x

Post de João no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Melhor assim! Pq desta forma não seremos vistos como o time a ser batido! Aquele que todos dão o sangue para ganhar!

em Bate-Papo da Torcida > Ah, o que a imprensa não vê

Em resposta ao tópico:

Se no passado ter os melhores jogadores não era garantia de título, imaginem no futebol de hoje.

No impressionante mundo do futebol sempre houve vários fatores que construíam um campeão. E o futebol evoluiu tanto que esses fatores se multiplicaram e muito.

Não vou enumerá-los por duas razões: eu não saberia citar todos e a nação corintiana perderia o interesse no texto.

Vou citar aqueles que nossa equipe possui. E que a imprensa esportiva, por não ter evoluido no mesmo ritmo do esporte, não consegue enxergar.

Vou começar pelo principal. E nem sei que nome dar. Identidade, ou padrão de jogo, ou padrão tático, ou filosofia, ou equilibrio. Eu até ousaria a chamar de padrão Corinthians de jogo. Vai além dos olhos, é algo conquistado pela manutenção de treinador, de comissão técnica. Algo que se conquista a médio e longo prazo. Onde não importa quem sai, aquele que chega se adapta a filosofia do clube e não o contrário. Algo que guardada às devidas proporções, o Barcelona possui. Seu padrão Barcelona de ser, da base ao profissional. E enquanto estamos longe do Barcelona, nossos rivais estão longe de nós, muito longe.

Outro fator é o elenco, e será que a imprensa conhece o nosso. Comparando com os 19 adversários atuais, quantas equipes tem um goleiro no nosso nível (tanto Cássio quanto Walter), dois laterais no nível de Fagner e Uendel. Até aí incontestável. Pedro H. E Balbuena têm muito o que provar, mas futebol é momento, e como se encaixaram rápido. E Bruno Henrique, que logo pode voltar a ser massacrado, mas que vive fase espetacular como primeiro volante, assim como quando tomou o lugar do Ralf antes da lesão de 2015. Marquinhos Gabriel joga muito (logo vai balançar mais as redes) e Romero, que sempre estará na eminência de ir para o banco. O mínimo que posso dizer dele é que assim como Walter, Fagner, Pedro H, Balbuena, Uendel, BH e Marquinhos, vive excelente fase. O que? 8 titulares em ótima fase?

E quais outros fatores temos de um campeão? O melhor CT do Brasil? O melhor departamento médico? De fisioterapia? De análise estatística? O maior público? A torcida que mais empurra? O gramado mais moderno?

Quem dá imprensa já enxergou o desempenho na Arena? Quem analisou que 4 ou 5 equipes do planeta têm desempenho semelhante? Quem parou pra pensar que essas 4 ou 5 equipes sobram em seus países contra equipes muito inferiores? Que jogar o campeonato mais equilibrado do mundo torna esse feito ainda mais gigante. Essa nossa sintonia equipe/arena/torcida é incomparável no planeta.

Nos falta sim fatores de um campeão. Mais aí cada um tem a sua opinião. Daria pra dizer que Marquinhos na esquerda e Romero na direita está ajustado. Para Cristóvão Giovanni e Guilherme disputa posição. Talvez quando um dos dois merecerem titularidade absoluta sendo tão efetivos e participativos quantos Romero e Marquinhos. Talvez quando Elias (em alto nível) tomar a vaga e Rodriguinho, talvez quando a diretoria contratar um 9 de alto nível, forte, brigador e matador. Talvez se somarmos isso a entrosamento e conjunto, quem sabe a imprensa nos coloque apenas como um dos candidatos.

Só que aí nação, vai ser tarde demais pra eles que ignoram nossos outros fatores, quando nos enxergarem como iguais, é porque já estaremos muito a frente, é só restará e eles, engolirem mais uma grande festa da melhor torcida, do melhor clube, do mais tradicional país do futebol.

Responder ao post do João

Réplicas desse post

Foto do perfil de Paulo

Paulo 13 posts

@paulocapri em 06/07/2016 às 15:47

Concordo contigo. Quando ficamos na liderança e fomos favoritos a imprensa ataca ainda mais!

Vamos recuperar os afastados, pra ter mais opções que o campeonato é muito longo.

Estamos no páreo do título e vamos continuar lotando a arena pra ganhar pontos em casa.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Ghost Corinthiano

    #Respeita as Primas, que vergonha!

    Última resposta há 10 segundos por ROSANA RSN

    18respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Arthur Kurai

    Brasil vence o Japão, digo isso sem medo

    Última resposta há 29 segundos por Danilo Nogueira

    13respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Manoel Corinthians

    Se Brasil pegar a Croácia cai dnv

    Última resposta há 42 segundos por Aislan Maia

    14respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Remy Lara

    Quando acho que o Corinthians não pode se apequenar mais

    Última resposta há 47 segundos por Joseph Schwalk Dias

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Ana Paula Araújo Verificado

    Corinthians calou a Bombonera há 14 anos com gol histórico de Romarinho

    Última resposta há 1 minuto por Jackson Antonio de Queiros

    19respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fernando Costa

    Esse Tuchel é um Mancini europeu! Não sabe montar esse timaço da Inglaterra

    Última resposta há 1 minuto por Fernando Costa

    10respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de CLAUDIO L

    Patrocínio

    Última resposta há 2 minutos por ROSANA RSN

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Pedro Henrique Amaral Gonçalves

    E esse patrocínio novo?

    Criado há 2 minutos por Pedro Henrique Amaral Gonçalves

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Wildem Oliveira

    Tio, o que é fatal fans?

    Última resposta há 3 minutos por ROSANA RSN

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de RC Timão

    Dr Cássio Conserino vai por gente na cadeia. Já estão se borrando por lá

    Última resposta há 3 minutos por Antonio Nesio

    19respostas

    acessar o tópico