x

Post de Lucas no fórum "Análise dos jogos" do Meu Timão

Vou tentar postar de novo isso aqui, agora que os posts sobre o lance do Sheik diminuiram.

Eu queria expor nesse tópico minhas opiniões sobre as táticas atuais do Corinthians, por que eu acredito que não funcionem, e como eu acho que deveriam ser. Mas antes de começar, quero dizer que não sou um especialista em futebol, nunca estudei o assunto nem nada do tipo, sou apenas um Corinthiano entusiasta com as estratégias do futebol e que não está muito feliz com a atual condição o time dando sua opinião sobre a bagaça. Ou seja, pode ser que eu fale umas besteiras sobre a tática, e pessoas me corrijam, o que é normal, não me odeiem se eu falar groselha.
E também quero dizer que gosto muito do Tite, e de forma alguma quero que ele saia, o que não me impede de discordar dele.

Espero que as imagens que eu fiz tenham ficado claras o suficiente.Cada posiçnao eu atribui um número, e as setas mostram as movimentações possíveis.

Bom, vou começar com a atual condição do time.
Nessa primeira imagem, podemos ver a formação quando o time está defendendo.

Defesa Atual

Nosso time, quando está defendendo, joga num compacto (e meio bizarro, porém super eficiente) 6-4-0. Na parte defensiva não tem muito o que falar. Está funcionando muito bem, com todos os jogadores com funções bem definidas e todos eles cumprindo.

-Dos jogadores 1 ao 6 não tem segredo.

-Os jogadores 7 e 9 são os atacantes que jogam no meio, e tem a função de voltar quase junto ao lateral, e ajudar na defesa do miolo de campo (geralmente Sheik e Romarinho).

-O 8 é o que joga de meia central, ele fica alí no meio, ajudando como pode, sem precisar necessariamente fugir muito da sua posição.

-E o 10 tem uma função parecida com o 8, só que um pouco mais a frente, podendo cobrir a posição do 7 e 9 que tiverem descido pra cobrir ou ficar junto do lateral.

Agora vem nosso time no ataque.

Ataque Atual

No ataque o time fica numa formação 5-4-1. E aqui encontramos alguns problemas. Primeiro vou descrever melhor a formação, depois abordo os problemas.

-Os zagueiros 2 e 3 não tem muito o que falar.

-Os laterais 1 e 4 tem liberdade pra subir ao ataque.

-O 5 é nosso 'cão de guarda' e apesar de raramente se arriscar no ataque, geralmente ele fica mais pra trás.

-O 8 é o cara que tem a um função de distribuir as jogadas.

-7 e 9 são aqueles que geralmente vão pra linha de fundo, ou tentam uma jogada entrando pela diagonal.
-E o 10, mais uma vez o atacante. Como vocês podem perceber, coloquei uma interrogação nele, por que, na real, acredito que ele não tenha uma função tática no ataque (apesar de ser o atacante), geralmente quem joga nessa posição fica flutuando no ataque, e faz o que pode.

Bom o primeiro problema do nosso time no ataque, já disse, quem joga na função de atacante não tem uma orientação que case com o resto do time. Ele meio que 'faz o que quer'. As vezes faz o pivô, as vezes tenta passar por trás da zaga, muitas vezes recuam pouco pra tentar pelo menos encostar um pouco na bola. Enfim, é um cara (que independe de Pato ou Guerreiro) acaba ficando 'perdido' em campo, e parecendo sempre que é o cara que não está casando om o time, mas o que poucos vêm é que isso é culpa da formação e não do jogador em si.


Outro problema do nosso time atacando é que não tem padrão de jogadas. Por ter essa falta de padrão, acaba fazendo o arroz com feijão. Que é ir tocando a bola em pequenos triângulos tentando achar um espaço. Aqui um exemlo de jogada pela esquerda e em pontilhado como o time roda a bola.

Jogada

No geral, fica rodando a bola, até que alguém erre um passe ou tente uma jogada individual e erre também.

Enfim, pra mim esses são os problemas mais evidentes. Vou aproveitar e dizer como eu acho que deveria ser a a tática do nosso time.

No geral seria considerado um 4-4-2. Na defesa não mudaria muita coisa.

Defesa

O time continuaria compacto, cobrindo bem todas as áreas do campo defensivo.

No ataque por outro lado teria uma mudança mais significativa.

Ataque

-No meio jogando com 2 meias mais abertos, um volante com liberdade de subir pelo meio, o outro volante continuaria mais atrás, como já faz.
-No ataque, um centro-avante e um segundo atacante. O centro-avante ficaria mais plantado alia na boca da área, para fazer o pivô, e ficar bem posicionado pra um eventual rebote. Já o segundo atacante teria liberdade de flutuar por toda a a área do gol, podendo driblar pra linha de fundo, ou se aproximar do escanteio pra fazer jogadas com o meia ou lateral que tiver subido pra lá.

Cabe aqui um parentese, na minha opinião, hoje no nosso elenco temos somente o Guerrero pra cumprir a função de centro-avante. O Pato pra mim disputaria a posição de segundo atacante com o Sheik e o Romarinho.

Enfim, é isso. Espero que tenha ficado claro. Valeu.

em Análise dos jogos > Minha visão sobre o esquema tático atual. (TRY 2)

Responder ao post do Lucas

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Johnnie Walker

    Não acha que estes narradores de jogos as vezes exageram um pouco na emoção?

    Última resposta há 1 minuto por Daniel Soares

    12respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Celso Ricardo Cortenove

    Kkkk Que goleiro

    Última resposta há 1 minuto por Daniel Soares

    9respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Arthur Kurai

    Brasil vence o Japão, digo isso sem medo

    Última resposta há 9 minutos por Paulo Henrique Martins dos Santos

    32respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Daniel Soares

    Qual foi o maior absurdo que vocês já viram aqui no fórum?

    Última resposta há 12 minutos por Mosqueteiro

    29respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Mathiers

    Fatal Fans não cabe no Corinthians

    Última resposta há 13 minutos por Aleh Policarpo

    12respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Corinthiano feliz da Silva

    Bet pode, casa das primas não : isso se chama HIPOCRISIA

    Última resposta há 14 minutos por Daniel Soares

    16respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Corinthiano feliz da Silva

    Pra SAFiel chegar aos 100 k, vai ter que rolar apoio PÚBLICO do craque NETO

    Última resposta há 14 minutos por Corinthiano feliz da Silva

    9respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de sabio SCCP

    Rivais assinando com ML shopee nubank já nós com job, e mts apoiando ainda

    Última resposta há 16 minutos por Daniel Soares

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Carlos Augusto

    Corinthians fecha com a Fatal Fans, vergonhoso

    Última resposta há 18 minutos por Phil Corintiano

    33respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Luque WF5

    A culpa desse chaveamento desequilibrado é toda da FIFA que não soube organizar essa copa do mundo

    Criado há 18 minutos por Luque WF5

    0respostas

    acessar o tópico