x

Post de Renato no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Ou seja, vamos ter paciência com ele até se adaptar ao time e ficar entrosado

em Bate-Papo da Torcida > Análise dos gols do Gustavo pelo Fortaleza

Em resposta ao tópico:

Fala, fiel.

Encontrei os vídeos dos 30 gols que o Gustagol fez pelo Fortaleza. Decidi fazer uma pequena análise deles pra ajudar a entender melhor quais são as características desse jogador e o que podemos esperar dele em 2019.

Deixo claro que não sou analista de futebol/desempenho, apenas fiz essa pequena estatística por lazer.

Vamos lá:

Dos 30 gols que ele fez, 12 foram de cabeça (40%), 15 foram com o pé direito (50%) e apenas 3 foram com o pé esquerdo (10%)

Desses, 14 foram dentro da pequena área (46,7%), 15 foram dentro da grande área (50%) e somente 1 deles foi de fora da área (foi um gol de falta que ele fez contra o Guarani, pela Série B).

Pra fazer esses gols, em 25 (!) deles o Gustavo deu apenas um toque na bola (83,3%). Isto é, recebeu a bola em condições de finalizar e mandou pra rede, sem nem precisar dominar. Em 4 deles, ele dominou e finalizou (13,3%). Em apenas 1 dos gols, o Gustagol caminhou com a bola pra chutar, numa puxada de contra-ataque

Achei importante também destacar que 29 desses gols foram com a bola rolando (96,6%). Apenas 1 gol de bola parada (batendo uma falta).

O primeiro dado que me surpreendeu foi justamente esse, de que o Gustavo não fez NENHUM gol de pênalti. Geralmente a gente vê esses centroavantes com vários gols na temporada com inúmeros gols de bola parada (caso do Henrique Dourado pelo Fluminense, por exemplo). Não foi o caso, 96,6% dos gols dele foram com a bola rolando. Achei isso surpreendente.

Fica nítido também que o Gustavo acrescenta MUITO na jogada aérea do Corinthians. Se nesse ano não fizemos tantos gols assim de cabeça, isso pode ser uma estratégia diferente pra 2019. O Carille fica com mais uma opção ofensiva para o time.

É evidente também que ele tem uma característica muito diferente do Jô e não podemos exigir isso do Gustagol. Se com o Jô nós vimos vários gols em puxadas de contra-ataque, com o Jô caminhando com a bola, não veremos isso com o Gustavo. Como eu mostrei ali em cima, 25 dos 30 gols dele foram com apenas UM toque na bola. Alguém cruza/rola a bola pra ele em condições de finalizar e ele guarda.

Fica claro que o Gustavo vai depender MUITO do bom desempenho dos meias do Corinthians. Ele não vai caminhar com a bola e não vai criar por si só chances claras de gol. Ele é um finalizador nato e depende muito de ser acionado pelos armadores do time.

Dito isso, acho que, antes de qualquer coisa, a torcida vai precisar de muita paciência com o Gustavo e necessita entender quais são as características dele.

Se esperarmos enxergar o Jô no Gustavo, vamos nos frustrar muito. O que podemos esperar é um finalizador que joga dentro da área e que tem um ótimo jogo aéreo.

Entendo que ele pode ser muito importante na temporada que vem, vindo do banco ou mesmo saindo como titular em alguns jogos. É mais uma opção ofensiva para o time, que pode trazer uma alternativa diferente para o esquema tático.

Espero ter ajudado com essa análise!

Responder ao post do Renato

Réplicas desse post

Foto do perfil de Guilbert

Guilbert 10.136 posts

@guilbert.rodrigues em 23/12/2018 às 19:22

Impossível terem paciencia na nossa torcida huehue

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Carlos Augusto

    Corinthians fecha com a Fatal Fans, vergonhoso

    Última resposta há 25 segundos por fernandovisk

    26respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de JOTAR

    Live safiel neste momento

    Última resposta há 1 minuto por Tony Dd

    15respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Corinthiano feliz da Silva

    Bet pode, casa das primas não : isso se chama HIPOCRISIA

    Criado há 3 minutos por Corinthiano feliz da Silva

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Thalyson Moura

    Próximos patrocínios: PCC e CV

    Última resposta há 4 minutos por Bruno Machado

    9respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Cr7 Corinthiano

    O homem que não gosta do Harry Kane já está morto por dentro

    Última resposta há 4 minutos por Arthur Kurai

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fernando Costa

    Esse Tuchel é um Mancini europeu! Não sabe montar esse timaço da Inglaterra

    Última resposta há 4 minutos por Patric Breda

    19respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Manoel Corinthians

    Japoneses não tem mais respeito pelo Brasil (estão nos zoando)

    Última resposta há 5 minutos por Luis Roberto de Vasconcellos

    33respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Remy Lara

    Quando acho que o Corinthians não pode se apequenar mais

    Última resposta há 5 minutos por Daniel Soares

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de B R C

    Tévez falando do confronto do Corinthians na Libertadores contra o Rosario Central

    Última resposta há 6 minutos por Renato Arbusto

    25respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Gus Ortiz

    Informação urgente!

    Última resposta há 6 minutos por Jose Renato Ribeiro

    80respostas

    acessar o tópico