x

Post de GUSTAVO no fórum "Off topic" do Meu Timão

Excelente análise. É por aí mesmo. Sempre que o fanatismo passa dos limites do aceitável (antis) a razão fica em segundo plano.

em Off topic > A febre de apito 2

Em resposta ao tópico:

Em minha última postagem tentei forjar um conceito que explica como aqueles que torcem contra o Corinthians procuram justificar suas frustrações com interferências da arbitragem que, muitas vezes, são inventadas.

Obviamente que não sou tolo o suficiente para achar que nunca, em nenhum jogo o Corinthians tenha sido beneficiado por um erro da equipe de árbitros, nem tão pouco desconsidero que no futebol existem vários esquemas de manipulação de resultados e dos mais variados - vejam que estes esquemas estão presentes mesmo em esportes mais “civilizados” como o tênis, por exemplo.

Entretanto, dizer que somente o Corinthians é beneficiado e/ou que o Corinthians só ganha roubado é uma outra história. Verdadeira canalhice produzida pelos antis que tem como objetivo diminuir as glórias do Timão, dar ao nosso adversário o status de campeão moral, relativizar uma conquista nossa. O fato é: eles nunca aceitam.

Em um campeonato de pontos corridos esta teoria fica ainda mais insustentável, pois em trinta e oito rodadas tudo pode acontecer, os erros se sucedem e mudam de lado e ao final do campeonato um equilibra o outro. Vamos tomar por exemplo a campanha brilhante do brasileiro de 2017, onde a equipe comandada por Carille conseguiu o feito de se manter invicta por um turno inteiro. Uma campanha formidável, que foi questionada por um erro de arbitragem que, na minha opinião era bastante difícil de se identificar. O gol de mão de Jô contra o Vasco trouxe à tona o debate sobre a moral do futebol, o camisa 7 teve sua índole posta em xeque, e a CBF anunciou de forma precipitada a adoção do VAR, medida que não conseguiu sustentar posteriormente.

Chamo atenção não para o erro, mas para a comoção. Lembro que no mesmo campeonato o Corinthians não teve anotados dois gols mal anulados em impedimentos que eram fáceis de se marcar. Um contra o Coritiba em que o atacante sai de trás (muito de trás) da linha da bola e outro contra o Flamengo com uma distância ainda mais assombrosa a favor da validade do gol. Se nestes casos nenhuma matéria foi feita sobre a idoneidade do futebol, sobre a moral dos envolvidos, então caros corintianos não posso chamar essa postura da imprensa e dos anti corintianos de outra coisa que não hipocrisia. Porque nesse contexto, num lance muito mais fácil de se resolver com o apoio externo, não se cogitou o uso do vídeo? A resposta todos nós sabemos, é por que a questão não está no erro e sim no Corinthians.

Portanto, o VAR implantado de nada vai adiantar, pois o Corinthians vai permanecer em campo, e em novos lances polêmicos basta brigar com a imagem e argumentar que o Corinthians comprou também o operador do vídeo. Se as imagens forem cedidas pela Globo então, nossa! A teoria da conspiração está completa.

Vamos nos lembrar também que em vários campeonatos em que foram testadas tecnologias de auxílio à arbitragem o erro não desapareceu.

Mas esses fatos mostram somente a hipocrisia no tratamento dos erros, segundo a qual erro a favor do Corinthians é roubo e erro contra o Corinthians é somente erro (quando não, justiça). Existe ainda algo mais complexo, que é ver o erro quando ele não existe ou questionar atitudes corretas do juiz. Em 2016 no confronto pela Copa do Brasil na Arena Corinthians, Levir Culpi questionou o árbitro por anular (corretamente) três gols impedidos do Fluminense. Para o ex-treinador tricolor o juiz deveria errar pelo menos uma. Na semifinal do Paulista 2018 os são paulinos questionaram o gol nos acréscimos do Corinthians e o tempo adicional de 5 minutos em um jogo em que só o Nenê retardou a bola mais do que isso. Sem contar que o gol foi marcado aos 47 minutos e não aos 50. Esta é a lógica da febre de apito, querer ver os lances capitais definidos pela arbitragem como única explicação plausível. Ainda no Brasileiro 2017 jogadores palmeirenses chegaram mesmo a pedir a expulsão injusta de um jogador do Corinthians por uma confusão do bandeirinha (pedir que o jogador do Corinthians seja expulso é algo que tem se tornado uma tradição para eles).

Naqueles debates de bar, nós que pedimos coerência dos adversários temos nos deparado com um exagero destes argumentos hipócritas, e isso se deve entre outros fatores, à forma como eles compilam os erros que nos favorecem. Os campeonatos são classificados pelos erros em favor do Corinthians (os existentes e os forjados) e essa repetição faz com que estes erros nunca sejam esquecidos, e lhes dão a sensação de acúmulo. Mas nós por outro lado não fazemos cavalo de batalha dizendo que o Palmeiras venceu o Internacional com lance duvidoso, que o São Paulo venceu o Botafogo com lance duvidoso e isso só para ficar nas últimas rodadas.

Então eu pergunto, estamos errados em não destacar esses lances? Não! Não estamos nada errados. Se entrarmos nessa pilha nos tornaremos como eles, chorões! Devemos compreender e analisar friamente estes lances, entender como a mente do anti opera, mas nunca a imitar. O imponderável no futebol acontece, e se perder nestes detalhes e nessas conspirações nos faz ficar preso ao passado mal resolvido. Veja que para um certo time da barra funda o Brasileiro há pouco começou, estão apegados ao Paulista, onde não aceitam a acertada anulação de um pênalti. Nossa torcida no Pacaembu aplaudiu o time após um assalto (comprovado via escuta em telefonema de cartolas argentinos) e não saiu depredando patrimônio público no caminho. Mas, ser coerente com os fatos do futebol não nos limita a aceitar a difamação que vem dos antis, eles acham muito divertido colocar em suspeição nossas conquistas, mas todos hão de concordar que é muito mais divertido comemorar os nossos títulos enquanto eles choram. Vai Corinthians!

Responder ao post do GUSTAVO

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Juan Sebastian veron

    Que várzea essa Escócia hein

    Última resposta há 1 minuto por Tom

    16respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Maria Luiza Carvalho Verificado

    Como o Corinthians se sairia na Copa do Mundo?

    Última resposta há 6 minutos por Schimidt

    30respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Joe Doe

    Corinthians faliu em todos os sentidos

    Última resposta há 8 minutos por Fábio de Gouveia Pereira

    75respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Magno Amoreira

    Miguel Moscardo

    Última resposta há 11 minutos por sergio trovo

    20respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Cesar Neves

    CORINTHIANS: Memphis pode entrar para galeria se vencer na Copa do Mundo

    Criado há 13 minutos por Cesar Neves

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Pedro Henrique Amaral Gonçalves

    Era para a Libertadores de 2015 ter sido nossa

    Última resposta há 35 minutos por Vinicius

    51respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Renato Arbusto

    Esse juiz do jogo Brasil x Escócia tá mal-intencionado

    Última resposta há 37 minutos por VIÚVA VP

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Carlos Luis Filho

    Você conseguiria trabalhar bem sabendo que seu salário está atrasado e sem saber quando vai receber?

    Última resposta há 41 minutos por Nelson 77

    69respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Jesus Araújo

    Sim tem que cobrar os salários atrasados, más não vem comparar um atraso de pessoa normal

    Última resposta há 45 minutos por Nelson 77

    12respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de SCCP FIEL

    Diretora da Fifa elogia nossa torcida Veja!

    Última resposta há 51 minutos por Maltkvski Pietrovski

    2respostas

    acessar o tópico