x

Post de Daniel no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Sinceramente, é um bom reserva, não acho que será ele vai subir o patamar do time.

em Bate-Papo da Torcida > Análise dos gols do Gustavo pelo Fortaleza

Em resposta ao tópico:

Fala, fiel.

Encontrei os vídeos dos 30 gols que o Gustagol fez pelo Fortaleza. Decidi fazer uma pequena análise deles pra ajudar a entender melhor quais são as características desse jogador e o que podemos esperar dele em 2019.

Deixo claro que não sou analista de futebol/desempenho, apenas fiz essa pequena estatística por lazer.

Vamos lá:

Dos 30 gols que ele fez, 12 foram de cabeça (40%), 15 foram com o pé direito (50%) e apenas 3 foram com o pé esquerdo (10%)

Desses, 14 foram dentro da pequena área (46,7%), 15 foram dentro da grande área (50%) e somente 1 deles foi de fora da área (foi um gol de falta que ele fez contra o Guarani, pela Série B).

Pra fazer esses gols, em 25 (!) deles o Gustavo deu apenas um toque na bola (83,3%). Isto é, recebeu a bola em condições de finalizar e mandou pra rede, sem nem precisar dominar. Em 4 deles, ele dominou e finalizou (13,3%). Em apenas 1 dos gols, o Gustagol caminhou com a bola pra chutar, numa puxada de contra-ataque

Achei importante também destacar que 29 desses gols foram com a bola rolando (96,6%). Apenas 1 gol de bola parada (batendo uma falta).

O primeiro dado que me surpreendeu foi justamente esse, de que o Gustavo não fez NENHUM gol de pênalti. Geralmente a gente vê esses centroavantes com vários gols na temporada com inúmeros gols de bola parada (caso do Henrique Dourado pelo Fluminense, por exemplo). Não foi o caso, 96,6% dos gols dele foram com a bola rolando. Achei isso surpreendente.

Fica nítido também que o Gustavo acrescenta MUITO na jogada aérea do Corinthians. Se nesse ano não fizemos tantos gols assim de cabeça, isso pode ser uma estratégia diferente pra 2019. O Carille fica com mais uma opção ofensiva para o time.

É evidente também que ele tem uma característica muito diferente do Jô e não podemos exigir isso do Gustagol. Se com o Jô nós vimos vários gols em puxadas de contra-ataque, com o Jô caminhando com a bola, não veremos isso com o Gustavo. Como eu mostrei ali em cima, 25 dos 30 gols dele foram com apenas UM toque na bola. Alguém cruza/rola a bola pra ele em condições de finalizar e ele guarda.

Fica claro que o Gustavo vai depender MUITO do bom desempenho dos meias do Corinthians. Ele não vai caminhar com a bola e não vai criar por si só chances claras de gol. Ele é um finalizador nato e depende muito de ser acionado pelos armadores do time.

Dito isso, acho que, antes de qualquer coisa, a torcida vai precisar de muita paciência com o Gustavo e necessita entender quais são as características dele.

Se esperarmos enxergar o Jô no Gustavo, vamos nos frustrar muito. O que podemos esperar é um finalizador que joga dentro da área e que tem um ótimo jogo aéreo.

Entendo que ele pode ser muito importante na temporada que vem, vindo do banco ou mesmo saindo como titular em alguns jogos. É mais uma opção ofensiva para o time, que pode trazer uma alternativa diferente para o esquema tático.

Espero ter ajudado com essa análise!

Responder ao post do Daniel

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Nicolas

    A casa tá caindo por isso fechando com site de puta

    Última resposta há 7 segundos por Kimbo Badd

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de B R C

    Tévez falando do confronto do Corinthians na Libertadores contra o Rosario Central

    Última resposta há 37 segundos por VIÚVA VP

    21respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Marcio Serrão

    Timão 1962

    Criado há 18 horas por Marcio Serrão

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Manoel Corinthians

    Japoneses não tem mais respeito pelo Brasil (estão nos zoando)

    Criado há 47 segundos por Manoel Corinthians

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Carlos Luis Filho

    O Corinthians precisa de intervenção antes que seja tarde demais

    Última resposta há 50 segundos por Kimbo Badd

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Kimbo Badd

    Não precisa ser vidente mas vivemos para vermos os japoneses falando isso da seleção

    Última resposta há 3 minutos por Cleder Rogerio Maximo

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Matheus Assumpção

    Se vender os principais jogadores e perder o Memphis

    Última resposta há 3 minutos por Matheus Reus

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Filipe Silva

    Tankando o Bostil kkkkkk...

    Última resposta há 3 minutos por Vitor Ramos

    10respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Falcão

    Fatal M = Mais dinheiro para as caravanas dos Gaviöes

    Última resposta há 4 minutos por Márcio José Rodrigues

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Corneta .

    CazeTV: para quem achava "normal"...

    Última resposta há 5 minutos por Silvio Pereira

    12respostas

    acessar o tópico