x

Post de Guilherme no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Mauro Beting sempre arrasa, não conheço jornalista que escreva melhor sobre o Corinthians. Juca Kfouri nunca conseguiu escrever sequer algo próximo.

em Bate-Papo da Torcida > Mauro Beting

Em resposta ao tópico:

O Corinthians tem isso. Transforma o sereno doutor santista em mais um louco do bando como Sócrates. Enterrado na tarde do penta brasileiro, em 2011. Com o punho dos corintianos erguido em homenagem ao doutor honoris-Corinthians. Mãos aos céus e pés nos lugares bem definidos por aquele padre de fala mansa, mas sanguíneo quando necessário. Por aquele técnico de fala muitas vezes difícil, mas de trato fácil. Por aquele técnico que poderia ser Palmeiras (como muito bem foi em 2006) por ser Bacchi. Treinador que poderia ser São Paulo por falar bonito e elegante como cardeal tricolor.

Mas que encontrou no Tatuapé onde mora, no Parque São Jorge onde muito bem ajudou um elenco limitado em 2004 a se reerguer, e em Itaquera onde ajudou a construir um supercampeão, o lar paulistano. A maloca do corintiano não tão sofredor de tanto que é ganhador o Tite campeão estadual, brasileiro, da Recopa sul-americana, da Libertadores invicta, do mundo reconquistado em 2012.

Tite é Timão. Tem o mesmo grito, a mesma melodia, e as quatro letras campeoníssimas de Telê no Morumbi. Tem outros métodos e modos. Mas tem aquela mesma vontade de ganhar nas quatro linhas e não fazer o atleta se perder fora delas. Tem a mesma seriedade para exigir resultados em todos os campos.

Mais que tudo, Tite conseguiu levar a favela ao Japão. Apagou arestas e asteriscos. Rabiscou e redesenhou vários times. Peitou potestades. Ergueu barricadas. Falou muito. Cobrou quem também fala muito. Jogou muito. Também perdeu sem explicação para Guarani e Tolima. Fez Itaquera tão inexpugnável nos pontos muito corridos e bem jogados mas também perdeu cinco eliminatórias em casa. Fez de tudo com não muito. Fez pouco quando parecia ter muito.

Mas o mito Tite nunca se perdeu por fazer pouco dos rivais. Muito ganhou por conseguir se fazer entender pelo corintiano não mais tão maloqueiro e não tão mais sofredor, graças a ele.

Tite.

O cara que, na definição do presidente corintiano, merece a Seleção da CBF, embora a CBF não mereça Tite. Faz muito sentido.

A questão que melhor explica Tite é a consternação corintiana pela saída de um dos maiores treinadores da história do clube – e só ser comparado a Oswaldo Brandão já é o maior título. Mas tem muito mais: a celebração dos maiores rivais pela chegada dele à Seleção é outra senhora conquista dele. Tricolores, alviverdes, alvinegros praianos e muitos rivais celebram a saída de Tite do Corinthians. Um desfalque notável.

Esse só não é o maior prêmio de Tite corintiano por algo que aconteceu com ele e com os fiéis alvinegros nas quartas-de-final da Libertadores de 2012, no jogo de volta no Pacaembu.

Corinthians 0 x 0 Vasco. Cássio fazendo milagre contra Diego Souza. Tite expulso.

Ele e Edu Gaspar no meio da torcida, quase na linha de fundo da meta do tobogã. Ele orientando o time com o torcedor corintiano. Passando o que era possível de instrução. Alex cruzando a bola na cabeça de Paulinho. Pelota no fundo da meta de Prass. 1 a 0 Corinthians, evitando os pênaltis que ainda não eram especialidade do goleiro vascaíno.

Mais que o golaço de Sheik na Vila na semifinal, o de empate de Danilo na volta contra o Santos, a romaria de Romarinho na Bombonera na primeira decisão, os gols do título de Sheik calando o Boca e mordendo dedos, o PQPaulinho! (grande sacada do diário LANCE!) contra o Vasco é o gol do título corintiano. Ou o mais corintiano dos gols do título invicto.

Foi na raça. Foi no laço. Foi muito Tite.

E ainda mais Timão com o treinador celebrando no meio da torcida. Dirigindo o time como desde 1940 o Corinthians meio que foi governado nos alambrados e arquibancadas do Pacaembu. Para o mal das garrafadas na Libertadores em 1991. Para o péssimo da quase invasão em 2006. Mas para o bem maior da libertação corintiana em 2012.

Mais que a final contra o Boca ou a vitória contra todo o Santos na semifinal. O título de 2012 foi mesmo encaminhado na defesa da futura Muralha do Japão Cássio. Foi sacramentado na cabeçada de Paulinho.

Mas foi tudo ainda mais Corinthians naquela noite em que Tite terminou o jogo como apenas mais um do bando.

A favela não foi no Japão, no final daquele 2012 inesquecível.

A maloca de Tite foi naquele pedaço de arquibancada do Pacaembu.

Nunca Tite se colocou tão bem quanto treinador.

Nunca nenhum treinador foi tão corintiano.

Sorte, Tite, na Seleção. Você merece. Nós também merecemos.

Não precisa ser expulso na final em Moscou.

Mas, se for, tenta dar um jeito de ficar perto da linha de fundo.

Não sou corintiano, você sabe. Mas naquela noite de Libertadores, eu gostaria de ter sido. Só para te abraçar como eles puderam celebrar então. E para sempre.

Responder ao post do Guilherme

Réplicas desse post

Foto do perfil de Maria

Maria 97.043 posts

@gracinhado.timao em 17/06/2016 às 07:45

Aquilo lá é uma besta não consegue ser culto e coerente como o Mauro.

Foto do perfil de André

André 14.593 posts

@deco1910 em 16/06/2016 às 11:38

O Palmeirense Mauro Beting faz muito melhor do que o 'Corintiano' Juca Kfouri, concordo com você.

Foto do perfil de Claudio

Claudio 1.164 posts

@joes.portoalegre em 16/06/2016 às 09:20

Juka só fala asneira, tem um intelecto de uma galinha meio cérebro. Só sabe falar de golpe tenta ser imparcial sendo altamente parcial e tendencioso. Assisto ESPN a anos e só vejo o juka abrir a boca pra falar merda. Raras as vezes em que pode falar como corinthiano aí ele volta a ser coerente.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Ghost Corinthiano

    #Respeita as Primas, que vergonha!

    Última resposta há 8 segundos por ROSANA RSN

    18respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Arthur Kurai

    Brasil vence o Japão, digo isso sem medo

    Última resposta há 27 segundos por Danilo Nogueira

    13respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Manoel Corinthians

    Se Brasil pegar a Croácia cai dnv

    Última resposta há 40 segundos por Aislan Maia

    14respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Remy Lara

    Quando acho que o Corinthians não pode se apequenar mais

    Última resposta há 45 segundos por Joseph Schwalk Dias

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Ana Paula Araújo Verificado

    Corinthians calou a Bombonera há 14 anos com gol histórico de Romarinho

    Última resposta há 58 segundos por Jackson Antonio de Queiros

    19respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fernando Costa

    Esse Tuchel é um Mancini europeu! Não sabe montar esse timaço da Inglaterra

    Última resposta há 1 minuto por Fernando Costa

    10respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de CLAUDIO L

    Patrocínio

    Última resposta há 2 minutos por ROSANA RSN

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Pedro Henrique Amaral Gonçalves

    E esse patrocínio novo?

    Criado há 2 minutos por Pedro Henrique Amaral Gonçalves

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Wildem Oliveira

    Tio, o que é fatal fans?

    Última resposta há 3 minutos por ROSANA RSN

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de RC Timão

    Dr Cássio Conserino vai por gente na cadeia. Já estão se borrando por lá

    Última resposta há 3 minutos por Antonio Nesio

    19respostas

    acessar o tópico