x

Post de Carlos no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Em dez anos de dívida do estádio a única descoberta verdadeira foi o supostamente...

O torcedor ajudará a comprar o estádio mas nunca dirão a verdade dos fatos nem tão pouco saber sobre o contrato...

Duvido muito se o documento de toda a transação desde o início seus proprietários terão o direito de ver, a torcida...

em Bate-Papo da Torcida > Vou explicar como funciona a amortização da dívida

Em resposta ao tópico:

Vejo muita gente com dúvidas sobre como é feito o pagamento da Arena. Então vou explicar como é o sistema de um financiamento imobiliário que é praticamente igual.

Suponha que você pegou 5 mil emprestados e vai pagar em 5 anos, então seria 5 mil dividido por 5, mil por ano. Só que tem os juros vamos supor 20% ano. Então no primeiro ano você tem que pagar 1.000 + 1.000 = 2000 de parcela.

Isso pq 1.000 é referente ao juros (20% x 5.000) e 1.000 é amortização.

Portanto ao final do 1º ano sua dívida (saldo devedor) é de 4.000. Você inicia o 2º ano devendo 4.000, no 2º ano você paga 1.800 de parcela, 800 juros (20% x 4.000 = 800) + 1.000 de amortização.

Pense como se o dinheiro estivesse 'alugado' para você, você paga 'aluguel'do dinheiro que ainda deve e assim por diante (segue tabela abaixo com todo o fluxo de parcelas desse exemplo).

Esse é o sistema SAC (sistema de amortização constante), usado inclusive pela Caixa para financiamentos imobiliários para pessoas físicas. Existe o sistema Price que é o de parcelas constantes, mas isso é aula pra matemática financeira rs.

Agora imagine que durante o 1º ano você recebeu 1.000 de um parente, uma doação, e você decide amortizar a dívida.

Então no 1º ano ao invés de pagar 2.000 você paga 3.000 (1.000 juros + 1.000 amortização + 1.000 amortização (doação que você recebeu). Agora você termina o 1º ano devendo 3.000 (você amortizou 2mil da dívida) ao invés de 4.000.

No 2º ano a parcela que você tem que pagar é portanto 1600 (600 juros + 1.000 amortização).

Ou seja, você pagou menos juros e uma parcela menor pq você usou a doação do seu parente pra amortizar uma parte da dívida. E agora vai pagar mais rápido também pq vai encerrar o 2º ano com saldo devedor de 2.000 ao invés de 3.000.

É isso que será feito no caso do Corinthians, essa é a lógica.

Segue tabela com o exemplo que eu dei e segue também link do advogado da Gaviões explicando isso também.

https://x.com/IDCorinthiana/status/1862835020592746930 x.com x.com x.com

Responder ao post do Carlos

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de RC Timão

    Sei que jogador precisa de ritmo de jogo, mas

    Última resposta há 3 segundos por RC Timão

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Corneta .

    É claro o problema na hora H

    Criado há 6 segundos por Corneta .

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Magno Amoreira

    Miguel Moscardo

    Última resposta há 31 segundos por Roubalheira e Trambiques

    29respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Maria Luiza Carvalho Verificado

    Como o Corinthians se sairia na Copa do Mundo?

    Última resposta há 48 segundos por Vinicius Cesar

    45respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Marcio Serrão

    Timão 1989

    Última resposta há 1 minuto por Carlos Gustavo Barbosa Bentivegna

    8respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de SUPER CORINTHIANO

    Aprende Yuri

    Última resposta há 1 minuto por Biro Biro

    15respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Bruno Vinicius

    Bora Japão

    Última resposta há 2 minutos por Zyon Domingos

    16respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de João Carlos Correia

    Mané, definitivamente, não é um "parça do Neymar"

    Última resposta há 3 minutos por Tim Brauch

    63respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Véi Mofado

    Pergunta sincera para os brasileiros que torcem pra argentina

    Última resposta há 3 minutos por Corneta .

    11respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Corinthians minha vida

    Corinthians não pode atrasar salários nessa etapa

    Última resposta há 3 minutos por Giro Kataguire

    14respostas

    acessar o tópico