x

Post de Fernando no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Concordo com o que você disse! Porem discordo quando você diz que não faz sentido sermos patrocinados por empresas luxuosas... Deveríamos sim sermos patrocinados por grandes empresas.

O que mais pesa é a questão do futebol Europeu pagar mais, ser mais visado e, além de todo jogador revelado no Brasil e que se destaca (menino Ney por exemplo), todos vão para o futebol Internacional.

Por isso que grandes investidores não investem aqui. E o que dificulta são as altas dividas dos clubes, tanto do Corinthians como os demais, qual patrocinador de grande porte vai querer patrocinar um time que vive em mar de dívidas?

em Bate-Papo da Torcida > Patrocinadores do Corinthians: uma análise

Em resposta ao tópico:

Bom dia pessoal. Gostaria de compartilhar com vocês pensamentos

Muitos candidatos a presidente criticaram demais nosso departamento de marketing. Alguns, como Tuma Jr. E Citadini, questionaram muito o 'aluguel' de espaços na camisa para empresas quase desconhecidas, como Cia. Do Terno e Ultra Energéticos. O que acontece aqui, em minha opinião, é a síndrome do vira-latas combinada com megalomania.

Explico: alimentamos sonhos. Sonhos do Corinthians multi-campeão, disputando e vencendo os (outros) gigantes do futebol, como Real Madrid, Manchester United ou Bayern. São clubes laureados, são a elite do futebol do mundo. E o Corinthians deve estar entre eles. E o hábito faz o monge: queremos nos vestir como eles. E, por isso, merecemos ter a camisa como a deles, com o apoio de Emirates, Chevrolet, Jeep, Etihad.

Mas... Como o Corinthians, somos brasileiros. E não é necessário explicar nossa situação econômica. Quais são os patrocinadores do futebol brasileiro hoje? A Caixa é a principal. Quando fomos patrocinados por ela éramos alvo de intensas críticas. A Crefisa é uma exceção. Os clubes gaúchos são patrocinados pelo banco público estadual, o Banrisul. Patrocinadores secundários são a Vale Express, a Mind Idiomas, a Algar Seguros, a Alcatel, a UniBrasil, a Positivo, a Frescatto, a Carabao - empresa, aliás, que patrocina o Chelsea e a FA Cup na Inglaterra mas que não conseguiu entrar no mercado brasileiro. E quais os patrocinadores sul-americanos? O banco BBVA patrocina Boca e River, não está presente no Brasil - é o dono do espólio do antigo Banco Francés argentino e aqui só atuou quando comprou o Excel Econômico, que foi recomprado pelo Itaú. A Hitachi ainda patrocina o Velez Sarsfield e é uma exceção.

Muitos desses patrocinadores secundários entraram no mercado e continuam com o Corinthians. O marketing do clube é tão ruim assim? Queremos empresas gigantes como Toyota, Ford, Microsoft, Apple, NASA. Queremos por quê? Porque nos dão credibilidade! Sim... Mas para ter credibilidade, precisamos construí-la. É de dentro pra fora, e não o contrário.

E o que significa o Corinthians hoje? É um clube popular. Não faz sentido uma empresa luxuosa de aviação como a Emirates ou uma empresa de carros caros como a Jeep patrocinar um clube que tem grande caráter popular. Nosso perfil não é da Apple, é da Positivo. E é essa a nossa riqueza.

Por fim, a cereja do bolo: por que uma empresa paga mais de R$250 milhões em cada cota de patrocínio anual do Futebol na Globo e não aceita pagar R$30 milhões pra estampar a camisa do clube mais popular do sudeste do Brasil - centro econômico e de consumo do país?

Sim, amiguinhos. Itaú, Coca-Cola, Magazine Luiza e os outros patrocinadores do futebol na Globo pagam cada 1/4 de bilhão de reais pra emissora. Em troca aparecem em TODAS as placas de publicidade do campo, durante os jogos e nos intervalos. E a própria emissora não cita nomes de empresas que não sejam suas patrocinadores - como, por exemplo a Allianz e demais empresas que dão nomes a estádios.

E o que a estampa na camisa dá? As marcas aparecem nas fotos com mais zoom. Aparecem, pelo menos no patrocínio máster, nas camisas que os torcedores vestem. Mas ficam imortalizadas no imaginário do torcedor, na história das conquistas materializada na camisa. A nossa memória afetiva continuará eternamente com Kalunga, Suvinil, Excel, Batavo, Pepsi, IVECO.

Termino este (longo) texto com uma receita de bolo que parece fazer sentido - vocês, meus amigos, vão certamente me ajudar:

1) Credibilidade do clube em sua organização e finanças;

2) Foco em nosso público, de marcado caráter popular;

3) Oferecer um 'portfólio' de serviços com potenciais patrocinadores, de redes sociais a pequenos eventos nos jogos e treinamentos;

4) Apoio incondicional da Fiel ao clube e aos seus parceiros.

Abraços a todos.

E Vai Corinthians!

Responder ao post do Fernando

Réplicas desse post

Foto do perfil de Renan

Renan 7.847 posts

@renan27 em 07/02/2018 às 12:11

E outra coisa, não sei hoje mas há alguns anos atrás o Corinthians, era o time no qual tinha a maior parte dos torcedores de classe econômica elevada...Sendo assim no meu ponto de visto acho que o Corinthians atende de A a Z no quesito financeiro do torcedor (para o Patrocinado)...

Mas ai entra o que você falou, que grande marca vai querer expor seu nome na camisa do Corinthians, com tantas notícias ruins que aparecem (fora de campo)...

Ai complica, ai passa por dirigentes, torcedores...

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Épico
    Avatar de Magno Amoreira

    Miguel Moscardo

    Última resposta há 3 minutos por sergio trovo

    20respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Pedro Henrique Amaral Gonçalves

    Era para a Libertadores de 2015 ter sido nossa

    Última resposta há 4 minutos por Rocky

    50respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Clilson Assis

    Melhor vender o PSJ pra abrir um presídio

    Última resposta há 4 minutos por Jefferson nunes

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Bruno Vinicius

    Bora Japão

    Última resposta há 4 minutos por kontratudo

    10respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de SCCP FIEL

    Diretora da Fifa elogia nossa torcida Veja!

    Última resposta há 5 minutos por Maltkvski Pietrovski

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Kauê Zambelli

    Era o Neymar ou o Maycon em campo?

    Última resposta há 7 minutos por Kauê Zambelli

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Fernando diniz

    Casagrande sobre Romário :

    Última resposta há 8 minutos por Nicholas Cunha

    57respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de GUILHERME HENRIQUE ZILLIG RADUAN

    Só vou comemorar...

    Última resposta há 10 minutos por Corneta .

    8respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Haniel Sousa

    Aos Argentinos do fórum

    Última resposta há 10 minutos por Rocky

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Luis Henrique da cunha santos

    Ryan Mostra como o Raphinha é Fraco

    Última resposta há 10 minutos por Thiago Augusto

    20respostas

    acessar o tópico