x

Post de Emmanouil no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Já venho falando a tempo nosso elenco já tá bom... Podem negativar a vontade... Por mim colocava a base esse ano p colher frutos e ter um bom jogador ano que vem e de graça podendo lucrar no fim ainda... Se tem alguma coisa que falta o Corinthians é o aproveitamento na base

em Bate-Papo da Torcida > Ah, o que a imprensa não vê

Em resposta ao tópico:

Se no passado ter os melhores jogadores não era garantia de título, imaginem no futebol de hoje.

No impressionante mundo do futebol sempre houve vários fatores que construíam um campeão. E o futebol evoluiu tanto que esses fatores se multiplicaram e muito.

Não vou enumerá-los por duas razões: eu não saberia citar todos e a nação corintiana perderia o interesse no texto.

Vou citar aqueles que nossa equipe possui. E que a imprensa esportiva, por não ter evoluido no mesmo ritmo do esporte, não consegue enxergar.

Vou começar pelo principal. E nem sei que nome dar. Identidade, ou padrão de jogo, ou padrão tático, ou filosofia, ou equilibrio. Eu até ousaria a chamar de padrão Corinthians de jogo. Vai além dos olhos, é algo conquistado pela manutenção de treinador, de comissão técnica. Algo que se conquista a médio e longo prazo. Onde não importa quem sai, aquele que chega se adapta a filosofia do clube e não o contrário. Algo que guardada às devidas proporções, o Barcelona possui. Seu padrão Barcelona de ser, da base ao profissional. E enquanto estamos longe do Barcelona, nossos rivais estão longe de nós, muito longe.

Outro fator é o elenco, e será que a imprensa conhece o nosso. Comparando com os 19 adversários atuais, quantas equipes tem um goleiro no nosso nível (tanto Cássio quanto Walter), dois laterais no nível de Fagner e Uendel. Até aí incontestável. Pedro H. E Balbuena têm muito o que provar, mas futebol é momento, e como se encaixaram rápido. E Bruno Henrique, que logo pode voltar a ser massacrado, mas que vive fase espetacular como primeiro volante, assim como quando tomou o lugar do Ralf antes da lesão de 2015. Marquinhos Gabriel joga muito (logo vai balançar mais as redes) e Romero, que sempre estará na eminência de ir para o banco. O mínimo que posso dizer dele é que assim como Walter, Fagner, Pedro H, Balbuena, Uendel, BH e Marquinhos, vive excelente fase. O que? 8 titulares em ótima fase?

E quais outros fatores temos de um campeão? O melhor CT do Brasil? O melhor departamento médico? De fisioterapia? De análise estatística? O maior público? A torcida que mais empurra? O gramado mais moderno?

Quem dá imprensa já enxergou o desempenho na Arena? Quem analisou que 4 ou 5 equipes do planeta têm desempenho semelhante? Quem parou pra pensar que essas 4 ou 5 equipes sobram em seus países contra equipes muito inferiores? Que jogar o campeonato mais equilibrado do mundo torna esse feito ainda mais gigante. Essa nossa sintonia equipe/arena/torcida é incomparável no planeta.

Nos falta sim fatores de um campeão. Mais aí cada um tem a sua opinião. Daria pra dizer que Marquinhos na esquerda e Romero na direita está ajustado. Para Cristóvão Giovanni e Guilherme disputa posição. Talvez quando um dos dois merecerem titularidade absoluta sendo tão efetivos e participativos quantos Romero e Marquinhos. Talvez quando Elias (em alto nível) tomar a vaga e Rodriguinho, talvez quando a diretoria contratar um 9 de alto nível, forte, brigador e matador. Talvez se somarmos isso a entrosamento e conjunto, quem sabe a imprensa nos coloque apenas como um dos candidatos.

Só que aí nação, vai ser tarde demais pra eles que ignoram nossos outros fatores, quando nos enxergarem como iguais, é porque já estaremos muito a frente, é só restará e eles, engolirem mais uma grande festa da melhor torcida, do melhor clube, do mais tradicional país do futebol.

Responder ao post do Emmanouil

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de ROSANA RSN

    Que França é essa?

    Última resposta há 6 segundos por Ricardo Calheiros da Silva

    27respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Sidnei Jorge

    África x Ásia

    Última resposta há 25 segundos por Manoel Corinthians

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Gean Carlos

    O chaveamento do Brasil

    Última resposta há 48 segundos por Manoel Corinthians

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Bruno C.

    Off - Argentina pegando mais uma teta no mata mata

    Última resposta há 57 segundos por leandro t bezerra

    17respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de TONINHO .

    Por que Stábile não assina a proposta vinculante?

    Última resposta há 1 minuto por Reginaldo Guedes

    5respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Rafael Nogueira

    Gigante guerreiro promotor Cássio trabalhando

    Última resposta há 1 minuto por Daniel Soares

    15respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Gumercindo Aguiar

    Halland no banco é um absurdo e esse tipo de atitude mostrou o tamanho da Noruega

    Última resposta há 2 minutos por Patrícia Morais

    66respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Juliano Mendes Pereira

    Argentina praticamente na semifinal já!

    Última resposta há 3 minutos por leandro t bezerra

    14respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Gus Ortiz

    Informação urgente!

    Última resposta há 3 minutos por Alan Bastos

    73respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de marselo

    O camisa 9 que o Corinthians necessita!

    Última resposta há 4 minutos por leandro t bezerra

    13respostas

    acessar o tópico