Gabriel Oliveira
Acabei de ver um jogo do Boca e está começando o do River nesse momento, olho o patrocínio master na camisa dos dois times, penso na situação econômica da Argentina e vejo a diferença de realidade clubes x país.
São duas companhias aéreas de renome mundial, num país bem menor da América do Sul (claro que se comparar com os times, óbvio que agregam sempre a marca que o patrocina, pela tradição, títulos, etc.) e que atuam em outro continente.
Por outro lado vejo os times brasileiros, o Corinthians, penso na gestão, nos envolvidos por estarmos com marcas (quase) desconhecidas e de ganhos tão menores que o clube merece, ou de atuação tão limitada em comparação aos patrocinadores dos times hermanos. Penso também na potência que o Corinthians tem no seu nome, história, na ligação com o Corinthian-Casuals Football Club, por exemplo, que poderia render tanta coisa através do marketing, da parceria entre os clubes, o que transformaria ganhos financeiros em apenas consequência (apenas um exemplo).
É um mundo de coisas, situações que passam na mente e não consigo entender como num país enorme, economicamente estável, uma instituição como o Corinthians não consegue ter um naming rights, um patrocínio forte, ou ao menos algo de longo prazo (como nos times europeus), sabe, algo comparado ao tamanho do nome Corinthians...
Na real, consigo entender sim. Ao mesmo tempo que escrevo, vou nomeando os bois e os responsáveis mentalmente, vou pensando nas notícias que aparecem de vez em quando sobre esquemas, compra e venda de jogadores, patrocínio barato para os amigos do rei, tudo que afeta o clube, o futebol, e vejo que é algo cultural. Tá aí a prova, o Cruzeiro por exemplo hoje rebaixado, quem imaginaria que o campeão da Copa do Brasil ano passado com R$ 50 milhões no bolso chegaria a essa situação?
Enfim, ano que vem tem eleição no clube, sempre uma oportunidade de mudar alguma coisa (será? Talvez), e será que tem oposição de verdade ou apenas amicíssimos querendo alguém para manter seus jogadores na vitrine do time?
Torço muito, porém temendo muita coisa, lamentando muitas coisas.
em Off topic > Comparação, desabafo, o que quiser definir...
