x
Fórum do Corinthians

A questão não é "SE" o Corinthians vai falir

Tópico popular Entenda as regras
Foto do perfil de Matheus

Ranking: 5.321º

Matheus 595 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 28/11/2025 às 12:27
Por Matheus Medeiros (@matheusmofc)

É QUANDO ele vai falir. É isso. Isso é foda, não estou vendo saída nisso.

'⚫️⚪️ | A dívida do Corinthians com a União Federal cresceu mais de R$ 400 milhões em um ano e chegou a R$ 580,1 milhões inscritos na Dívida Ativa, segundo dados da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. No mesmo período de 2024, o valor era de R$ 181,7 milhões.

Essa informação saiu na ESPN e tem respaldo da Procuradoria Geral da Fazenda.

Tem muita gente comprando narrativa de “corte de gastos”, “reorganização” e “separação do futebol e clube social” como se fosse solução. Não é. Isso é maquiagem. A verdade nua e crua é que o Corinthians está entrando em pré-insolvência e, se nada mudar estruturalmente, o colapso é inevitável. Vou explicar com fatos, não com opinião.

A dívida com a União explodiu.
De R$ 181 milhões em 2024 → R$ 580 milhões em 2025.
Isso não é normal. Isso não é “gestão ruim”. Isso é incapacidade total de pagar obrigações básicas como impostos, INSS e FGTS. É o tipo de situação que coloca empresa em falência e clube em intervenção federal. Para comparar: Palmeiras deve R$ 10 milhões, São Paulo R$ 3 milhões, Santos R$ 1,3 milhão. O Corinthians deve 580 milhões. É surreal.

No futebol, o buraco é ainda maior: R$ 2,7 bilhões em dívidas totais, déficit anual de R$ 83 milhões, transfer bans novos surgindo em cascata, risco de atraso salarial, juros monstruosos e um fluxo de caixa que simplesmente não fecha. A diretoria fala em “corte de R$ 15 milhões” com modalidades olímpicas como se isso fosse salvar algo — mas só os JUROS do Corinthians passam de R$ 120 milhões por ano. É enxugar gelo. E enxugar mal.

E pra piorar tudo, o Fair Play Financeiro da CBF entra em vigor em 2026, exigindo superávit, limite de folha, dívidas em dia e fluxo de caixa saudável. O Corinthians, hoje, viola praticamente TODOS OS CRITÉRIOS. A partir do ano que vem, isso significa: retenção de receitas, perda de pontos, transfer-ban automático, bloqueio de registro no BID e rebaixamento administrativo. Não é exagero: o clube simplesmente não tem estrutura financeira para sobreviver ao FPF operando no modelo atual.

Aí entra o precedente mais perigoso de todos: o caso do Vitória, que recebeu intervenção judicial esta semana por usar o RCE apenas para empurrar dívida, sem reestruturar nada. Quando você olha os critérios que o juiz usou para intervir no Vitória, o Corinthians preenche todos — e pior: denúncias do Ministério Público, investigações de lavagem de dinheiro, ingerência política absoluta, conselheiros investigados, balanços confusos, dívida tributária explosiva, transferências não pagas, rombo crescente e uso político do RCE. Se o Vitória precisou de administrador judicial, o Corinthians está ainda mais apto a receber o mesmo. E com razão.

O torcedor pode continuar acreditando em corte de basquete, futsal e “gestão dura” se quiser… mas isso não muda a realidade matemática. O Corinthians está entrando na fase final do colapso estrutural, e as notícias não estão ficando mais leves — estão ficando mais graves a cada 48 horas. Quem olhar para os números vai entender: não é mais “se” o Corinthians vai quebrar. É quando. E quanto mais demorarem pra admitir isso, maior será a pancada quando vier.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Deixe seu comentário

Melhores respostas

Foto do perfil de Daniel Santos Fernandes

Ranking: 181º

Daniel 11.516 posts

@daniel.santos.fernan em 28/11/2025 às 12:53

Era para ser discutido em caráter de urgência uma SAF, mas o papo é de 0,5% de repasse do faturamento para os conselheiros, 12 vice-presidentes, vitalícios honoráveis, voto do fiel torcedor por um valor absurdo, à partir de 2029 ou 2032, com os mesmos caras que destruíram o Corinthians concorrendo, sem contar que roda entrevista de gente lá de dentro é tipo desse lixo de André Negão, entre outros, que não vai virar SAF nada e se virar, o clube terá a maior fatia, pq acreditam nesse modelo associativo falido, puramente para continuarem com privilégios...

Se não acontecer uma revolução muito grande de fora para dentro, o Corinthians tem prazo de validade expirando.

Esse sábado, por exemplo, tinha que ser público ZERO, e do lado de fora protesto pesado.

Foto do perfil de Victor 1

Ranking: 115º

Victor 14.583 posts

@victor.pr em 28/11/2025 às 13:16

Uma empresa com déficit anual de 400 milhões já estaria em processo de falência e vendendo ativos pra pagar dívidas. Já pensou o Corinthians ter que vender o estádio, que nem terminou de pagar ainda, pra arrecadar dinheiro pra pagar as dívidas? Corinthians é um morto adiado, um zumbi.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Nelson 77

Ranking: 975º

Nelson 3.653 posts

@nelson-capas em 29/11/2025 às 04:56

Falir vai você e sua lingua augorenta

Foto do perfil de Deco 20

Ranking: 22º

Deco 35.453 posts

@deco20 em 28/11/2025 às 16:36

Como isso?

Como uma rubrica dessa evolui nessa velocidade?

Foto do perfil de Senhor Madruga

Ranking: 3.477º

Senhor 1.023 posts

@robert-furimika em 28/11/2025 às 16:09

Peraí quer dizer então que essa dívida com a União de 580 Mi é separada do futebol 2.7 bi?

Se positivo, então o Corinthians ultrapassou os 3 bi, não?

Foto do perfil de Senhor Madruga

Ranking: 3.477º

Senhor 1.023 posts

@robert-furimika em 28/11/2025 às 16:06

Puts! Tá feia a coisa

Publicidade

Foto do perfil de Pedro Henrique Longhi Marin

Ranking: 9.451º

Pedro 234 posts

@pedro-henrique-longh em 28/11/2025 às 16:06

O Lulinha e o Xandão tem que ajudar a gente, eles não são Corinthianos?

Foto do perfil de Wildem Oliveira

Ranking: 1.581º

Wildem 2.365 posts

@wildem.oliveira em 28/11/2025 às 16:06

Essa dívida do Corinthians já passou dos 3 milhões. Vamos descobrir isso depois. Tudo no Corinthians é assim.

Foto do perfil de Johnny Herrera

Ranking: 1.982º

Johnny 1.903 posts

@johnnyherrera em 28/11/2025 às 15:55

Se não quer cortar gastos quer o que?

Aumentar a receita não é garantido, já tem patrocinadores, cotas de televisão, venda de ingressos, merchan...só falta boas vendas de jogadores, mas corte de gastos tem que fazer parte sim.

Foto do perfil de Diego X Regiane Abreu

Diego 23 posts

@diego.x.regiane.abre em 28/11/2025 às 14:20

Quem tiver dinheiro pra comprar vai fazer um dos maiores investimentos da história o Corinthians vale muito mais que 3 bilhões de reais! Vai sair de graça por causa de um bando de ladrões que destuíram o clube! Aliás teria que ter uma denúncia formal no Ministério Público de SP para que todas as pessoas envolvidas em irregularidade fossem presas e tenham seus bens bloqueados, investigando todos os conselheiros dos últimos 10 anos!