x

Post de Carlos no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Sou contador e administrador e sei como funciona isto...historicamente, o Corinthians maximiza custos e despesas e minimiza informações sobre receitas...esta é uma técnica bem conservadora de administração financeira, daí se justifica o roberto de andrade afirmar em entrevistas, que não segue osçamentos e sim saldos de caixa e estes saldos de caixa tendem a serem bem superiores aos que são divulgados. Outra coisa, enquanto o estádio não se mantem sozinho, o clube assume alguns compromissos e isto também é bom, pois aumenta a participação percentual do clube no consórcio que administra o estádio e assim, os repasses serão maiores. Ao contrário de outros times, que maximizam receitas e minimizam despesas..estes sim, logo logo terão problemas bem sérios...

em Bate-Papo da Torcida > Análise Econômico-Financeira 2015 - Corinthians

Em resposta ao tópico:

Bom dia pessoal.

Acabo de receber a Análise Econômico-Financeira dos Clubes de Futebol Brasileiros, baseado nos dados reais do ano de 2015. Este estudo é realizado anualmente pelo Itaú e revela como os clubes se comportaram financeiramente no último ano.

Através dele, podemos entender algumas situações que andam ocorrendo no clube, como venda de jogadores e o baixo investimento em contratações.

Se você não gosta deste tipo de análise financeira, leia pelo menos a conclusão, para se situar um pouco mais sobre o momento que o clube passa.

  • Receitas:

O Corinthians apresentou crescimento de 16% nas Receitas, com bom desempenho em praticamente todas as linhas. Os Direitos de TV cresceram 12%, a Venda de Direitos Econômicos saltou 26% e o destaque foi a parcela de Sócios Torcedores cuja receita entrou no caixa do clube e não foi revertida em ingressos nos jogos.
A TV ainda representa a maior parte das Receitas (41%).

  • Geração de Caixa:

Operacionalmente o desempenho de 2015 foi melhor que o de 2014. Ainda que os Custos e Despesas tenha crescido (+ 4%) ficaram abaixo da variação das Receitas e isso permitiu que a geração de caixa fosse melhor, ainda que abaixo das possibilidades apresentadas em outros anos. Lembrando que 2013 foi o último ano onde a Receita integral da Bilheteria ficou com o Clube.

  • Custos e Despesas:

Positivamente a Folha de Pagamentos é comportada e fica abaixo de 50% das Receitas. Entretanto, há uma conta chamada “Serviços de Terceiros” que tem valor relevante – chegou a R$ 43 milhões em 2015 – que não tem detalhamento e está considerada em Outras. Se houver associação com Folha de Pagamento, a relação com as Receitas sobe para 67%, ainda assim dentro do permitido pelo Profut.

  • Fluxo de Caixa:

Apesar da geração de caixa positiva, o clube precisou de Adiantamentos de TV na composição do caixa. Foram R$ 31 milhões.
Em termos de contas de giro, houve saída de R$ 15 milhões, em diversas contas, que vão do financiamento da venda de atletas, passando por direitos de imagem, entre outras movimentações.

Os investimentos foram bem mais modestos que os apresentados em 2014. A Base saiu de R$ 27 milhões para R$ 7 milhões, enquanto o Profissional recebeu R$ 14 milhões em aquisições de atletas.

Algumas dívidas cresceram muito. Vale ressaltar que apesar de parte das necessidades de caixa terem sido supridas com Adiantamentos de TV, o clube pagou R$ 41 milhões em Despesas Financeiras e investiu R$ 15 milhões em Estrutura física. Logo, houve necessidade de aumentar as Dívidas Bancárias, para fechar a conta.
Nos Impostos o salto representa a adesão ao Profut.

  • Conclusão:

A conta do estádio chegou.

Em algum momento a conta do estádio chegaria. E de fato, ela já se apresentou. E será mais dura a cada ano.
O clube está abrindo mão de cerca de R$ 90 milhões* anuais em receitas de Bilheteria e propriedades do estádio que estão sendo direcionadas para o pagamento das dívidas de construção do estádio. Isto faz muita falta. Toda a folga operacional que o clube mostrou em 2012 e 2013 foi perdida e a geração de caixa caiu a níveis incompatíveis com o porte do clube. Para piorar a situação, a partir de 2016 ocorrerão pagamentos mais significativos de principal e juros dos financiamentos, que somam cerca de R$ 120 milhões anuais, conforme divulgado pela imprensa*. Ou seja, há um déficit potencial de cerca de R$ 30 milhões que precisam ser pagos pelo Clube.
O fato é que com menor poder financeiro, há restrições de investimentos. Com a necessidade de aumentar o endividamento e receber adiantamentos de TV para fechar as contas, as Despesas Financeiras cresceram absurdamente e isso também colabora para deteriorar ainda mais a situação.
Resultado: o clube foi Campeão Brasileiro, a despeito disso. Mas teve que abrir mão de grande parte do elenco no início de 2016 para restringir a saída de caixa, pois nesse ano as contas do estádio causarão novos danos ao caixa do clube.
Mas veja que os Investimentos em 2015 já foram bastante modestos e devem repetir a dose em 2016 e enquanto durar o estoque de dívida do estádio.
A situação não é nada confortável, e o clube precisa manter os pés no chão, controlar ainda mais os gastos e contar com o incremento de Receitas da TV, que terá crescimento em 2016, para fechar essa conta.
E ainda terá que se manter disputando os campeonatos com chance de conquistas para que sobre receita para pagar o Estádio. A vida não está fácil pelos lados da Zona Leste de São Paulo.

É isso pessoal. Espero que isso tenha ajudado a entender um pouco mais o momento complicado em que o clube se encontra.

O que nos resta é fazer o que mais sabemos: apoiar sempre!

VAI CORINTHIANS!

Responder ao post do Carlos

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Jean Pierre PS

    Não é Argentina, é Messi 2 X 0

    Última resposta há 45 segundos por Pedro Gomes Martinez

    7respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Mentalista

    Qual titular você venderia?

    Última resposta há 1 minuto por Jack Luiz

    36respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Érik Januário da Silva

    Vou explicar para quem ainda não entendeu a lógica do PSJ

    Última resposta há 2 minutos por Senhor Madruga

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de marselo

    ENQUETE: Quem foi melhor no Corinthians?

    Última resposta há 2 minutos por Manoel camilo

    93votos

    acessar o tópico
  • Avatar de Frank Oliver

    Argentinos em ecstasi pq o messi já tem 5 gols na copa

    Última resposta há 3 minutos por Valdomiro Mantovani

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Vinicius

    Mbappe tem 16 jogos na copa do mundo e 16 gols

    Última resposta há 3 minutos por Eduardo Sarri

    24respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Manoel Corinthians

    Esse time do Iraque é disparado o pior da copa

    Última resposta há 3 minutos por Manoel Corinthians

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Falcão

    Essa copa é da França

    Última resposta há 3 minutos por Jefferson nunes

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Mosqueteiro

    França é o Brasil de 98-02-06

    Última resposta há 3 minutos por Zebedeus .

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Nicolas

    Messi ainda tem a seleção da Jordânia no 3 jogo kkkk

    Última resposta há 4 minutos por Fernando Santos

    17respostas

    acessar o tópico