Gavião Poko
Estamos brigando entre nós por causa de política, enquanto os verdadeiros adversários estão rindo e torcendo para que continue assim.
Mas vamos lá às minhas considerações.
Acompanho diariamente as notícias do Corinthians desde que me conheço por gente. Assinava o jornal Lance! Nos anos 90 e 2000, e hoje acesso diariamente vários portais especializados. Assisto a entrevistas, vídeos e tudo que envolva o clube.
Digo isso antes que venham comentários desmerecendo minha opinião ou tentando me colocar como 'menos corinthiano' do que outros.
A 'Renovação e Transparência' esteve no poder por 16 anos e deixou o clube com uma dívida praticamente impagável. Isso é um fato. Augusto Melo assumiu esse cenário: um elenco envelhecido, contratos se encerrando, dívidas vencendo a curto prazo, salários e direitos de imagem atrasados, patrocínios renovados às pressas (como o do Duílio), e a contratação de Mano Menezes com multa milionária a apenas três meses do fim da gestão anterior.
Repito: uma dívida impagável, criada e empurrada por anos.
É claro que Augusto Melo cometeu erros — talvez até um crime (foi indiciado, mas ainda não julgado). Se for comprovada sua culpa, é justo que seja afastado e preso.
Mas vamos ser claros: ele precisou fazer alianças com figuras duvidosas, conselheiros podres e até gente da antiga chapa para conseguir vencer a eleição. Política, infelizmente, é assim no Brasil.
Mesmo com isso, ele ajustou a rota. Está pagando salários em dia (algo que não víamos há 16 anos, e repito: acompanho o clube todos os dias), fechou grandes acordos comerciais, fez a Globo aceitar a Libra (LFU), e mesmo cometendo erros em contratações (como todos), também acertou várias.
Aumentou a capacidade da Arena, manteve o preço médio dos ingressos, deu acesso a setoristas, TikTokers, fez treinos abertos. Criou campanhas para mulheres se associarem ao clube social, reduziu o valor do título — conheço muita gente que conseguiu se tornar sócio graças a isso.
Foi contra Mário Gobbi, que disse que o clube estava sendo invadido por “gente de chinelo”, e ainda fechou parceria com a Havaianas em resposta.
Foi contra o Sr. Miguel, presidente do CORI, que disse que o clube “é dos associados, não da torcida”.
Deu a cara a tapa no meio de centenas (ou milhares) de torcedores organizados pedindo explicações sobre a Vai de Bet. Agora me diz: você imagina Andrés, Duílio, Gobbi ou Roberto de Andrade fazendo isso? Dando a cara a tapa como Augusto Melo fez?
Eu sigo um lema: quem não deve, não teme.
Por fim, seria muita coincidência apenas esse presidente estar sendo impichado, né? E a Taunsa? E os contratos mal explicados de antes?
Sabe o que acontece quando você fecha a torneira dos conselheiros dinossauros do clube social? Quando você realmente tenta enxugar despesas? Vão dar um jeito de te impichar. Vão criar uma narrativa de crime, e você está acabado.
Repito: se a polícia comprovar que Augusto Melo recebeu dinheiro sujo, que seja afastado e preso. Mas hoje estão julgando um indiciado, enquanto os que destruíram o clube seguem livres, leves e soltos.
Augusto Melo abriu até live para mostrar despesas e receitas. Nunca vimos isso antes.
As organizadas, canais como Canal do Povo, Mil Grau e outros influenciadores e torcedores têm um papel fundamental. Precisam reavaliar tudo que vem acontecendo há anos. Se for pra cobrar, que se cobre todos, e que não aceitem como salvador um apoiador de ditador, que era vice da gestão anterior, sabia de tudo, e hoje se faz de desentendido. Ainda por cima está indicando nomes suspeitos para cargos importantes como o financeiro.
Vamos falar os nomes:
Emerson Piovesan
Miguel Marques
André negão
Roberto de Andrade
Duílio (e seu irmão)
Andrés Sanchez
Mário Gobbi
Todos esses e qualquer outro que ocupou cargo financeiro nos últimos anos deveriam ser abolidos do quadro associativo.
Organizadas, ACORDEM! Antes de culpar jogador, comissão técnica, ou até o Fabinho Soldado, enxerguem quem são os verdadeiros culpados.
Vocês ainda podem ser a salvação desse clube centenário, com democracia nas veias.
Não estou dizendo que Augusto Melo é inocente. Mas o desespero de quem está tentando voltar ao poder é muito maior do que qualquer erro que ele tenha cometido — até agora.
em Bate-Papo da Torcida > Reflexão sobre tudo que está acontecendo, precisamos das organizadas..





