x
Fórum do Corinthians

Permitam-me um (longo) desabafo

Foto do perfil de Ivan

Ivan 163 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 03/11/2019 às 21:19
Por Ivan Sampaio (@ivan.sampaio)

Não sou de ficar postando 'textão', onde quer que seja. Todavia, ao ver a história e as cores do Corinthians sendo destruídas jogo após jogo, não aguento mais ficar calado.

Pois bem.

Nasci em berço corintiano, o time que meu pai, ex-metalúrgico que emigrou do Piauí para SP na década de 70, escolheu torcer após influência de alvinegros de 'firma' que insistiam para que os acompanhasse para os estádios. De alguém que não sabia nada de futebol, tornou-se um torcedor fanático.

Lembro de ter chorado copiosamente em 1994, quando tinha 6 anos, ao perdermos a final do brasileiro para o Palmeiras, como lembro da apoteose dos títulos Paulista e da Copa do Brasil de 1995.

O complicado jogo da vida prega peças, porém...

As coisas ficaram bastante difíceis e meu pai resolveu voltar para o Nordeste em 1996. Na roça, sem energia elétrica, o único meio de comunicação disponível era um rádio a pilha, o qual, entre inúmeros chiados, conseguíamos ouvir os jogos do Corinthians. Para exemplificar, os títulos da Copa Rio São Paulo e Copa do Brasil (2002) e Brasileiro (1998,1999 e 2005) acompanhamos quase que integralmente via rádio. Mas nunca deixei de tentar ouvir o Corinthians jogar.

Entre idas e vindas, mudei-me do sertão piauiense, fiz faculdade. A traumática queda em 2007 ficará para sempre em minha memória. Mas parece que o meu amor pelo Corinthians só aumentou. Todos os jogos da Série B que foram transmitidos pela Rede TV! Nas tardes de sábado com Luiz Alfredo e Ronaldo Giovanelli eu assisti.

O tempo passou, mudei de cidade e de estado, consegui emprego. Os tempos são outros, e felizmente, eu e meu pai podemos acompanhar os jogos através de TV por assinatura.

Tinha um sonho de um dia assistir um jogo do Corinthians no estádio, o que pude realizar pela primeira vez em 2015, assistindo aos jogos contra a Portuguesa e Penapolense (Paulista). Não contive minha emoção ao pisar na Arena pela primeira vez. Uma emoção ainda mais forte sentiria ao me fazer presente na Arena em 2017, na vitória por 3 x 2 contra o Palmeiras, no jogo que veio a praticamente decidir o nosso heptacampeonato.

Mas por que eu fiz toda essa narrativa?

O meu intuito foi dizer que, apesar das dificuldades, nunca deixei de acompanhar o Corinthians porque sempre nosso time foi sinônimo de GARRA, RAÇA, SUPERAÇÃO, VONTADE. Ainda que fosse pelo rádio, sempre se dava um jeito de assistir a jogos.

No entanto, o dano que Carille tem feito à instituição é algo extremamente danoso. Diferentemente do que o Sr. Danilo Avelar falou recentemente, não vamos ao estádio nem ligamos a televisão achando que veremos espetáculo. A nossa história é repleta de campeonatos conquistados com times desacreditados, a exemplo do primeiro título nacional (1990), e mesmo o time campeão da Libertadores e Mundial (2012).

Durante todo esse tempo, esta é a primeira vez em que não sinto vontade de assistir aos jogos do Corinthians, tampouco lamento quando não é possível acompanhar, como no mês passado em que estava viajando.

Excetuando-se alguns jogos do Campeonato Paulista (contra o Palmeiras, 1º jogo contra o Santos e as finais), o que temos assistido não são partidas de futebol, mas verdadeiras pelejas. É inadmissível sofrer para empatar contra o Ferroviário-CE, ser surpreendido em casa pelo Avenida-RS, time que nunca havia saído do seu Estado, e tomar um 'banho de bola' do inexpressivo Independiente Del Valle. Sem contar que, das poucas vitórias que temos no Campeonato Brasileiro, quase todas foram conquistadas no primeiro turno, e sobre times que estão ou estavam no pelotão inferior da tabela de classificação (p. Ex.: Botafogo, CSA, Chapecoense, Fortaleza).

Além de ser um time que não demonstra qualquer vontade e raça em campo, à beira do gramado estava um treinador que, dentre outras coisas: 1) apegado a um único esquema tático, ainda que troque nomes; 2) insiste com figuras como Clayson, e ainda tem a ousadia de elogiá-lo, a exemplo do que ocorreu quando respondeu ao repórter do Premiere antes da partida contra o CSA; 3) quando resolve jogar com 2 atacantes, põe o Love de 'secretário-de-lateral'; 5) adota como critério de escalação de um centroavante a eficiência na 'bola aérea defensiva'; 4) concede entrevistas desastrosas, sempre transferindo a terceiros as responsabilidades por maus resultados; etc etc.

Sim, soube em tempo real que o Sr. Carille foi demitido. É uma medida imediata e extremamente necessária, porém somente isso não irá resolver, pois ele é apenas um dos pequenos reflexos de uma série de decisões equivocadas tomadas pela diretoria, e, ao que me parece, propositalmente.

A estrutura do Corinthians está apodrecida e carcomida. Quanto mais tempo a chapa Corrupção e Incompetência estiver cometendo desmandos, mais próximos estaremos do total descalabro financeiro.

Andre$ e seus sucessores sempre mantiveram essa conversa fiada de que não podem fazer contratações de peso e que é necessário respeitar o teto salarial do time. Porém, abarrotam o elenco com contratações medianas/medíocres, tudo na intenção de gerar comissões e taxinhas. A folha salarial do Corinthians é uma das maiores do futebol nacional e a dívida só aumenta!

O time possuía 17 volantes em seu elenco ( https://www.meutimao.com.br/noticias-do-corinthians/314693/corinthians-passa-a-ter-contrato-com-17-volantes-se-confirmar-chegada-de-matheus-jesus-veja-lista Corinthians passa a ter contrato com 17 volantes se confirmar chegada de Matheus Jesus; veja lista Corinthians passa a ter contrato com 17 volantes se confirmar chegada de Matheus Jesus; veja lista Matheus Jesus, destaque do Campeonato Paulista, chega para dar mais uma opção de volante para Carille. A contratação, porém, não chega pela falta de... meutimao.com.br meutimao.com.br ), mas temos que aturar Jr. Urso caminhando em campo. Afinal, que maldito planejamento é esse?

Cansei de perder meu tempo assistindo tristes pelejas protagonizadas por jogadores sem alma, sem vontade e sem qualquer respeito pela torcida; cansei de um treinador que, embora seja um maestro de uma nota só, transformou-se em uma pessoa prepotente; mas, principalmente, cansei desta diretoria composta por incompetentes e até mesmo por dirigentes com passagem pela polícia, seja como investigados, seja como réus.

Enfim, desculpem-me estas tristes e longas linhas, contudo nem tenho mais palavras para descrever a tristeza que sinto em ver a história do Sport Club Corinthians Paulista sendo atirada à lama, dentro e fora dos gramados.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Deixe seu comentário

Últimas respostas

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Érik Januário da Silva

    Vou explicar para quem ainda não entendeu a lógica do PSJ

    Última resposta há 19 minutos por Senhor Madruga

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Feenando de Oliveira

    Messi imitou ricardinho 2001 kkkkk!

    Última resposta há 21 minutos por Luciano Gomes

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Ana Paula Araújo Verificado

    Dida reforça carinho pelo Corinthians e relembra passagem histórica: 'Fomos campeões'

    Última resposta há 22 minutos por Ariovaldo Pinto De Souza

    69respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fala Timao

    Saudosismo é doença

    Última resposta há 22 minutos por Nelson 77

    13respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Matheus Assumpção

    Postura invejável do Atlético de Madrid

    Última resposta há 23 minutos por Jorge Perna

    7respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Vinicius

    Mbappe tem 16 jogos na copa do mundo e 16 gols

    Última resposta há 27 minutos por Headbanger Fiel

    27respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Hugo Alves

    Conheci o Marcelo Paz

    Última resposta há 45 minutos por The Ombudsman

    22respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Chato do Forum

    O Pessoal está descobrindo agora que os jogadores do Pep Guardiola são apenas Robôs

    Última resposta há 46 minutos por Joseph Schwalk Dias

    9respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Mosqueteiro

    França é o Brasil de 98-02-06

    Última resposta há 46 minutos por Leandro Ferreira da Silva

    9respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Jota Sampaio

    Cristiano Ronaldo é muito maior do que o Messi

    Última resposta há 46 minutos por Ryan Andreoli Marcandal

    13respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Nicolas

    Messi ainda tem a seleção da Jordânia no 3 jogo kkkk

    Última resposta há 46 minutos por Vinicius

    26respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Kimbo Badd

    E essa dos Enzos apagando a história kkkkkkkkk

    Última resposta há 47 minutos por Lucas ¨

    59respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de José Oliveira

    Senegal: lindo ver time tomando gol em saída de bola na área

    Última resposta há 1 hora por Lucas Cren

    10respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Fábio Corinthiano

    Um jogador com 39 anos, que já conquistou tudo na vida, e ainda tem essa vontade de vencer...

    Última resposta há 1 hora por Kimbo Badd

    25respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de AMIN IBN CHAHRUR

    Se pensar em quartas de final, esses serão os adversários :

    Última resposta há 2 horas por Luan Rodrigues

    6respostas

    acessar o tópico