x

Post de Pedro no fórum "Off topic" do Meu Timão

O diretor de marketing da lá Liga, Melcior Soler, disse: 'Os clubes entendem que se a transmissão for melhor, nós ficaremos mais valiosos. Não é só televisão'

Percebeu que em todas as camisas na lá Liga e na Premier League a fonte usada nos números e nos nomes são iguais entre os times? Se você assiste a esses campeonatos desde pelo menos 2017, você já deve saber porque, já que é algo bem óbvio: da para tirar de letra que é por causa do regulamento.

A padronização é algo surpreendentemente importante para ligas como essas. Na lá Liga ou na EPL, o dono do show é o próprio campeonato. Quem detém os direitos de imagem do campeonato é a própria liga (no brasileiro os clubes que vendem seus próprios direitos de imagem), então eles recorrem a maneiras de 'padronizar' toda a imagem do campeonato ao seu gosto, para fortalecer a identidade da liga, torná-la facilmente identificável e promover a marca. Isso vai do placar na televisão à cor da grama do estádio. Isso pode ser decisivo para a escolha de que jogo o telespectador irá assistir, já que a lá Liga compete com outras competições no mesmo horário. Nesse fio eu vou mostrar algumas das exigências que a lá Liga faz aos clubes.

A lá Liga tem mais de 100(!) regras sobre o assunto. Vamos ver algumas delas(as principais):

>Grama extremamente verde e bem feita

Cuidado com a grama aqui no Brasil é opcional, na lá Liga é obrigatório e quem desobedecer o regulamento é punido. A lá Liga entende que o espectador, no estádio ou na televisão, vê a grama 100% do tempo e portanto ele deveria ver a grama de melhor qualidade possível: de verde extremamente forte, de 20 a 30 milímetros de altura.

>A venda ingressos devem priorizar onde a câmera alcança.

Segundo Melcior Soler, jogos que aparentam vazios afastam telespectadores, que por não perceber uma boa atmosfera no estádio, deduzem que o jogo não é importante e trocam de canal. Para evitar isso, a lá Liga exige que os primeiros ingressos a serem vendidos sejam de setores onde a câmera alcança durante a partida. Desse jeito, por exemplo, um Maracanã do Fluminense com 20 mil pessoas assistindo não aparentaria vazio como no jogo de hoje contra o CSA, mas sim cheio e disputado. Para isso, os clubes espanhóis podem até realocar torcedores de setores inteiros em cima da hora para 'maquiar' o estádio.

>A tipografia das camisas tem que ser iguais, rígidas regras com os patrocinadores.

Isso já é algo antigo na Premier League e chamou a atenção da lá Liga por um motivo: É publicidade da liga nas camisetas de time mais vendidas do mundo. Criando uma identidade própria, pessoas saberão identificar de qual campeonato pertence o time. Apenas o reconhecimento é algo puta importante no meio da publicidade. Não é só um Badge da lá Liga na manga que faria alguém identificar o campeonato, mas também a fonte com que se escreve o nome e o número de um ídolo nas costas. Juntando isso as rígidas regras de patrocínio(limitam o tamanho e regulam a posição do patrocínio na camisa, além da quantidade de marcas), os uniformes são 'obrigados' a serem bonitos. Isso também faz com que o telespectador sinta que está assistindo entre clubes organizados, de alto nível. Passa uma boa imagem, digamos assim.

>Economia de tempo
O telespectador odeia demoras. Desligam a TV, mudam de canal se o jogo não tiver acontecendo. Para isso, a lá Liga também pune os clubes por mínimos detalhes: Reposição de bola demorada dos gandulas, o tempo para reiniciar o jogo após a comemoração do gol, etc: Por exemplo, anunciantes podem levar no máximo 15 segundos para anunciar e celebrar um gol no estádio.

Esse esforço todo não serve apenas para prejudicar os clubes e favorecer a Federação de Futebol, muito pelo contrário, fortalece todos os clubes do campeonato. Os direitos de imagem do campeonato são distribuídos igualmente para todos os clubes participantes, e eles recebem um bônus proporcional a sua colocação na tabela, além de um bônus em relação à audiência que seus jogos trouxeram. Como essas regras visam tornar o campeonato mais 'assistivel', a audiência aumenta, e a imagem do campeonato vale cada vez mais. Emissoras de TV estariam cada vez mais dispostas a pagar mais pelos direitos da lá Liga, logo os clubes se beneficiam diretamente disso.

Com todas essas regras, mesmo que o jogo fosse CSA x Avaí, você teria uma boa percepção do jogo e assistiria sem regretar. Talvez seja essa a diferença entre um campeonato que prioriza apenas realizar jogos, como o Brasileirão, e um campeonato que prioriza fazer um espetáculo para os telespectadores e atrair público, como a lá Liga. Uma visão que prioriza a comercialização do campeonato, para se destacar no mercado, acaba valorizando muito mais os clubes do que 15 patrocinadores na camisa.

em Off topic > (OFF) A padronização nas ligas

Responder ao post do Pedro

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Kimbo Badd

    E essa dos Enzos apagando a história kkkkkkkkk

    Última resposta há 1 minuto por Lucas ¨

    59respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Maria Luiza Carvalho Verificado

    ENQUETE: Entre os sete reforços de 2026, qual foi a melhor contratação do Corinthians até agora?

    Última resposta há 3 minutos por Julio Cesar rosa Galdino

    182votos

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Vinicius

    Mbappe tem 16 jogos na copa do mundo e 16 gols

    Última resposta há 3 minutos por Headbanger Fiel

    27respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Rodrigo Reis

    Olise joga demais o problema e que é mala

    Última resposta há 3 minutos por Marcello K.

    7respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Matheus Assumpção

    Postura invejável do Atlético de Madrid

    Última resposta há 4 minutos por Caic Santana

    8respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Fala Timao

    Saudosismo é doença

    Última resposta há 5 minutos por Marcello K.

    14respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Mentalista

    Qual titular você venderia?

    Última resposta há 10 minutos por Marcello K.

    43respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Corinthiano feliz da Silva

    60 mil assinaturas SAFiel é um número pífio

    Última resposta há 25 minutos por Edórgenes Da Silva Aragão

    41respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de José Oliveira

    Senegal: lindo ver time tomando gol em saída de bola na área

    Última resposta há 28 minutos por Lucas Cren

    10respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Fábio Corinthiano

    Um jogador com 39 anos, que já conquistou tudo na vida, e ainda tem essa vontade de vencer...

    Última resposta há 29 minutos por Kevin H. Akaboci

    27respostas

    acessar o tópico