esquema de jogo em que centroavantes são efetivos. Para alguns jogos, ou então momentos específicos dentro de uma partida (por exemplo o time perdendo ao final do segundo tempo) acho válido colocar esse tipo de jogador, mas no momento acho que deveríamos abrir mão desse tipo de jogador.
São muitas as alternativas. Em 2012 Tite conseguiu montar um time muito efetivo sem centroavante, até o Guerrero chegar. Nas Olimpíadas, por conselho do próprio Tite, o Brasil passou a usar o Luan como falso 9 e foi justamente isso que deu o título ao time. Talvez seja hora do Corinthians tentar algo do tipo...
