Anderson Lucas
Nas últimas semanas a Odebrecht começou a tentar um acordo com o Corinthians para a dívida da arena, que soma R$ 1,4 bilhão.
Atualmente a Odebrecht é a responsável por toda a estruturação financeira e maior credora do clube. A dívida de R$ 1,4 bilhão é dividida em R$ 450 milhões com o BNDES, R$ 500 milhões em debêntures da Caixa e R$ 435 milhões diretamente com a construtora.
O acordo proposto pela Odebrecht é que ela assuma a dívida das debêntures com a Caixa no valor de R$ 500 milhões, além de perdoar R$235 milhões que é uma parte da dívida que o Corinthians tem direto com a Odebrecht.
Em troca, a empeiteira ficaria com os títulos das CIDs (Certificados de Icentivo ao Desenvolvimento), que valem algo como R$ 420 milhões. O clube, por sua vez, assumiria sozinho a conta do BNDES (R$ 500 milhões) que hoje é paga com renda da arena.
Resumindo a versão da proposta: A dívida do clube poderia cair de R$ 1,4 bilhões para R$ 700 milhões - sem ter mais os CIDs para abatê-la. Só que a empreiteira ia querer um documento assinado pelo clube reconhecendo perdão de parte da dívida.
_________________________________________________________________________________
Na minha opinião a proposta é até que tentadora, vou explicar os motivos:
1- Dificilmente vamos vender tão rápido os R$ 420 milhões ref. Aos títulos das CIDs.
2- Em troca dos CIDs no valor de R$ 420 milhões, a Odebrecht vai assumir os R$ 500 milhões da dívida com a Caixa e também abater R$ 235 milhões da dívida do Corinthians com a Odebrecht. Num breve raciocínio lógico, estaríamos trocando R$ 420 milhões e abatendo R$ 735 milhões do total da dívida, ou seja, deixaríamos de pagar R$ 315 milhões no qual a Odebrecht assumiria em contrato!
3- O Corinthians só ficaria com a dívida do BNDES no valor de R$ 500 milhões e + R$ 200 milhões da parte do abatimento da dívida direta que tem com a Odebrecht.
__________________________________________________________________________________
Qual o motivo pelo qual ainda o Corinthians não assinou e confirmou o acordo:
1- A questão é que o Conselho Deliberativo do Corinthians está de posse de auditoria que aponta diversas irregularidades da empreiteira na obra. Só em obras não realizadas foram R$ 200 milhões, segundo o documento. Há ainda acusações de acordos paralelos entre Odebrecht e fornecedores que prejudicaram o clube.
2- O Corinthians só aceita a proposta feita pela Odebrecht na seguinte ocasião, caso as irregularidades venha a confirmar, ela terá que pagar ou repassar o valor a parte!
em Notícias > Odebrecht tenta fazer acordo com Corinthians para sair da Arena









