x

Post de Daniel no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Isso do Guardiola é muito real. Nessa palhaçada de que muitos chamam de 'futebol moderno', é um sistema só com volantes. Perdemos a nossa escola de meias articuladores. Um absurdo ter somente Paquetá em um elenco de seleção brasileira. Todo mundo quer ser o Xavi e o Iniesta, ninguém mais quer ser o Rivelino, o Zico, o Kaká, o Zidanilo.

em Bate-Papo da Torcida > Vou fazer textão...sim

Em citação ao post:

Quando Charles Miller chegou ao Brasil com bolas, chuteiras, jogos de uniformes e um livro de regras, o futebol já existia há meio século na Inglaterra. Como não havia televisão, Internet e redes sociais naquela época, o intercâmbio era dificultoso e foi preciso que os brasileiros criassem seu próprio estilo, que começou a dar suas caras nas Copas de 1938,1950 (apesar do Maracanazo) e 1954 e deslumbrou o mundo a partir de 1958.

Apesar do Brasil ter vencido três mundiais de forma dominante e original e ter inspirado treinadores de base a moldar três gerações de craques pelo mundo afora, bastou uma única derrota, o 3x2 para a Itália no Sarriá, para que tudo fosse jogado no lixo. Sem a contestação ao modo aberto e até irresponsável com que Telê Santana armou seu time para uma partida em que o empate bastaria, provavelmente o fenômeno Felipão e toda a chamada Escola Gaúcha, que mudaram completamente o futebol deste país, não teriam existido.

Pior que isto ainda foi o culto a Guardiola, um hit entre jornalistas, comentariasta e palpiteiros táticos deste país. Embora o conceito de jogo posicional não tenha ainda sido inteiramente assimilado pelo pensamento tático nacional, mesmo com o influxo de treinadores estrangeiros nos últimos anos, esta coisa reduziu nossas bases a um fordismo de volantes e pontas medíocres e limitados. Foi isto, aliado a mudanças psicológicas inerentes à geração Z, que fez a fonte secar e nossos craques sumirem. Se o time que Ancelotti montou para 2026 já decepciona, a perspectiva para 2030 é verdadeiramente assombrosa. A falta de qualidade em campo é um reflexo da falta de inteligência por parte de quem está envolvido no futebol brasileiro, desde jornalistas a dirigentes. Se nada for feito, o Brasil há de se consolidar como um novo Uruguai.

Responder ao post do Daniel

Réplicas desse post

Foto do perfil de Zebedeus

Zebedeus 4.135 posts

@zebedeus em 20/06/2026 às 21:16

Exatamente. Por falar em Kaká, por exemplo, a posição dele, de meia-atacante, não existe mais. Ele jogava à direita numa linha de quatro do meio-campo ou como o meia-armador num losango flutuante, sempre com total liberdade para dar aquelas arrancadas à Ronaldo Fenômeno, coisas que seriam impossíveis hoje com as intermediárias trancadas por volantes. Se o Kaká estivesse surgindo para o futebol hoje, ele seria um ponta-direita ou o central na segunda linha de meio-campo do 4-2-3-1, e isto se não fosse recuado para ser tipo um Paquetá.

A assimilação do jogo de posição do Guardiola, cujo prestígio se devia à total liberdade para Messi quando com a posse de bola, acabou com a espontaneidade dos jogadores, liquidou com as funções realmente criativas e espalhou o medo de perder a bola, de errar ao arriscar já desde a base. Esta é uma das causas do declínio técnico do futebol pelo mundo afora e do florescimento do artetismo.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Marcelo Naka

    Assina, Stabille!

    Última resposta há 2 minutos por Joseph Schwalk Dias

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Silva Aparecido

    Casas de apostas ou Bets,

    Criado há 2 minutos por Silva Aparecido

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Conde de Montecristo

    "Corinthians, Fatal Fans e as Bets"

    Última resposta há 3 minutos por Joseph Schwalk Dias

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Aldrei Silva

    Hipócritas - Conversa Hipocrita de meia duzia

    Última resposta há 3 minutos por RC Timão

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Bi Libertadores

    Legado do Veio do Golpe fechou o patrocínio com uma empresa de prostituição

    Criado há 11 minutos por Bi Libertadores

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Crazy Gavião

    O patrocínio da Fatal Fans é o principal problema do Corinthians?

    Última resposta há 3 minutos por Romildo Pimentel

    74respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Kimbo Badd

    Não precisa ser vidente mas vivemos para vermos os japoneses falando isso da seleção

    Última resposta há 4 minutos por Corinthiano Desanimado

    31respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Corinthiano feliz da Silva

    Bet pode, casa das primas não : isso se chama HIPOCRISIA

    Última resposta há 4 minutos por Mathiers

    26respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Gilberto Junior

    Safiel

    Última resposta há 5 minutos por Joseph Schwalk Dias

    8respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de RC Timão

    Dr Cássio Conserino vai por gente na cadeia. Já estão se borrando por lá

    Última resposta há 5 minutos por Jefferson nunes

    26respostas

    acessar o tópico