Lino Quagliariello
O Mais Humilde entre os Clubes da Série A do Brasil (pelo ChatGPT)
Entre os clubes da Série A do Brasileirão, o time com a origem mais humilde é, sem dúvida, o Sport Club Corinthians Paulista.
Por que o Corinthians tem a origem mais humilde?
Fundado em 1910 no bairro do Bom Retiro, em São Paulo, o Corinthians nasceu quando o futebol ainda era um esporte elitizado no Brasil, praticado apenas por ingleses e pela elite nos clubes fechados. Enquanto isso, o Corinthians foi criado por operários, carroceiros, ferroviários e trabalhadores simples, sendo o primeiro grande clube verdadeiramente popular.
Comparativo de Origem Social – Clubes da Série A
Corinthians: Operários e trabalhadores; Humilde / Popular; Fundação popular na rua
Flamengo: Remo; Classe média; Popularidade veio depois
Vasco: Regatas; Classe média baixa; Tornou-se popular pela inclusão
Palmeiras: Colônia italiana; Imigrantes trabalhadores; Não tão humilde como o Corinthians (Só Italianos, não aceitavam outras raças por muito tempo)
São Paulo: Elite paulista; Elite; Clube aristocrático
Fluminense: Elite carioca; Elite;Primeiro clube da elite no futebol
Botafogo: Elite carioca; Elite; Origem nobre
Grêmio: Descendentes de alemães; Classe média
Cruzeiro: Imigrantes italianos; Classe média
Conclusão
O Corinthians foi o primeiro clube fundado pelo povo e para o povo. Enquanto outras equipes nasceram em ambientes elitizados, o Corinthians representa a inclusão popular no futebol brasileiro, mantendo até hoje uma identidade forte com as classes trabalhadoras. Por isso, é considerado o clube de origem mais humilde entre os grandes do Brasil.
Minha conclusão: Hoje todos os times se mostram inclusivos, mas o ÚNICO time inclusivo de verdade, nas suas origens, foi o Timão. Não importava a raça, cor, status, nada, apenas a paixão pelo clube. Eu amo isso.
em Bate-Papo da Torcida > O que me fez ser Corinthiano (Além do timaço com Sócrates e...


