Kimbo Badd
(adeus teta, cargos a parentes, abuso de cartão corporativo, dentre outros absurdos de gente amadora e sem moral)
A Safiel presente no Corinthians teria controle dos gastos do clube? Auditaria as finanças do clube?
Sim. Pelo que foi divulgado pelos idealizadores da SAFiel, a proposta prevê mecanismos de controle financeiro, fiscalização e auditoria das contas do Corinthians. Não seria apenas um aporte de dinheiro.
segundo o projeto apresentado:
Haveria um Conselho de Fiscalização eleito pelos acionistas/torcedores, com autonomia para acompanhar os atos da gestão.
A administração seria feita por executivos profissionais, contratados e avaliados por metas de desempenho, em vez de dirigentes políticos do clube associativo.
O modelo prevê prestação de contas ao mercado e padrões de governança corporativa semelhantes aos de empresas.
A própria proposta menciona a realização de auditorias externas periódicas para verificar a regularidade da gestão.
Além disso, numa proposta enviada à diretoria em 2026, a SAFiel condicionou parte do processo à realização de uma auditoria interna para verificar a real situação financeira do Corinthians antes da implementação definitiva do projeto.
Portanto, respondendo objetivamente:
Controle dos gastos? Sim, a proposta prevê acompanhamento das finanças, metas de gestão, fiscalização e governança profissional.
Auditoria das finanças? Sim. O projeto fala em auditorias periódicas e, antes da eventual transformação em SAF, em uma auditoria para apurar a situação financeira real do clube.
O ponto importante é que, hoje, isso ainda é uma proposta da SAFiel. Esses mecanismos só passariam a ter efeito se o projeto fosse aprovado pelos órgãos do Corinthians e implementado na prática. (e isso não querem jamais)
em Bate-Papo da Torcida > Esse é o motivo que não querem a Safiel no Corinthians










