x
Fórum do Corinthians

Discordo que o Corinthians precisa virar SAF

Foto do perfil de Carlos

Ranking: 5.194º

Carlos 615 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 25/03/2026 às 13:57
Por Carlos Arriero (@carlos.arriero)

A discussão sobre o Coringão virar SAF costuma aparecer quando se compara a situação financeira e esportiva de clubes que adotaram esse modelo, como Botafogo e Vasco. A situação do Corinthians, apesar de caótica, é MUITO diferente da situação dos clubes citados.

Situação do Corinthians:
O Corinthians tem algumas características importantes que os outros não têm:

- Uma das maiores torcidas do Brasil
- Receita anual muito alta (bilheteria, TV, patrocínio)
- Marca muito forte comercialmente
- Apelo midiático gigante
- Está na maior cidade das Américas

Problemas

- Dívida bilionária (especialmente ligada à arena)
- Estrutura política associativa que gera instabilidade administrativa
- Dificuldade em transformar receita alta em equilíbrio financeiro

Ou seja: o Corinthians não é um clube com seus processos travados ou quebrados, mas mal gerido historicamente.

NÃO É DE HOJE

Situação do Botafogo:
O Botafogo estava À BEIRA DA MORTE. Hoje sem a SAF estaria na série C. É como se fosse oferecido um tratamento pouco testado para um paciente de alguma doença terminal. Ele não tinha o que perder. É questão de tempo para o Botafogo voltar a cair pelas tabelas. Mas a SAF trouxe uma sobrevida. E ainda trouxe uma Libertadores. Não vejo desvantagens na SITUAÇÃO EXTREMA que o Botafogo estava.

John Textor trouxe:

- Forte injeção de capital
- Reestruturação de dívidas
- Investimentos em elenco e estrutura

Agora vamos lá: O Corinthians não conseguiria fazer essa mudança com as próprias pernas? Uma gestão séria e profissional não conseguiria esses mesmos resultados? O Corinthians não se encontra à beira da morte.

É muito claro o que precisa ser feito:

- Governança profissional
- Estabilidade política
- Gestão financeira disciplinada: separar o futebol do social
- 1 Gestor para o Futebol
- 1 Gestor para o Clube Social
- 1 Gestor para a Arena

Só que muita gente ganha muito dinheiro dentro do Corinthians e não quer ver o clube profissionalizado por interesses pessoais. Se isso for destravado com o MP no Corinthians, preparem-se porque o Corinthians enfim será colocado nos trilhos.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Deixe seu comentário

Melhor resposta

Foto do perfil de Jonathan Lopes Monteiro

Ranking: 8.822º

Jonathan 264 posts

@jonathan.lopes.mont1 em 25/03/2026 às 14:07

Cara... Muita gente discorda, mas a questão tributária que está por vir tornará obrigatória a mudança para uma SAF... O Corinthians hoje já tem donos, ques são esses ratos que hoje estão lá.. E nós ficamos aqui igual trouxas discutindo se SAF é boa ou não...

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Kauê Teodoro

Ranking: 7.341º

Kauê 362 posts

@kaue-teodoro3 em 25/03/2026 às 14:17

Mano, dá pra acabar com seu argumento só usando isso aqui: Clubes associativos iram ter uma alíquota maior que SAFs. Ponto.

Foto do perfil de Leonardo Abreu

Ranking: 2.671º

Leonardo 1.404 posts

@leonardo.abreu3 em 25/03/2026 às 14:02

O problema de não virar SAF é a autarquia que o clube virou...se existisse seriedade, pensamento em prol do clube COM CERTEZA SAF não seria interessante muito menos intervenção publica, mas basta ver como é a realidade do Corinthians e seus 'diretores' que você consegue entender que a SAF deixou de ser opção e passou a ser necessidade

Foto do perfil de Fabio Francisco Barbosa Dos Prazeres Das Chagas

Ranking: 4º

Fabio 72.759 posts

@caachorrodoido em 25/03/2026 às 14:00

Eu também sou contra

Foto do perfil de Mr Neto

Ranking: 1.564º

Mr 2.396 posts

@mr.neto10 em 25/03/2026 às 14:00

Infelizmente o que precisa ser feito só será se vier uma SAF. Enquanto o poder estiver nas mãos desse associativo sem vergonha, as gestões serão sempre amadoras e corrupt4s