x
Fórum do Corinthians

O time é refém de Yuri Alberto ou de um único modelo de jogo?

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de João

Ranking: 3.228º

João 1.125 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 14/03/2026 às 10:44
Por João Paulo (@jo.paulo)

A ausência de Yuri evidencia o quanto o sistema ofensivo do Corinthians foi estruturado em torno de suas características. O atacante é um jogador que se destaca por atacar os espaços, fazer movimentos em profundidade e aproveitar lançamentos longos ou bolas esticadas nas costas da defesa. Esse tipo de movimentação é fundamental quando a equipe joga de forma reativa, explorando contra-ataques e transições rápidas. Sem ele, o time perde uma válvula de escape importante: falta quem estique o campo, pressione a última linha adversária e transforme recuperações de bola em chances claras de gol.

Por outro lado, essa dependência individual também revela uma limitação coletiva. O Corinthians parece funcionar melhor quando encontra adversários que se expõem e permitem transições rápidas. Quando enfrenta equipes que jogam com linhas baixas e postura defensiva — a chamada “retranca” — surgem as maiores dificuldades.

Assim, o problema central talvez não seja apenas a ausência de Yuri Alberto, mas a falta de um plano alternativo de jogo. Times competitivos costumam ter mais de um repertório tático: conseguem reagir, mas também sabem propor. Quando um elenco depende excessivamente de um perfil específico de atacante para que o modelo funcione, qualquer ausência expõe fragilidades estruturais.

O Dorival precisa mudar o repertório da equipe, a solução passa pela criatividade de um treinador que se diz injustiçado pela seleção. O time precisa de alternativas urgentes.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Deixe seu comentário

Melhores respostas

Foto do perfil de Jorge Perna

Ranking: 351º

Jorge 7.883 posts

@jorge.perna em 14/03/2026 às 10:58

Falam como se Yuri Alberto decidisse todos os jogos, mas não.

O time é ruim mesmo, mal treinado e com um bando de jogador preguiçoso que escolhe jogo pra dar o sangue.

Foto do perfil de Bobcell Games

Bobcell 28 posts

@bobcell.games em 15/03/2026 às 00:07

Dorival tem que entender que pra jogar com Gui negão ou Pedro Raul precisa ter dois pontas pra fazer a jogada para o centroavante, acho que o Dieguinho deveria ser mais aproveitado.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Marcelo Silva

Ranking: 3.376º

Marcelo 1.061 posts

@marcelo.aparecido.d2 em 17/03/2026 às 18:05

Na verdade nem um nem outro...o Corinthians não tem um único esquema tático definido somente experiência atrás de experiência que as vezes acontece um resultado positivo e nada mais..

Foto do perfil de Josias Lima

Josias 198 posts

@jotta924 em 16/03/2026 às 20:16

O time é refém de um clube semi falido com amadores que se julgam profissionais afundando toda história e brilho que resta. Enquanto tiver uma diretoria que trabalha contra o clube, vai ser daí para o sub-solo do limbo.

Foto do perfil de Reinaldo Guima

Ranking: 5.752º

Reinaldo 527 posts

@reinaldo-guima em 16/03/2026 às 19:26

É refém de único modelo de jogo, facão de centroavante avante ou cruzamento baixo pelas laterais... A gente reclama do Pedro Raul, sabemos que o cara é 'bom' no jogo aéreo, me digam quantas bolas aéreas chegaram para o cara tentar fazer gol? Não é possível que ninguém vê isso... No esquema que está o Corinthians só serve centroavante de mobilidade... Qualquer outro que não tenha essa maneira de jogar morre de fome e faz tempo já, desde da última boa temporada do Jô... Minha humilde opinião.

E VAI CORINTHIANS!

Foto do perfil de Cristiano Araujo Da Silva

Ranking: 442º

Cristiano 6.701 posts

@bravo em 16/03/2026 às 19:09

Essa é fácil de responder, lógico que o problema é o plano de jogo, o time e alguns momentos jogou com 4 volantes, contra time da série D, sem pontas, e o meia do time é um volante que é o Bidon, isso é ridículo.

Publicidade

Foto do perfil de Alisson De Campos

Alisson 38 posts

@alisson-de-campos em 16/03/2026 às 19:04

Refém de um único modelo de jogo, graças ao dorival Pardal.

Foto do perfil de Luidger Gomes Gonzaga

Ranking: 2.360º

Luidger 1.615 posts

@luidger.gomes.gonza1 em 16/03/2026 às 17:25

O Corinthians é refém desse esquema de jogo desde o Ramón, tanto que quando sai desse modelo, o time sofre pra jogar. Antes a desculpa era a falta de peças, agora não sei qual é, porque opções tem.

Foto do perfil de All Colatra

Ranking: 40º

All 27.218 posts

@all.colatra em 16/03/2026 às 17:03

Não acho que o Corinthians dependa do Yuri, mas é verdade que sente falta de suas características, até porque no time titular ninguém dá velocidade e profundidade

Ontem o time foi melhor do que em outros momentos porque teve o Kaio César, que apesar de ser um jogador diferente do Yuri, também da velocidade e profundidade ao time

De toda forma, o time precisa achar outras formas de atacar, criar variações, e penso que será mais fácil isso acontecer agora com o elenco com mais opções disponíveis

Foto do perfil de Rubens De Castro Lima Junior

Ranking: 8.272º

Rubens 295 posts

@rubens-de-castro-li3 em 16/03/2026 às 16:47

Corinthians e refém dos quadrilheiros e agora de dormival