x

Post de Vó no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Meus netinhos, uma nova horda de corintianos, que se acostumou a reclamar de tudo, criaram um alvoroço pela estátua sendo instalada na NQA, mas você sabe realmente do motivo dela estar lá? Leia abaixo o breve resumo e entenda a conclusão...

O 'chamado' de São Jorge

A história do clube paulista com o santo católico data do início da década de 1920. Na época, o Conselho Deliberativo do Corinthians precisava tomar a decisão de renovar a concessão pública para o uso do terreno do estádio da Ponte Grande ou procurar um lugar próprio para fincar sua sede na cidade de São Paulo.
Um dos fundadores do clube, o português António Pereira, sugeriu a compra de uma parte do terreno que, na época, era a zona rural da cidade: a Fazenda São Jorge. A ideia foi rejeitada seguidas vezes pelos conselheiros, até Pereira recorrer ao santo que dava nome ao local.

&Ndash; O António Pereira vislumbrou aqui como o lugar perfeito para o Corinthians. Depois de reuniões entre 1924 e 1925 não tinha cristo que desdobrasse o Conselho, então ele pensou no santo que dava nome ao campo.

– Então, ele teve a brilhante ideia de colocar uma estátua de São Jorge sob a mesa do Conselho e dizer que São Jorge convocava o Corinthians para se tornar o nosso padroeiro e o nosso guia através da história. O clube já tinha uma devoção guerreira, um time da várzea, de operários, de superação. Houve uma comoção muito forte, ninguém tinha feito esse link de que o São Jorge era o padroeiro do Corinthians – relata o historiador do clube.

Com os conselheiros convencidos, o presidente da época, Ernesto Cassano, efetuou a compra no dia 18 de agosto de 1926. Para festejar a aquisição da Fazenda, que posteriormente se transformou no Parque São Jorge, uma missa foi celebrada no bairro do Bom Retiro. Daí em diante, o santo católico passou a ser o padroeiro do clube.

... Legal né? Cada um tem o direito de achar bonito ou não, mas torcedor que se diz corintiano, não pode usar a cartada de religião para criticar o monumento, o São Jorge para o Corinthians é um símbolo histórico, que também para alguns pode ser religioso! Você que não crê, tem que respeitar não pelo credo e sim pela história!

Antes de você ser corinthiano, São Jorge já estava na história do clube!

em Bate-Papo da Torcida > Você torcedor, conhece a relação do Corinthians com São jorge!?

Responder ao post da Vó

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Maria Luiza Carvalho Verificado

    ENQUETE: Entre os sete reforços de 2026, qual foi a melhor contratação do Corinthians até agora?

    Última resposta há 9 segundos por Douglas Marmota

    43votos

    acessar o tópico
  • Avatar de Haniel Sousa

    Messi aguenta mais uma copa?

    Última resposta há 21 segundos por Danilo Nogueira

    11respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Daniel Barbosa

    A queima de fogos nos jogos do Corinthians são supervalorizadas?

    Última resposta há 25 segundos por Cavalinho du Corinthians

    5respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Ana Paula Araújo Verificado

    Dida reforça carinho pelo Corinthians e relembra passagem histórica: 'Fomos campeões'

    Última resposta há 47 segundos por Alex da Silva Silva

    54respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roblox Neto

    França vai levar mais uma copa

    Criado há 52 segundos por Roblox Neto

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Ídolos da Fiel

    Junto com o Pelé, temos pelo menos mais uns 10 craques que participaram dos 3 títulos mundiais..

    Última resposta há 2 minutos por Kimbo Badd

    15respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Thiago Sccp

    Sei que torcida não ganha jogo

    Última resposta há 2 minutos por Felipe Marcos

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Manoel Corinthians

    Mbappé X Messi

    Última resposta há 3 minutos por Felipe Marcos

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roblox Neto

    Que se lasque o brasa

    Última resposta há 4 minutos por Kimbo Badd

    8respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de marselo

    A volta de quem não foi

    Última resposta há 4 minutos por Manoel Corinthians

    4respostas

    acessar o tópico