x

Post de Stephane Guilhermino no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Cada vez mais me convenço que 2012 foi uma falha na Matrix

em Bate-Papo da Torcida > Corinthians tem mais gols no Rio-São Paulo do que na Libertadores e...

Em resposta ao tópico:

O Corinthians foi eliminado, na última terça-feira, de mais uma competição continental: a Copa Sul-Americana. Mais do que a eliminação em si, o que tem causado maior angústia nos torcedores é a forma como ela aconteceu. Ainda assim, é impossível ignorar uma realidade incômoda: o clube segue enfrentando enormes dificuldades para se firmar em torneios internacionais.

Se por um lado, ostentamos com orgulho o título de clube brasileiro com mais conquistas no Mundial de Clubes da FIFA, por outro, estamos longe de apresentar o mesmo protagonismo nas competições organizadas pela Conmebol.

Durante muitos anos, o Torneio Rio-São Paulo foi uma das competições mais tradicionais do país, reunindo confrontos diretos entre as duas maiores escolas do futebol nacional. Com o tempo, passou por reformulações, mudanças de formato e chegou a contar com clubes de fora dos eixos Rio–São Paulo. Ao todo, foram 28 edições, das quais o Corinthians participou em 25 e conquistou o título cinco vezes.

Na Libertadores, o clube esteve presente em apenas 19 das 66 edições realizadas até hoje. Já na Sul-Americana, foram 10 participações.

Curiosamente, se somarmos as presenças nas duas principais competições continentais, o número supera com folga as participações no Torneio Rio-São Paulo. Então, por que o Corinthians não consegue ter o mesmo desempenho? Por que, mesmo com mais oportunidades, o clube não traduz essa presença em protagonismo?

Isso é algo que tem incomodado a torcida há anos e, depois de 2012, parecia que tinha sido exorcisado, mas não foi.

Abaixo eu deixo a tabela de gols do Corinthians por competições. Se você olhar bem e fizer uma conta básica de adição vai perceber que nem se somarmos os gols da Libertadores e da Sul-Americana, chegamos aos gols que o clube já marcou numa competições que nem existe mais e da qual partipou menos.

Gols do Corinthians por competição em toda história
Campeonato Gols Gols por jogo
Campeonato Paulista 5335 2.01
Campeonato Brasileiro 2235 1.33
Torneio Rio-São Paulo 371 1.76
Copa do Brasil 306 1.59
Libertadores da América 229 1.61
Amistosos 125 2.98
Copa Sudamericana 84 1.35
Varzeano 60 1.67
Mundial de Clubes 8 1.33
Recopa 4 2.00
Torneios internacionais 4 2.00
Torneios estaduais e interestaduais 2 0.67

Isso só mostra que o Corinthians vem num declínio interminável e que a situação está cada vez pior. Se outrora caíamos nas oitavas, quartas ou semi, agora sequer chegamos lá.

Algo precisa ser feito e não é só dentro de campo. A torcida precisa assumir o protagonismo das decisões desse clube ou tempos ainda mais sombrios nos esperam.

Responder ao post do Stephane Guilhermino

Réplicas desse post

Foto do perfil de Galego

Galego 991 posts

@galego.ninja em 29/05/2025 às 21:58

E nada irmão

Aquele time de 2012 ainda é melhor que seleção brasileira de Hoje

Pode ter certeza

Time competente

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Corinthians minha vida

    Corinthians não pode atrasar salários nessa etapa

    Última resposta há 1 minuto por Giro Kataguire

    14respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Marcelo Soares

    Eles vão ter destaque na volta?

    Última resposta há 2 minutos por Zzba Bazz

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Felipe Costa

    A felicidade do craque contagiou

    Última resposta há 2 minutos por Manoel Corinthians

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Ídolos da Fiel

    Infelizmente o Brasil terá provavelmente o caminho mais difícil até as finais..

    Última resposta há 2 minutos por Felipe Costa

    17respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Neves Neto

    Para o ódio de alguns

    Última resposta há 4 minutos por Esd

    9respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de João Carlos Correia

    Mané, definitivamente, não é um "parça do Neymar"

    Última resposta há 4 minutos por Corneta .

    62respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Frederico Henriques

    Mbappe sobre bets

    Última resposta há 4 minutos por Paulo Aquino

    18respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Kaua

    Cadê o ovni abduzindo o Neymar

    Última resposta há 5 minutos por ROSANA RSN

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Véi Mofado

    Pergunta sincera para os brasileiros que torcem pra argentina

    Última resposta há 5 minutos por Corneta .

    11respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Marcelo Naka

    Galvão é outro patamar!

    Última resposta há 6 minutos por Alexandro Costa

    3respostas

    acessar o tópico