Lucas Bolognesi
Vou tentar postar de novo isso aqui, agora que os posts sobre o lance do Sheik diminuiram.
Eu queria expor nesse tópico minhas opiniões sobre as táticas atuais do Corinthians, por que eu acredito que não funcionem, e como eu acho que deveriam ser. Mas antes de começar, quero dizer que não sou um especialista em futebol, nunca estudei o assunto nem nada do tipo, sou apenas um Corinthiano entusiasta com as estratégias do futebol e que não está muito feliz com a atual condição o time dando sua opinião sobre a bagaça. Ou seja, pode ser que eu fale umas besteiras sobre a tática, e pessoas me corrijam, o que é normal, não me odeiem se eu falar groselha.
E também quero dizer que gosto muito do Tite, e de forma alguma quero que ele saia, o que não me impede de discordar dele.
Espero que as imagens que eu fiz tenham ficado claras o suficiente.Cada posiçnao eu atribui um número, e as setas mostram as movimentações possíveis.
Bom, vou começar com a atual condição do time.
Nessa primeira imagem, podemos ver a formação quando o time está defendendo.
Nosso time, quando está defendendo, joga num compacto (e meio bizarro, porém super eficiente) 6-4-0. Na parte defensiva não tem muito o que falar. Está funcionando muito bem, com todos os jogadores com funções bem definidas e todos eles cumprindo.
-Dos jogadores 1 ao 6 não tem segredo.
-Os jogadores 7 e 9 são os atacantes que jogam no meio, e tem a função de voltar quase junto ao lateral, e ajudar na defesa do miolo de campo (geralmente Sheik e Romarinho).
-O 8 é o que joga de meia central, ele fica alí no meio, ajudando como pode, sem precisar necessariamente fugir muito da sua posição.
-E o 10 tem uma função parecida com o 8, só que um pouco mais a frente, podendo cobrir a posição do 7 e 9 que tiverem descido pra cobrir ou ficar junto do lateral.
Agora vem nosso time no ataque.
No ataque o time fica numa formação 5-4-1. E aqui encontramos alguns problemas. Primeiro vou descrever melhor a formação, depois abordo os problemas.
-Os zagueiros 2 e 3 não tem muito o que falar.
-Os laterais 1 e 4 tem liberdade pra subir ao ataque.
-O 5 é nosso 'cão de guarda' e apesar de raramente se arriscar no ataque, geralmente ele fica mais pra trás.
-O 8 é o cara que tem a um função de distribuir as jogadas.
-7 e 9 são aqueles que geralmente vão pra linha de fundo, ou tentam uma jogada entrando pela diagonal.
-E o 10, mais uma vez o atacante. Como vocês podem perceber, coloquei uma interrogação nele, por que, na real, acredito que ele não tenha uma função tática no ataque (apesar de ser o atacante), geralmente quem joga nessa posição fica flutuando no ataque, e faz o que pode.
Bom o primeiro problema do nosso time no ataque, já disse, quem joga na função de atacante não tem uma orientação que case com o resto do time. Ele meio que 'faz o que quer'. As vezes faz o pivô, as vezes tenta passar por trás da zaga, muitas vezes recuam pouco pra tentar pelo menos encostar um pouco na bola. Enfim, é um cara (que independe de Pato ou Guerreiro) acaba ficando 'perdido' em campo, e parecendo sempre que é o cara que não está casando om o time, mas o que poucos vêm é que isso é culpa da formação e não do jogador em si.
Outro problema do nosso time atacando é que não tem padrão de jogadas. Por ter essa falta de padrão, acaba fazendo o arroz com feijão. Que é ir tocando a bola em pequenos triângulos tentando achar um espaço. Aqui um exemlo de jogada pela esquerda e em pontilhado como o time roda a bola.
No geral, fica rodando a bola, até que alguém erre um passe ou tente uma jogada individual e erre também.
Enfim, pra mim esses são os problemas mais evidentes. Vou aproveitar e dizer como eu acho que deveria ser a a tática do nosso time.
No geral seria considerado um 4-4-2. Na defesa não mudaria muita coisa.
O time continuaria compacto, cobrindo bem todas as áreas do campo defensivo.
No ataque por outro lado teria uma mudança mais significativa.
-No meio jogando com 2 meias mais abertos, um volante com liberdade de subir pelo meio, o outro volante continuaria mais atrás, como já faz.
-No ataque, um centro-avante e um segundo atacante. O centro-avante ficaria mais plantado alia na boca da área, para fazer o pivô, e ficar bem posicionado pra um eventual rebote. Já o segundo atacante teria liberdade de flutuar por toda a a área do gol, podendo driblar pra linha de fundo, ou se aproximar do escanteio pra fazer jogadas com o meia ou lateral que tiver subido pra lá.
Cabe aqui um parentese, na minha opinião, hoje no nosso elenco temos somente o Guerrero pra cumprir a função de centro-avante. O Pato pra mim disputaria a posição de segundo atacante com o Sheik e o Romarinho.
Enfim, é isso. Espero que tenha ficado claro. Valeu.
em Análise dos jogos > Minha visão sobre o esquema tático atual. (TRY 2)








