x
Fórum do Corinthians

O problema parte da defesa

Foto do perfil de Plinio

Plinio 9 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 11/09/2020 às 17:40
Por Plinio Giongo (@plinio.giongo)

[MINHA OPINIÃO]

Eu acompanho o time do Corinthians, religiosamente, desde a queda da segunda divisão, vi os times serem montados por Mano Menezes, Tite, Carille e agora Tiago Nunes.

O jogo do Corinthians é fundamentando na saída pelos laterais, podem observar nos jogos que sempre os zagueiros procuram as opções pelos alas (principalmente Fagner). A partir desse ponto os zagueiros trocam passes lentos alternado os laterais para iniciar o ataque.

Os marcadores do time adversário reduzem os espaços forçando o Corinthians a jogar passes forçados do lateral para os pontos, esses que são forçados a jogar de costas a marcação para ultrapassagem dos laterais. Os ponteiros do time, que normalmente são franzinos, muitas vezes não conseguem fazer a parede para ultrapassagem dos laterais, vide Janderson, Mosquito, Leo Natel, Pedrino...Romero era um dos poucos que conseguia fazer esse papel, porém usava de catimba para sofrer a falta muitas vezes.

Para resolver esse problema, Tiago Nunes tentou puxar Cantillo para distribuir os passes se aproximando dos zagueiros, porém, Corinthians acaba sendo superado numericamente no meio, logo Luan (ou Araos) jogam com um marcação bem apertada sobre eles, acabando que o Corinthians sempre perde a bola fazendo esse tipo de jogada.

Todo time que minimamente estuda o Corinthians sabe que se deixar o Corinthians tocar a bola no campo de defesa e fechar as alas, eventualmente roubara a bola e achara os espaços.

Se observarem o jogo do Atletico-mg vs Corinthians, foi essa a mudança que Sampaoli fez para o segundo tempo daquela partida, deixar o Corinthians no campo de defesa tocando a bola e pressionar os laterais para roubar a bola e apostar nos erros de passe. Não deu outra, foi jogo que poderia ter terminado 7 a 2 pros donos da casa.

[SOLUÇÃO 01]Vejo um problema cronico no Corinthians por essa saída de bola, as soluções para isso seriam zagueiros rodarem a bola mais rapído e não ficarem tocando a bola com passividade na defesa. O técnico deveria cobrar mais essa questão.

https://www.meutimao.com.br/noticias-do-corinthians/316891/lateral-revela-que-guardiola-mostrava-videos-do-corinthians-para-ensinar-o-que-nao-se-deve-fazer Lateral revela que Guardiola mostrava vídeos do Corinthians para Lateral revela que Guardiola mostrava vídeos do Corinthians para 'ensinar' o que não se deve fazer Pep Guardiola é um dos maiores treinadores do mundo e ainda possui uma relação especial com o Corinthians. O técnico mostrava vídeos do jogo do Timão para... meutimao.com.br meutimao.com.br

Essa é uma matéria onde Guardiola fala justamente isso.

[SOLUÇÃO 02] Para o problema de saída, Corinthians poderia recuar na saída de bola a marcação do ataque, diversas vezes, vejo a linha de ataque corinthiana jogando muito próxima da área do outro time, há pouca compactação das linhas. Recuando as linhas, teriam espaço para lançamentos para os ponteiros, além do que, Jô poderia recuar para fazer a distribuição de bola junto do meia, que tiraria o peso do meia. Fazendo o recuo da linha ofensiva, faria com que os zagueiros adversários saissem mais da área e os laterais ficassem mais preocupados com os avanços dos ponteiros, assim dando mais espaço para avançar ofensivamente.

[SOLUÇÕES PARA POSIÇÃO]

Acredito que mesmo fazendo essa alternativas, Corinthians tem problemas com peças para execução. A zaga precisaria urgemente contratações de zagueiros com melhores passes e que fossem mais velozes para fazer recomposição, tanto Danilo Avelar quanto Gil são lentos e não conseguem nem dar combate nos espaços achados pra zaga.

Outra questão que acredito que Fagner seria bem melhor usado em campo como atacante, pelo nível de habilidade e velocidade, por isso Corinthians precisaria contratar um lateral direito para posição, para esquerda, acredito ser muito cedo para queimar Piton, mas deveria contratar um lateral regular para sombra, acredito que possua futuro.

Bem essa é MINHA OPINIÃO, não sou especialista e acho que essas seriam possíveis soluções para atual situação do Corinthians.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Deixe seu comentário

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Mentalista

    Qual titular você venderia?

    Última resposta há 50 segundos por Kimbo Badd

    30respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Ídolos da Fiel

    Junto com o Pelé, temos pelo menos mais uns 10 craques que participaram dos 3 títulos mundiais..

    Última resposta há 1 minuto por José Oliveira

    19respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Rafael Girão

    Corinthians quebrou

    Última resposta há 2 minutos por Kimbo Badd

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Edórgenes Da Silva Aragão

    Pelo amor de Deus!

    Última resposta há 2 minutos por Kimbo Badd

    9respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Alan

    Quem considera Messi o melhor da história, está errado

    Última resposta há 3 minutos por José Oliveira

    22respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Ana Paula Araújo Verificado

    Dida reforça carinho pelo Corinthians e relembra passagem histórica: 'Fomos campeões'

    Última resposta há 3 minutos por Sammyr Abdala

    55respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de marselo

    ENQUETE: Quem foi melhor no Corinthians?

    Última resposta há 4 minutos por Omar Sanches Filho

    56votos

    acessar o tópico
  • Avatar de Maria Luiza Carvalho Verificado

    ENQUETE: Entre os sete reforços de 2026, qual foi a melhor contratação do Corinthians até agora?

    Última resposta há 5 minutos por Douglas Marmota

    50votos

    acessar o tópico
  • Avatar de Feenando de Oliveira

    Messi imitou ricardinho 2001 kkkkk!

    Última resposta há 5 minutos por Messi Corinthiano

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Daniel Barbosa

    A queima de fogos nos jogos do Corinthians são supervalorizadas?

    Última resposta há 7 minutos por Mosqueteiro

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fred o mito não será censurado

    André Negão

    Última resposta há 8 minutos por Kimbo Badd

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Matheus Assumpção

    Se deixar a Argentina leva o tetra

    Última resposta há 9 minutos por Cavalinho du Corinthians

    21respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Alexandre Felipe Saulo

    Vitalício bom é vitalício?

    Última resposta há 10 minutos por Cavalinho du Corinthians

    12respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Lucas de Souza Portella

    Dia 324 e 325 suplicando por misericórdia para o Corinthians

    Criado há 10 minutos por Lucas de Souza Portella

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Manoel Corinthians

    Mbappé X Messi

    Última resposta há 11 minutos por Fabio francisco barbosa dos prazeres das chagas

    5respostas

    acessar o tópico