x

Post de Alfredo no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Então meu amigo...

Sobre a policia não ser capaz de segurar 2 mil torcedores, acho que você esta exagerando. Você esta supondo que vão automaticamente entrar em um clima de guerra generalizada e não acho que seja este o caso.

Mas na minha opiniao, quem precisa solicitar a tomada de atitude e o clube, que foi lesado. Da mesma forma que o dono do supermercado acionaria a policia se um vandalo quebrasse suas pratileiras, o clube também precisa solicitar que a policia autue os marginais que depredaram o estádio.

Se no momento do vandalismo, o clube não denuncia os marginais, porque a policia tomaria alguma iniciativa?

em Bate-Papo da Torcida > Concreto puro!

Em citação ao post:

Amigo, se você fizer tudo isso no supermercado, estará cometendo um crime e, por causa disso, seria preso. Você perderia, temporariamente, seu direito à liberdade (direito de ir e vir), garantido pela Constituição Federal, pois sua infração criminal tiraria esse direito seu. Como você roubou, os seguranças poderiam sim te impedir de sair. Repito, você cometeu um crime. Eles também poderiam restringir sua liberdade, temporariamente, sob a alegação de que você cometeu um outro crime, o da violação da paz paz pública. Ou seja, no seu exemplo, você cometeu, pelo menos, dois crimes e poderia sim ser impedido de sair.

No caso das organizadas quebrarem a arena, há também crime, e crime de vandalismo. Contudo, infelizmente, me parece que as autoridades não se manifestam ou se omitem nesse tipo de ato, tendo em vista que, até os patrimônios públicos, que acarretariam maiores penas aos infratores, quando são pichados ou destruídos, não movimentam as sanções da lei. Ou seja, para esse tipo de crime (e para muitos outros), a justiça é, literalmente, cega. Os criminosos (torcedores de organizadas) poderiam sim ser mantidos presos na arena, até que se apurasse o caso e fossem prendidos os culpados. Só que isso levaria muito tempo. Uma investigação policial precisaria de provas e não dá para prender todos os torcedores que estão ali. São mais de 2000 e nem todos são culpados. Como averiguar isso? Volto, também, em outro ponto: o efetivo policial não conseguiria conter uma possível revolta dos torcedores, caso fossem intimidados e mantidos 'presos'. Seria uma guerra. Se a polícia, na tentativa de manter a ordem, sacar uma arma a matar um vagabundo desses, você já sabe a quem a mídia chamará de bandido.

As organizadas são liberadas horas depois com seu próprio consentimento. Isso é uma medida de segurança para elas mesmas e elas sabem disso. Não acredito que elas, em sã consciência, escolheriam desrespeitar essa medida, correndo o risco de serem massacradas pelas organizadas do time rival. São casos completamente diferentes.

Por fim, vamos ao flagrante. Já escrevi, um pouco acima, que não dá para prender a todos, pois nem todos são culpados. Para se identificar os verdadeiros culpados, seriam necessárias a coleta de provas, algo que não é fácil de se conseguir naquele momento, não com tanta gente assim. Mas tudo bem. Vamos supor que a polícia consiga sair de lá com esses criminosos presos. O que aconteceria depois? Não existe nenhuma legislação que puna severamente esse tipo de crime, e a que existe quase nunca é aplicada. Você já viu algum desses marginais efetivamente pagarem pelos seus atos? Acho que não. No dia seguinte eles estariam soltos e cometendo delitos em escala muito maior. Um outro ponto é que a própria organizadora/regulamentadora, leia-se FPF, CBF ou STJD, da competição não se manifesta. Ela (a organizadora/regulamentadora), como responsável direta pela competição, deveria agir a fim de que tais atos deixassem de acontecer...

Na minha opinião, a organizadora/regulamentadora deveria cuidar das punições. Como a esfera penal não se pune exemplarmente os culpados (torcedores de organizadas), elas deveriam se concentrar em punir os clubes, obrigando-os a ressarcir os prejuízos causados e a pagarem um acumulado por meio da aplicação de multas pesadas em dinheiro. E para concluir, não sendo menos importante, os clubes ainda deveriam ser punidos com perda de pontos e, para casos mais gravosos, com a desclassificação do seu time. Agora imagina o cara pensando: meu time conseguiu se classificar, mas perdeu a vaga por minha causa...

Só que eu acho que isso dificilmente irá acontecer. Aqui (no Brasil) tudo acontece, menos justiça!

Meu texto acabou ficando meio cumprido... Kkkk

Responder ao post do Alfredo

Réplicas desse post

Foto do perfil de Senhor

Senhor 588 posts

@walker.nolasco em 22/04/2015 às 13:15

Exatamente. O clube é omisso. Se o Corinthians fizesse algo, o que, mesmo assim, acho que não resolveria muita coisa, a polícia poderia intervir. Por que digo que não resolveria muita coisa? Porque só a denúncia em si não tem poder de justiça. É preciso a ação de terceiros para que algo aconteça. Contudo, diferentemente da justiça, que só age se for solicitada, você acha que a polícia só age se for compelida formalmente? Não. A polícia tem obrigação de agir, independentemente de ser incitada. Agora, a pergunta que não quer calar é: não o faz, por quê? Se não for medo, é indiferença. Se for medo, eu não estou enganado e a possibilidade de haver confronto é real. Se for indiferença, ou é falta de alguma legislação que a legitime ou é falta de autorização do estado.

Eu sei que, ao final disso tudo, o clube não faz nada, os organizadores/reguladores também não, pois os árbitros estão anotando nas súmulas, e a polícia muito menos, o que demonstra inércia, passividade e impunidade.

Não seria o caso de cobrarmos uma postura do Corinthians?

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Épico
    Avatar de João Carlos Correia

    Maradona, definitivamente, não era um "parça do Neymar"

    Última resposta há 2 segundos por Felipe Silva

    25respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Paulo Henrique Sola

    Imaginem se o marketing tivesse sido competente em trabalhar com a imagem do Memphis!

    Última resposta há 13 segundos por Fernando Oliveira

    14respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Maria Luiza Carvalho Verificado

    Como o Corinthians se sairia na Copa do Mundo?

    Última resposta há 18 segundos por Maria Luiza Carvalho

    11respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Jonathan Natan

    Não querem SAF? Então que se virem

    Última resposta há 19 segundos por QD+ Corinthians

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Joe Doe

    Armandinho brechó, de herói da Copa do Brasil a réu

    Criado há 3 horas por Joe Doe

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Laurence Olivier

    O povo brasileiro vangloriando a "remada" norueguesa

    Criado há 38 segundos por Laurence Olivier

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Jorge Neto

    Emerson Sheik vs. Boca Juniors | Final da Libertadores 2012

    Última resposta há 3 minutos por leandro t bezerra

    15respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Joao Bobao

    Pra que ferias? Meu mano Diniz já voltou

    Criado há 1 hora por Joao Bobao

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Fernando diniz

    Casagrande sobre Romário :

    Última resposta há 4 minutos por Luis Roberto de Vasconcellos

    35respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de SCCP FIEL

    Quem vai ser abduzido?

    Última resposta há 5 minutos por Bruno C.

    4respostas

    acessar o tópico