x

Post de Phil no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Yuri tem totais condições de melhorar essa eficiência, acho que falta conversa.

Só discordo dele fazer o pivô, ele não faz isso bem.

O negócio dele é correr, receber a bola de frente no facão, nisso ele é muito perigoso.

em Bate-Papo da Torcida > Yuri Alberto: por que sempre o mesmo ciclo?

Em resposta ao tópico:

Entre amor e crítica, o nome de Yuri Alberto continua sendo um dos mais debatidos no Sport Club Corinthians Paulista. E existe um motivo claro para isso: o camisa 9 é um atacante raro em entrega, intensidade e movimentação, mas extremamente instável quando o assunto é tomada de decisão e finalização.

Yuri é o típico atacante que incomoda qualquer defesa. Sua principal característica é o “facão” nas costas da zaga: ataca profundidade com agressividade, pressiona defensores, briga fisicamente, faz pivô e nunca deixa de competir. Em termos de vontade e dedicação, dificilmente alguém dentro do elenco consegue igualar sua entrega.

Mas o futebol de alto nível cobra mais do que intensidade. Cobra eficiência.

E é exatamente aí que começa o principal problema do atacante corinthiano.

O atacante que cria… e desperdiça.
Muitos centroavantes vivem de poucas oportunidades. Yuri, não. Ele consegue gerar chances o tempo inteiro graças à sua movimentação. O problema é que, em muitos jogos, transforma um desempenho taticamente excelente em uma atuação tecnicamente frustrante.

Os gols perdidos — principalmente em situações claras — acabam pesando demais em campeonatos de pontos corridos, onde cada detalhe custa posições na tabela. Em mata-mata, um erro pode ser reparado no jogo seguinte. No Brasileirão, não. Um gol perdido hoje pode significar uma Libertadores perdida em dezembro.

E isso explica o ciclo constante:

- Yuri melhora;
- ganha confiança;
- engata sequência;
- vira decisivo;
- começa a errar gols simples;
- perde confiança;
- entra em ansiedade;
- oscila novamente.
Não parece um problema de falta de capacidade. Parece um problema de estabilidade mental e técnica sob pressão.

A ansiedade acelera tudo.

Existe uma característica muito clara no jogo de Yuri Alberto: ele joga “a mil” o tempo inteiro. Isso é positivo para pressionar, disputar espaço e competir. Mas, dentro da área, às vezes o atacante precisa exatamente do contrário: calma.

Em vários lances, Yuri finaliza antes da hora, acelera a conclusão ou escolhe a força quando o correto seria o posicionamento. O resultado são finalizações precipitadas em jogadas que pediam tranquilidade.

Grandes atacantes não são apenas agressivos. São frios.

O caminho pode estar em um treino mais específico e intensivo.
A solução talvez não esteja em mudar Yuri Alberto como jogador, mas em lapidar o que ele já faz bem.

Um treinamento mais intensivo e direcionado para:

  1. Tomada de decisão;
  2. Finalização sob pressão;
  3. Repetição de gols “simples”;
  4. Controle emocional em situação clara;
  5. Leitura do goleiro;
  6. Tempo da conclusão;

Isso tudo pode diminuir drasticamente sua irregularidade porque movimentação ele já possui. Raça também. Presença física, idem.

O que falta para Yuri atingir um patamar superior é transformar volume em eficiência.

*O Corinthians ainda depende dele!

Mesmo em fases ruins, Yuri continua participando do jogo. Continua atacando espaço, brigando com zagueiros e criando cenários ofensivos. Isso mostra que o problema não é ausência de entrega — muito pelo contrário. Talvez o maior desafio do Corinthians hoje, seja transformar um atacante extremamente voluntarioso em um atacante decisivo de forma constante.

Porque, quando Yuri Alberto está confiante, o Corinthians ganha profundidade, intensidade e poder ofensivo. Mas quando entra novamente no ciclo de erros e ansiedade, o time perde pontos que fazem falta justamente no campeonato mais cruel do calendário: o Brasileirão.

Responder ao post do Phil

Réplicas desse post

Foto do perfil de Pedro

Pedro 20 posts

@pedro.henrique.roko em 13/05/2026 às 12:07

Vejo que nos últimos jogos ele vem evoluindo nesse aspecto, porém realmente é meio fraco nisso ainda, facão sempre foi o principal dele

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Roblox Neto

    Só raiz assistindo Colômbia x congo

    Última resposta há 16 segundos por Manoel Corinthians

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roblox Neto

    Boa madrugada 🙌

    Última resposta há 1 minuto por Manoel Corinthians

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Marcos

    Parabéns aos jogadores de Portugal

    Última resposta há 3 minutos por Manoel Corinthians

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Luis Flavio Moraes

    LED Zeppelin é f.oda

    Última resposta há 3 minutos por Manoel Corinthians

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Filipe Silva

    2050 corintianos curtindo esse som na madrugada

    Última resposta há 6 minutos por Filipe Silva

    5respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Joe Doe

    Corinthians faliu em todos os sentidos

    Última resposta há 11 minutos por Bruno

    45respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Feenando de Oliveira

    Messi imitou Ricardinho em 2001 kkkkk

    Última resposta há 18 minutos por Willian Decio Vieira

    52respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Érik Januário da Silva

    Marcelo paz falou uma bobagem gigantesca que mostra porque a gente não vai sair do buraco financeiro

    Última resposta há 24 minutos por Mosqueteiro

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Haniel Sousa

    Estou pensando em comprar uma camisa da Argentina

    Última resposta há 26 minutos por Filipe Silva

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Clilson Assis

    Melhor vender o PSJ pra abrir um presídio

    Última resposta há 26 minutos por Lucas ¨

    3respostas

    acessar o tópico