x

Post de Juca no fórum "Notícias" do Meu Timão

Hoje saiu uma espécie de retrospectiva tática do ano de 2017 com as estratégias que pegaram e que são tendência na Europa e no Brasil:

https://globoesporte.globo.com/blogs/painel-tatico/post/2017/12/31/retrospectiva-2017-a-reinvencao-do-espaco-de-jogo-e-as-respostas-de-guardiola.ghtml RETROSPECTIVA 2017: a reinvenção do espaço de jogo e as respostas de Guardiola | Painel Tático |... RETROSPECTIVA 2017: a reinvenção do espaço de jogo e as respostas de Guardiola | Painel Tático |... As principais tendências táticas e o quanto o jogo evoluiu no ano de 2017 globoesporte.globo.com globoesporte.globo.com

É curioso ver como o jornalista bate na tecla de que o futebol virou um esporte 'Reativo', de muita concentração sem a bola pra em uma mordida conseguir ser mortal e matar o jogo. Estilo claro do nosso Carille.

E eu to aqui postando isso justamente pra falar sobre o estilo do nosso técnico e as contratações que estão sendo feitas. Ora, se o futebol é cada vez mais reativo e cada vez mais decidido em roubadas rápidas de bola, existem duas características que se tornam muito importantes nos jogadores: Roubada de Bola e o contrário disso: Não perder a bola. Já que o contra-ataque virou regra, não dar contra-ataques se torna algo muito importante. Quebrar o bloqueio adversário no passe por profundidade seria uma terceira característica. Essa, talvez a mais rara e importante para quem quer propor o jogo. E isso faz dela bem cara também.

Aí eu olho para o nosso time e nossas contratações e o que eu vejo? Coerência. O Corinthians tem buscado jogadores que roubem muita bola e que errem poucos passes. Junior Dutra é atacante líder em interceptações, perde só para o Romero. O lateral do Garcia (que eu nunca ouvi falar) é um dos líderes em desarmes no time dele (que também nunca tinha ouvido falar). Ano passado o Corinthians sondou o Cicinho pra lateral direita. Outro que saiu do Santos sendo líder em roubadas de bola do campeonato brasileiro. Trellez? Renê Junior? Mesma característica.

Esse vai ser nosso time em 2018. Eu sei que na cabeça de apaixonado pelo time, ele tinha que jogar como o bi-campeão do mundo que é. Propondo o jogo e se impondo. Mas isso faria com que nosso time tivesse que investir naquela terceira característica que é rara e cara. Quem consegue fazer isso? Ninguém. O Palmeiras gastou rios de dinheiro e não conseguiu desempenhar esse papel bem. O Flamengo tem os dribladores, os jogadores com nome, grife, bolas de prata. Não deu em nada. Corinthians está mirando em jogadores selecionados de forma muito inteligente. De forma coerente com a filosofia. Provável que o time não seja brilhante. Mas vai ser um dos mais chatos do país.

São Jorge queira que eu não queime a língua. Mas esse artigo me deu um ânimo aqui. Acho que 2018 será um ano muito bom pra nossa torcida.

Vamo que vamo fiel!

em Notícias > Painel tático e estilo do Carille

Responder ao post do Juca

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Leandro Guimaraes

    Mas a gente tem o Menino Ney…

    Criado há 2 minutos por Leandro Guimaraes

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Ídolos da Fiel

    Junto com o Pelé, temos pelo menos mais uns 10 craques que participaram dos 3 títulos mundiais..

    Última resposta há 2 minutos por Detetive da fiel

    20respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Dounpe x

    Se o Messi fizer uma assistência nesta copa (off)

    Última resposta há 3 minutos por Detetive da fiel

    16respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Rafael Girão

    Corinthians quebrou

    Última resposta há 3 minutos por Kimbo Badd

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Manoel Corinthians

    Mbappé X Messi

    Última resposta há 3 minutos por Jordan Marques

    10respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Edórgenes Da Silva Aragão

    Pelo amor de Deus!

    Última resposta há 3 minutos por Kimbo Badd

    9respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Carlos Luis

    Lautaro não tinha que ter sido expulso?

    Última resposta há 5 minutos por Sidnei Jorge

    18respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Fábio Corinthiano

    Um jogador com 39 anos, que já conquistou tudo na vida, e ainda tem essa vontade de vencer...

    Última resposta há 5 minutos por Baltazar Oswaldo Silva

    14respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de marselo

    ENQUETE: Quem foi melhor no Corinthians?

    Última resposta há 7 minutos por Fernando Zemetek

    59votos

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Paulo Aquino

    TransferBan - Feminino - Masculino - DÍVIDAS

    Última resposta há 7 minutos por Jefferson nunes

    16respostas

    acessar o tópico