Sérgio Ohno
O projeto é profissional organizado por empresários bem-sucedidos. Ele coloca o clube numa posição que só será recusada por total irresponsabilidade da Diretoria atual já que ainda não depende de aprovação do Conselho (já que está previsto nos estatutos).
O que a SAFiel está solicitando é apenas a permissão do clube para avaliar as propriedades do futebol do clube incluindo seus ativos e, principalmente, as dívidas atuais e seus contratos. Ou seja, não se está pleiteando implantar uma SAF primeiro para ver o que vai dar.
Uma vez feito este levantamento, a SAFiel abrirá o período de reserva de cotas para CPFs que preserva os interessados de efetivar qualquer repasse de valor antes da definição do clube.
Encerrada as 2 etapas eles incluem as empresas interessadas que já devem ter manifestado interesse e o valor total do aporte inicial será fechado.
Só com este número em mãos é que a decisão passa por aprovação dos sócios do clube se o Conselho Deliberativo colocar para votação numa Assembleia Geral Extraordinária. Ou seja, até aí risco nenhum para o clube nem para os investidores.
Uma vez aprovada começa a etapa onde os cotistas vão ter que depositar os valores das cotas e, paralelamente, é organizada a assembleia dos cotistas para eleição dos Conselhos para, em seguida, começar a fase de contratação do CEO e demais profissionais que irão dirigir a parte administrativa e também a parte esportiva. A previsão deles é completar estas etapas em até 6 meses, ou seja, seria para a segunda janela do ano que vem quando poderiam fazer as contratações para o elenco já com a maioria das dívidas quitadas.
Riscos sempre tem mas do lado do clube onde podem simplesmente recusar, ou mesmo retardar, a abertura das informações do levantamento inicial. Depois passa pelo presidente do Conselho Deliberativo colocar em votação para só depois convocar uma Assembleia Geral (daria tempo de colocar na próxima prevista para novembro). Chegando nos sócios me parece que passa já que, se o clube quebrar, eles podem ser responsabilizados pelas dívidas. O problema, obviamente, é o tempo de demora em aprovar a parceria que pode resolver a questão da dívida em 6 meses.
em Bate-Papo da Torcida > SAFIEL: me convençam (e a todo torcedor desconfiado com razão)
Em citação ao post:
Muito boa explicação. Obrigado
Quais seriam os pontos falhos ou riscos ainda em aberto, na sua opinião?