x
Fórum do Corinthians

Dados preocupantes sobre a Klar

Foto do perfil de André

André 9 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 08/12/2015 às 18:22
Por André Nobre (@escorpio)

Divulgo aqui texto de autoria de Daniel Keppler (http://www.fielcorinthiano.com/2015/12/klar-precisamos-conversar.html)

Uma temporada como a que o Corinthians fez em 2015 é difícil de se ver. Um desempenho acima da média que, naturalmente, atrai empresas - e o dinheiro delas. É o caminho natural e o Corinthians tem, de certa forma, aprendido a capitalizar o sucesso obtido dentro de campo.

Talvez por isso, não chamou muita atenção o anúncio, no último dia 2, da nova patrocinadora do Corinthians para 2016 e 2017 - a Klar, empresa com atuação no comércio de limpeza. Segundo a nota oficial do clube, a Klar é uma marca de outra empresa, a Tabor Chemicals, que por sua vez é parte da Holding GLAIC, um conglomerado de empresas de vários segmentos, como Petróleo & Gás, Agricultura, Papel e Celulose, Tintas e Vernizes, Construção Civil e Esporte.

Não será a primeira vez que uma empresa relativamente desconhecida se utiliza de um acordo de patrocínio com o Corinthians para alavancar seu nome no mercado. Um exemplo muito recente é o da Iveco, marca de caminhões da Fiat, que em 2012 ocupou o patrocínio master da nossa camisa e viu sua notoriedade explodir em poucos meses. Foi divulgado recentemente até um vídeo sobre o assunto:

O que quero dizer é que seria compreensível, para uma marca, se lançar no mercado apoiada em uma parceria com o Corinthians, cuja torcida possui um potencial de consumo acima da média. É um investimento que vale a pena, que pode compensar - se a parceria for bem explorada. Tanto que, à primeira vista, não vi empecilhos nesse patrocínio.

Só que o presidente da Klar começou a falar. E nos últimos dias, ele tem falado demais: em poucos dias, o senhor Marcelo Prado fez as seguintes declarações (extraídas de matérias do Meu Timão, Globo Esporte eGazeta Esportiva):

Marcelo Prado, presidente nacional da Klar
Marcelo Prado, presidente da Klar no Brasil (Foto: Globo Esporte)
1 - Revelou que o valor do contrato de patrocínio é variável, mas que pode, em 2018, ultrapassar a marca de US$ 20 milhões (R$ 80 milhões). E sem exigir um espaço específico na camisa, pois essa decisão é do clube - pode ser manga, omoplata, meião. Vale lembrar que hoje, por exemplo, a Caixa paga R$ 31 milhões no espaço nobre da camisa. Enfim.

2 - Indicou que pretende contratar um reforço 'internacional top' para o Corinthians, de um país cuja seleção esteve nas semifinais da última Copa do Mundo (ou seja, Argentina, Alemanha ou Holanda). Segundo ele, a família está dificultando a transferência.

3 - Afirmou que a Klar enviou ao Corinthians uma proposta para a compra dos naming rights da Arena, nos termos exigidos pelo clube - ou seja, cerca de R$ 400 milhões em 20 anos de contrato. Deu a entender, ainda, que sabe quais são as outras empresas concorrentes, dizendo ainda que sua proposta corre por fora.

A despeito do deslumbramento geral com as promessas do novo parceiro do nosso Corinthians, sempre tem aquele grupo mais atento de corinthianos que quer saber mais. Tive a sorte de encontrar alguns desses torcedores em um grupo de Facebook, a Barbearia Battaglia. E o debate que se sucedeu ali, hoje de madrugada, me preocupou. E acho que deveria preocupar vocês também, por isso estou escrevendo esse texto. Mas antes, vamos aos fatos.

Os fatos

Miguel Angel Larios, dono da Klar e de várias outras empresas
Esse é Miguel Angel Larios, novo parceiro do Corinthians (Foto: BOL)

1 - A Klar não é uma empresa de capital aberto. Ela tem dono, e seu dono é um nicaraguense radicado no Brasil, chamado Miguel Angel Larios Perez. Segundo matéria da Esporte Final, ele chegou ao Brasil na década de 1970, se especializou em Engenharia Química e hoje possui uma série de empresas no Rio de Janeiro;

2 - Em 2004, Miguel Larios fundou no RJ em time de futebol, o Esporte Clube Poland do Brasil. Por acaso, esse é o nome de uma das empresas dele, a Poland Química (guarde esse nome). Mas em 2005, o clube muda de nome, para Tigres do Brasil, e graças a muito investimento, conquista duas Copas Rio (2005 e 2009) e o acesso à elite carioca, nessa temporada. Especula-se que o CT da equipe é o mais moderno do estado, e que foram gastos mais de R$ 20 milhões só na reforma do Estádio De Los Larios (sim, o estádio leva o nome da família).

3 - No último dia 22 de outubro, foi anunciada uma parceria entre Corinthians e Tigres. O Corinthians cederá atletas para o clube carioca, e em troca terá prioridade na compra de promessas que por lá surgirem. Quem representou o Tigres na coletiva foi o seu diretor-executivo, Washington Reis. Por acaso, Reis é deputado federal (PMDB/RJ), assim como nosso superintendente, Andrés Sanchez (PT/SP). Mas isso certamente é uma coincidência.

4 - Mais ou menos 40 dias depois do anúncio dessa parceria, surge a notícia do patrocínio da Klarno Corinthians. No dia do anúncio, tudo que se sabia sobre a Klar era que a empresa tinha um sitena Internet e uma fanpage no Facebook com menos de 100 curtidas (hoje já são mais de 5200). Tratou-se de um negócio rápido o suficiente para já ser concretizado na partida final do Brasileirão, contra o Avaí, no último dia 6. O resto, já comentei lá em cima: declarações sobre reforço top, rios de dinheiro, naming rights, etc.

O que preocupa a todos não é a história em si, e suas conexões não tão aparentes. O que preocupa é o que NÃO está sendo contado. Os furos. Vamos a eles:

Problema 1

Existem, hoje na Receita, 77 registros para 'Klar' na busca de CNPJ. Apenas dois apontam para empresas relacionadas ao segmento de produtos de limpeza. Amras as empresas já foram encerradas, uma em 1994 e outra esse ano. Veja abaixo:

CNPJ encerrado de uma empresa chamada Klar
CNPJ encerrado de uma empresa chamada Klar
Problema 2

A Tabor Chemicals possui um CNPJ ativo na Receita, desde março de 2014. E só. Não tem fanpage, site na Internet, nenhuma referência além disso. Ah, e curiosamente, a empresa funciona no mesmo endereço da Poland Química (lembram dela?). Mesma rua, mesmo lote, e dividem a mesma quadra. Confira:

CNPJ da Tabor Chemicals
CNPJ da Poland Química
Problema 3

Sobre a Holding GLAIC, o maior mistério: não foi encontrada NENHUMA referência ou informação na Internet. Absolutamente nada. A única coisa que se encontra, fazendo uma pesquisa, são as referências feitas pelo release do Corinthians - e vastamente replicados na mídia.

Cometi a ousadia de procurar a Klar pelos seus canais de comunicação (o site e a fanpage). Apesar de não esperar qualquer tipo de resposta, decidi fazer a eles, muito respeitosamente, as seguintes perguntas:

1 - Existe um CNPJ cadastrado para a Klar Comércio de Produtos de Limpeza, de número 18.066.896/0001-77, e que se encontra baixado, ou seja, encerrado. Sob qual CNPJ a Klar atualmente trabalha? 2 - O release do Corinthians, sobre a parceria, mostra que a Klar é uma marca do grupo Tabor Chemicals, cuja matriz possui o CNPJ 20.182.490/0001-00. Esse CNPJ está correto? 3 - Não encontrei, mesmo após longa pesquisa, nenhum site, página ou matéria a respeito da Tabor Chemicals. Qual o motivo de não existir referências sobre a empresa, na Internet? 4 - A Tabor Chemicals informou à Receita Federal um endereço onde também funciona, segundo dados da própria Receita, a Poland Química. As duas empresas dividem o mesmo endereço? 5 - O release do Corinthians, já citado anteriormente, também revela que a Tabor Chemicals é, na verdade, uma empresa que faz parte de uma holding chamada GLAIC. Porém, também não foi encontrada absolutamente nenhuma referência à Holding GLAIC na Internet. O que significa GLAIC e onde é possível encontrar mais informações sobre a companhia? 6 - O presidente da Klar, Marcelo Prado, teria admitido publicamente que existe uma proposta da empresa para adquirir os naming rights da Arena Corinthians. Essa proposta é real? 7 -...
Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Deixe seu comentário

Últimas respostas

Foto do perfil de Marcelo Fernando Magalhaes

Ranking: 361º

Marcelo 7.737 posts

@magalhaes44 em 08/12/2015 às 19:19

Não caiam no barulho da mídia. Não foi a MSI que derrubou o corinthns pra serie B. Foi a incompetência do dualib.

Nada se provou contra Kia. Ele hoje circula livremente no Brasil, e sempre pode circular na Inglaterra, um dos paises mais correros do mundo.

Mas com a incompentencia administrativa e mais a corruoção de dualib e seus parceiros e sbrinha, juntando com a mídia que fez de tudo, criou acusações infundadas e nãomprovadas, Kia tirou seu time de campo e levou seus jogadores juntos.

E o time ficou a ver navios e sem time caiu.

Acredito no Andrés e seu grupo que sempre fez muito pelo clube e é extremamente profissional com seus pares.

Então vamos ponderar, ficar de olho, e por enquanto é só patrocínio nas mangas. Esperemos a diretoria se pronunciar e tirarmos nossas conclusões. Fiquem atentos primcipalmente a Juca Kfuri, esse sempre quis detonar tudo no clube. Queri um espaço lá que nunca pode ter. Sempre sai falando mal de tudo.

PROVA: Ele foi o 1º a dizer que os dutos da Petrobras impediriam a construção da Aren? Lembram o bafafa que foi. Errou de novo e mentiu.

Ainda mais agora que é desafeto de Andrés. Calmem torcida e acredite nos fatos.

A Klar é uma marca nova mesmo. Temos que pesquisar a Holding GLAIC E a holding Tabor Chemicals, mas sem cair no barulho da mídia.

Lembrando que elas estão patrocinando o volei do clube Pinheiros e a Stock car com Burti.

E com essa mídia anti espanta mesmo todos os patrocinadores.

Foto do perfil de Ronaldo Cataneo

Ranking: 4.008º

Ronaldo 862 posts

@romaria em 08/12/2015 às 18:45

Compreendo suas dúvidas e até entendo! Mas com a experiência de Sanchez e Roberto, dois empresários e mais um monte de gente do ramo, seria possível todos caírem num engodo! Acho difícil, mas vamos aguardar!

Foto do perfil de Cleder Rogerio Maximo

Ranking: 53º

Cleder 22.512 posts

@timao01 em 08/12/2015 às 18:39

Legal a sua pesquisa e não vou criticar você, os mesmos que estão alegres agora, eram aqueles que choravam em 2007, sou a favor de parcerias, mas com parceiros idôneos (não estou falando que empresa não seja), pois depois da MSI eu fiquei escaldado.

Publicidade

Foto do perfil de Tite Corneta

Ranking: 4.262º

Tite 797 posts

@gilberto.torpix em 08/12/2015 às 18:38

Fala manos e minas, fiz umas pesquisas também e cheguei a uma tal de Poland Quimica, as informações estão aqui: http://www.meutimao.com.br/post-no-forum/3564605/depois_dos_anuncios_sobre_o_novo_patrocinador

Foto do perfil de Adilson Avelino

Ranking: 846º

Adilson 4.135 posts

@tatuado em 08/12/2015 às 18:36

Ok, qual a sua conclusão disso tudo, pois você fez uma pesquisa e tanto..

Eu ainda não tenho opinião formada sobre o assunto.

Foto do perfil de Diego Dos Santos Pereira

Ranking: 1.808º

Diego 2.085 posts

@dieegooh em 08/12/2015 às 18:31

Pelo amor de Deus pessoal, parem de postar mais tópicos da Klar aqui! Estou pegando raiva da Klar só por causa desses 1 milhão de tópicos que já fizeram, kkkk...